Reprodução/YouTube e Reprodução/Twitter

Saiu a primeira pesquisa sobre o 2º turno na Argentina

25.10.23 19:49

A primeira pesquisa para o segundo turno da eleição presidencial na Argentina, divulgada nesta quarta-feira, 25, mostra que Javier Milei (à esq. na foto) e Sergio Massa (à dir. na foto) estão empatados dentro da margem de erro. De acordo com a CB consultoria, o economista libertário tem leve vantagem númerica, com 50,7% dos votos válidos, contra 49,3% do ministro peronista.

Segundo o Estadão, o cenário para a segunda etapa da votação, que ocorre em 19 de novembro, é imprevisível: Massa tem conseguido manter unificado o voto do peronismo, mas é mais rejeitado do que Milei, que recebeu nesta quarta o apoio da terceira colocada no primeiro turno, a ex-ministra Patricia Bullrich.

O diretor da empresa responsável pela pesquisa, Cristian Buttié, disse ao jornal paulistano que o cenário “é de extrema paridade. Há um empate técnico com possibilidade para ambos”. E acrescentou: “Temos um terço da Argentina que terá que decidir. Primeiro, se vai votar [o voto não é obrigatório]. Segundo, se vota em branco. Terceiro, se elege o candidato que considera o mal menor”.

Buttié afirmou ainda que “metade da Argentina vai votar pelo cansaço, pela rejeição ao governo Alberto Fernández e a Massa como ministro da Economia. Outra metade vai votar com medo, vai escolher Massa como mal menor”.

O levantamento da CB Consultoria ouviu 1.715 pessoas entre os dias 23 e 24 de outubro, logo depois do primeiro turno. Sua margem de erro é de dois pontos.

 

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Choro por ti e por mim, ARGENTINA. Q ekarma horroroso esse das 3 Américas.... delas são todos bons povos, todos falam 1 só idioma em seus países, são caldeirões étnicos-culturais, são gente de paz, são na maioria jovens países no sentido de ocidentalidade, são ricas de recursos naturais e culturais mas, apesar de tão privilegiadas, são em constância majoritariamente desgovernadas pelas excrescências da subespécie, pelo que há de pior e tresloucado em matéria de "representantes", c/ raríssimas...

    1. (corretor...) ....que de diversas maneiras sangram também...

    2. ....e fortuitas exceções. São 3 continentes de fato com "as veias abertas", hemorrágicas, que sangram em suas riquezas sem que benefeciem na integralidades seus povos que diversas maneiras sangram também.

Mais notícias
Assine agora
TOPO