Crusoé
25.06.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
  • Entrevistas
  • O Caminho do Dinheiro
  • Ilha de Cultura
  • Leitura de Jogo
  • Poder
  • Colunistas
  • Assine já
    • Princípios editoriais
    • Central de ajuda ao assinante
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Política de Cookies
    • Código de conduta
    • Política de compliance
    • Baixe o APP Crusoé
E siga a Crusoé nas redes
Facebook Twitter Instagram

Saudação nazista ou juramento à bandeira?

Um vídeo gravado nesta quarta, 2, em São Miguel do Oeste, no interior de Santa Catarina, mostra manifestantes bolsonaristas cantando o hino nacional com o braço direito erguido (foto). O gesto foi interpretado como uma saudação nazista. A Confederação Israelita do Brasil, Conib, publicou uma nota dizendo que as imagens são "repugnantes e precisam ser...

Crusoe
Redação Crusoé
4 minutos de leitura 02.11.2022 16:58 comentários 10
Saudação nazista ou juramento à bandeira?
saudação bolsonaristas nazistas
  • Whastapp
  • Facebook
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

Um vídeo gravado nesta quarta, 2, em São Miguel do Oeste, no interior de Santa Catarina, mostra manifestantes bolsonaristas cantando o hino nacional com o braço direito erguido (foto).

O gesto foi interpretado como uma saudação nazista. A Confederação Israelita do Brasil, Conib, publicou uma nota dizendo que as imagens são "repugnantes e precisam ser investigadas e condenadas com veemência". Para o Instituto Brasil-Israel, o vídeo demonstra a normalização de símbolos fascistas e nazistas ao longo dos últimos anos. "Nada é por acaso. Assusta, mas não surpreende", escreveu o instituto em uma mensagem nas redes sociais. O Ministério Público de Santa Catarina vai investigar o caso.

O assunto é delicadíssimo, uma vez que o nazismo matou 5 milhões de judeus e empurrou o mundo para a Segunda Guerra. Mas é preciso evitar precipitações ao julgar as pessoas que aparecem no vídeo de São Miguel do Oeste.

Para começar, não se pode retirar o gesto do contexto. Eles estavam em uma demonstração contra a eleição de Lula. Todos os símbolos eram nacionais. Nada ali indicava uma inclinação ao nazismo, a não ser o gesto.

A complicação decorre do fato de que o gesto da mão levantada não difere daquele feito pelos nazistas de Adolf Hitler. "Se isso tivesse acontecido na Europa, daria uma encrenca tremenda. Mas não acho que eles estejam conscientemente fazendo uma saudação nazista", diz o historiador Wilson Oliveira Neto, da Universidade da Região de Joinville e que se dedica a estudar o nazismo e história militar.

https://cdn.crusoe.com.br/uploads/2022/11/SAUDAAO-NAZISTA.mp4

No passado, escolas brasileiras ensinaram seus alunos a cantar o hino com o braço levantado. Na esfera militar, existe o juramento à bandeira. No vídeo de Santa Catarina, as pessoas empunham bandeiras, mas estão posicionadas diante de um tanque de guerra. "A verdade é que não existe um protocolo para a saudação à bandeira. O que o Exército brasileiro fazia dos anos 1930 até o fim do período militar era o costume de, ao passar pela bandeira, bater continência. Do ponto de vista civil, pede-se que a pessoa fique em posição respeitosa e cante o hino", diz Oliveira Neto.

"O problema é que, em um ambiente de polarização e tensão, esse gesto que pode ser fruto de ignorância, de falta de conhecimento sobre a etiqueta de como se posicionar perante a execução do hino, pode ser tomado como uma expressão de neonazismo", diz Oliveira Neto.

A suspeita aumenta porque Santa Catarina tem de fato hospedado células neonazistas. Há duas semanas, a Polícia Civil fez uma operação que envolveu a prisão de jovens acusados de pertencer a redes nazistas no estado, com ramificações em Florianópolis, Joinville e São José. Para piorar a situação, em duas universidades de Joinville foram pichados símbolos nazistas e frases antissemitas.

"Mesmo assim, eu daria a eles o benefício da dúvida. Não vejo até o momento indícios de que exista por trás desse vídeo uma grande organização nazista com más intenções. Acho, sim, que isso é fruto de uma ignorância, a qual pode trazer consequências muito graves por remeter à memória nazista", diz o historiador. "De qualquer forma, trata-se de algo que deve ser levado a sério, mas que me parece um sintoma da ignorância política que tomou conta do país."

 

Atualização: em investigação preliminar, o Ministério Público de Santa Catarina não viu apologia ao nazismo na manifestação de São Miguel do Oeste

Diários

"Traidores da Pátria não conseguirão reescrever a história", diz Itamaraty

Redação Crusoé Visualizar

Irã propõe criação de 'Otan muçulmana'

Redação Crusoé Visualizar

Paris Filmes diz que não vai distribuir 'Dark Horse'

Redação Crusoé Visualizar

Espriella promete bombardear "todos os acampamentos narcoterroristas"

Redação Crusoé Visualizar

Janja reclama da falta de atenção da imprensa

Redação Crusoé Visualizar

Cepeda reconhece derrota para Espriella na Colômbia

Redação Crusoé Visualizar

Mais Lidas

A derrota triunfal de Trump

A derrota triunfal de Trump

Visualizar notícia
A ressaca do IPO mais esperado do ano

A ressaca do IPO mais esperado do ano

Visualizar notícia
Alemanha desiste de seus maiores navios de guerra

Alemanha desiste de seus maiores navios de guerra

Visualizar notícia
Declínio e queda do identitarismo woke

Declínio e queda do identitarismo woke

Visualizar notícia
"Eu é que fui traída", diz Soraya sobre bolsonarismo

"Eu é que fui traída", diz Soraya sobre bolsonarismo

Visualizar notícia
'Interventor do STF deve perceber como é difícil ser vidraça', diz Portinho

'Interventor do STF deve perceber como é difícil ser vidraça', diz Portinho

Visualizar notícia
Lula desistiu dos Correios para devolução de celulares

Lula desistiu dos Correios para devolução de celulares

Visualizar notícia
Master atinge governo Lula

Master atinge governo Lula

Visualizar notícia
Paz declara fim do bloqueio imposto por apoiadores de Morales

Paz declara fim do bloqueio imposto por apoiadores de Morales

Visualizar notícia
Por que o governo Lula não vai participar da audiência sobre tarifaço

Por que o governo Lula não vai participar da audiência sobre tarifaço

Visualizar notícia

Tags relacionadas

Adolf Hitler

bolsonaristas

Conib

nazismo

Santa Catarina

< Notícia Anterior

A transição de governo vai começar

02.11.2022 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
Próxima notícia >

"O eleitor não acreditou que havia opção ao populismo", diz D'Avila

03.11.2022 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar

Redação Crusoé

Suas redes

Twitter Instagram Facebook

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Sonia Escobar Ferraz Costa

2023-02-05 13:22:32

Poderiam ter colocado a mão no peito... o braço esticado não costuma ser, que eu saiba , o usual no Brasil... até , pelo menos à chegada desse presidente... que tanto mal nos causou.... à ponto de termos que colocar esse presidente que ora está no cargo!Não tivemos escolha!!! Pobre Brasil!!!


Fabio

2022-11-03 19:53:40

PQP, brasileiro adora forçar a barra para criar polêmica... Essa massa de tontos pode ser tudo, mas claramente não são n4zistas.


Mauro Santos

2022-11-03 17:47:14

Mais uma coisinha. Essa do partido Nazi ser de extrema direita não está contido na teoria dos conjuntos do que é direita. O partido Nazi (Nationalsozialist) é Nacional Socialista, só forçando a barra para o Socialismo ir para direita ou extrema direita.


Ana Lucia Dourado Quintaes

2022-11-03 17:35:17

Concordo com o historiador. Eu tb não saberia como.saudar a bandeira. É tudo muito novo já que tivemos por 16 anos só o governo do PT


José Alves De Castro

2022-11-03 14:39:53

Quando jovem eu participei da Juventude Águia Branca que era liderada por Plínio Salgado, O nosso lema era DEUS, PÁTRIA e FAMÍLIA, A saudação era ANAUÊ, com o braço na horizontal, tal como nas fotos citadas.


Mauro Santos

2022-11-03 13:40:35

Fiz juramento à Bandeira, faz meia século, está fora do esquadro, o ângulo não é esse. Dizem que "o hábito faz o monge". Faz um bom tempo que não tiram o boné para o hino Nacional, autoridades ficam desorientados quanto a posição perante a Bandeira, se à direita ou à esquerda. Tem a Bandeira de toalha de mesa, de cobertor, de capa, tem até tapete de porta de entrada. Enfim, são patriotas mal educados.


Sillvia2

2022-11-03 13:03:11

Esse vídeo deveria ser aberto.


ANTONIO

2022-11-03 12:03:56

São pessoas totalmente dominadas e manipuladas pelo psicopata genocida que está na presidência, portam a Bandeira Nacional com o lema "ordem e Progresso", no entanto, fazem o que? Desordem, desrespeito à Constituição que nos garante o direito e ir e vir, tumulto, esperando causar confusão e caos no pais para dar ao seu ídolo motivos para pedir intervenção militar.


Der Clown

2022-11-03 12:00:07

Sie sind einfach ignorant und dumm. Täusche mich, weil ich mag


Ricardo

2022-11-03 11:57:18

Duda Teixeira faz o único texto digno de leitura, da cruzoe. Enoja ler e ouvir a turma do dantas, como o próprio, o graieb e o Alexandre Soares, os centros do universo


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Sonia Escobar Ferraz Costa

2023-02-05 13:22:32

Poderiam ter colocado a mão no peito... o braço esticado não costuma ser, que eu saiba , o usual no Brasil... até , pelo menos à chegada desse presidente... que tanto mal nos causou.... à ponto de termos que colocar esse presidente que ora está no cargo!Não tivemos escolha!!! Pobre Brasil!!!


Fabio

2022-11-03 19:53:40

PQP, brasileiro adora forçar a barra para criar polêmica... Essa massa de tontos pode ser tudo, mas claramente não são n4zistas.


Mauro Santos

2022-11-03 17:47:14

Mais uma coisinha. Essa do partido Nazi ser de extrema direita não está contido na teoria dos conjuntos do que é direita. O partido Nazi (Nationalsozialist) é Nacional Socialista, só forçando a barra para o Socialismo ir para direita ou extrema direita.


Ana Lucia Dourado Quintaes

2022-11-03 17:35:17

Concordo com o historiador. Eu tb não saberia como.saudar a bandeira. É tudo muito novo já que tivemos por 16 anos só o governo do PT


José Alves De Castro

2022-11-03 14:39:53

Quando jovem eu participei da Juventude Águia Branca que era liderada por Plínio Salgado, O nosso lema era DEUS, PÁTRIA e FAMÍLIA, A saudação era ANAUÊ, com o braço na horizontal, tal como nas fotos citadas.


Mauro Santos

2022-11-03 13:40:35

Fiz juramento à Bandeira, faz meia século, está fora do esquadro, o ângulo não é esse. Dizem que "o hábito faz o monge". Faz um bom tempo que não tiram o boné para o hino Nacional, autoridades ficam desorientados quanto a posição perante a Bandeira, se à direita ou à esquerda. Tem a Bandeira de toalha de mesa, de cobertor, de capa, tem até tapete de porta de entrada. Enfim, são patriotas mal educados.


Sillvia2

2022-11-03 13:03:11

Esse vídeo deveria ser aberto.


ANTONIO

2022-11-03 12:03:56

São pessoas totalmente dominadas e manipuladas pelo psicopata genocida que está na presidência, portam a Bandeira Nacional com o lema "ordem e Progresso", no entanto, fazem o que? Desordem, desrespeito à Constituição que nos garante o direito e ir e vir, tumulto, esperando causar confusão e caos no pais para dar ao seu ídolo motivos para pedir intervenção militar.


Der Clown

2022-11-03 12:00:07

Sie sind einfach ignorant und dumm. Täusche mich, weil ich mag


Ricardo

2022-11-03 11:57:18

Duda Teixeira faz o único texto digno de leitura, da cruzoe. Enoja ler e ouvir a turma do dantas, como o próprio, o graieb e o Alexandre Soares, os centros do universo



Notícias relacionadas

"Traidores da Pátria não conseguirão reescrever a história", diz Itamaraty

"Traidores da Pátria não conseguirão reescrever a história", diz Itamaraty

Redação Crusoé
24.06.2026 19:17 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Irã propõe criação de 'Otan muçulmana'

Irã propõe criação de 'Otan muçulmana'

Redação Crusoé
24.06.2026 16:15 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Paris Filmes diz que não vai distribuir 'Dark Horse'

Paris Filmes diz que não vai distribuir 'Dark Horse'

Redação Crusoé
24.06.2026 15:44 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Espriella promete bombardear "todos os acampamentos narcoterroristas"

Espriella promete bombardear "todos os acampamentos narcoterroristas"

Redação Crusoé
24.06.2026 14:59 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Crusoé
o antagonista
Facebook Twitter Instagram

Acervo Edição diária Edição Semanal

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41
Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Acervo Edição diária

Edição Semanal

Facebook Twitter Instagram

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

Crusoé, 2026,
Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso