Reprodução

Bastidores: sem conversa à vista, Itamaraty correu para articular carta de Bolsonaro a Biden

24.01.21 14:11

Como não havia a menor perspectiva de um contato direto entre Jair Bolsonaro e Joe Biden, nem por telefone, integrantes do Ministério das Relações Exteriores passaram a buscar alternativas para abrir um canal de diálogo entre Brasília e Washington, a despeito das diversas caneladas do presidente brasileiro no novo ocupante da Casa Branca. Foi daí que surgiu o plano de escrever uma carta.

Partiram de Nestor Forster, embaixador do Brasil na capital americana, os conselhos para que o Planalto fizesse um primeiro gesto de aproximação de com “tom positivo”. Na quarta-feira, 20, o presidente Jair Bolsonaro resolveu, finalmente, enviar a carta cumprimentando Biden pela posse. O documento – que fala em “valores compartilhados” entre Brasil e Estados Unidos e em compromissos de Bolsonaro para o combate às mudanças climáticas – foi burilado por diplomatas, sem sofrer grandes alterações por parte da assessoria internacional do Palácio do Planalto, comandada pelo olavista Filipe Martins.

O tom conciliatório da mensagem, contrariando o tratamento dispensado a Biden até então pelo governo Bolsonaro, foi comemorado por diplomatas que buscavam meios de viabilizar uma aproximação com o governo americano.

Após participar da posse de Biden (foto), Forster tem exibido otimismo em suas declarações. “A mensagem que tenho ouvido é de ênfase no valor da parceria com o Brasil e na fertilidade da cooperação bilateral”, diz o diplomata.

A embaixada  em Washington diz que vinha mantendo contatos com integrantes do partido Democrata mesmo durante a administração do ex-presidente Donald Trump.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Depois de toda a palhaçada do bozobosta, nos expondi a vergonha internacionalmente, melhor seria ter enviado sinais de fumaça!

  2. Como o macho alfa dele foi castrado e o Putin já se ligou que ele não apita nada, está procurando outro amor pra chamar de seu.

  3. A carta enviada ao governo americano foi no tom correto. Porém o estrago já está feito. Bolsonaro é um moleque. Ele acha que relações internacionais é igual disputa de criança. Passou cinco minutos de disputa, às crianças nem sabem mais o que estava em disputa. Bolsonaro é disparado o pior presidente que o Brasil já teve. Se o PT, através da corrupção sistematizada no capitalismo tupiniquim que forjou, empacou o Brasil. Bolsonaro foi mais longe com a sua loucura, involuímos em quase tudo.

    1. @Pedrinho, corrupto existe em todos os meios, precisamos é ser sempre contra No governo petralha as maiores denuncias de corrupcao náo sao ligadas ao molusco ( um ap? um sitio? Um terreno?) ou a Dilmanta (ate agora nadica de nada) mas sim ao entorno do Centrão, com maior incidencia no PP, hoje na base de apoio do capitao cloroquina. Et, quero todos corruptos na cadeia, e o capitao cloroquina pelas atitudes usando uma camisa de força

    2. Concordo Paulo. O Bozo genocida é pior por quatros feitos que nenhum outro presidente conseguiu fazer:a) facilitar a expansão do viris que matou mais de 200.000 pessoas até agora, b) afastar os investimentos estrangeiros que o Brasil tanto precisa, c) transformar a pátria amada em um pária na diplomacia internacional, d) destruir como nenhum outro os nossos ecossistemas naturais.

    3. Discordo que JB seja o pior. Admito que sua administração é cheia de contradições e sobressaltos, medíocre.

    4. Bolsoburo e um presidente medíocre, muito aquém do nosso lindo Brasil, porém no quesito corrupção os esquerdalhas sao mais aloprados .

    1. Na época do PT os grileiros invadiam terras, mas eram ilegais. O Bozo está legalizando tudo, concedendo subsidios e ainda enfraquecendo a área ambiental para que os grileiros possam invadir ainda mais terras. Leia mais para entender o que está acontecendo. Discordar apenas sem dados não é suficiente.

    2. Discordo de você José, aqui não houve distribuição de terras de grileiros que já não estavam em andamento na época do PT.

    3. Claro Laercio. Só as terras que ele deu para os grileiros possuem o valor de umas 10 lava-jatos. Bozo é muito, mais muito mais corrupto que o Lularápio.

    4. O Bozo NÃO é ladrão Maria. Só é o maior corrupto de todos os tempos.

    5. Kkkkkk. Maria bozista está entupida de drogas. Bozo é patriota? Kkkkkkk. Matou mais de 200 mil brasileiros e jogou o país na lama e e ainda chamado de patriota? Kkkkkkkk. Chama os hospício para pegar a Maria Maluca!

    6. Pior do que o do PT? Com Lula roubando adoidado e a incompetência da Dilma? Nunca antes na história desse País. O Lula era um especialista em ROUBO e a Dilma em INCOMPETÊNCIA. Bolsonaro é um PATRIOTA e não é ladrão.

  4. Se o comportamento de nosso embaixador nos EUA tiver sido esse, meus parabéns. "RUA" a esse imbecil Araújo e a quem o nomeou.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO