UN Human Rights

Repressão a protestos no Irã deixa mais de 100 mortos

19.11.19 16:34

A Anistia Internacional afirmou nesta terça-feira, 19, que 106 pessoas foram mortas em 21 cidades do Irã durante a repressão aos protestos que começaram na sexta-feira, 15.

A Anistia estima que o número real de mortos pode passar de 200, uma vez que as forças de segurança usaram munição de verdade contra os manifestantes. Franco-atiradores dispararam do topo de edifícios e de um helicóptero.

Os protestos tiveram início após o anúncio de um aumento no preço da gasolina na sexta-feira, 15, e rapidamente evoluíram para pedir o fim da Revolução Islâmica e a morte do líder supremo, Ali Khamenei.

“As autoridades do governo, incluindo o líder supremo, Ali Khamenei, deram declarações descrevendo os manifestantes como vilões e deram sinal verde para as forças de segurança os esmagarem”, escreveu a Anistia.

Centenas de manifestantes bloquearam ruas e estradas, parando seus carros no meio do tráfego (foto). Vídeos mostram policiais quebrando as janelas dos carros com pessoas dentro dos veículos.

“Várias testemunhas oculares disseram que as forças de segurança estão levando embora os corpos e os feridos de estradas e hospitais. Em um padrão consistente com práticas anteriores, as forças de inteligência e de segurança têm se recusado a devolver os corpos de muitas das vítimas a suas famílias ou forçaram as famílias a enterrar seus entes queridos de maneira apressada e sem uma autópsia independente para estabelecer as causas e as circunstâncias das mortes. Isso é contrário ao direito e às normas internacionais”, diz o comunicado.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Assim caem os regimes- por um motivo singelo, desencadeiam uma revolução. Esperemos que dessa vez tome proporção suficiente para derrubar o regime despótico do Irã.

  2. No Irã, onde as forças repressoras do governo MATAM, o povo está na rua protestando. Aqui somos saqueados em dia claro pelas excelências e seguimos na boiada... cada um sabe do seu...

  3. Cada um com a sua luta, uns lutando contra a tirania enquanto outros lutam contra a corrupção impulsionada durante a era petista.

  4. Toda forca ao povo do Irã. A Anistia Internacional ja marcou uma agenda com o Ali Kamenei pra reclamar do vandalismo. A reuniao sera em 27.11, so'nao definiu ainda o ano e quem vai acontecer.

Mais notícias
Assine agora
TOPO