Para representante da OMS no Brasil, grupos antivacinas serão desafio para imunização contra Covid-19
A representante da Organização Mundial da Saúde no Brasil, Socorro Gross Galiano (foto), afirmou nesta quarta-feira, 2, que a atuação dos grupos antivacinas está entre os principais desafios para a futura imunização contra o novo coronavírus. "Existem desafios importantes quando falamos de uma nova vacina. Existem desafios regulatórios, de planificação, de insumos, de aceitação da...
A representante da Organização Mundial da Saúde no Brasil, Socorro Gross Galiano (foto), afirmou nesta quarta-feira, 2, que a atuação dos grupos antivacinas está entre os principais desafios para a futura imunização contra o novo coronavírus.
"Existem desafios importantes quando falamos de uma nova vacina. Existem desafios regulatórios, de planificação, de insumos, de aceitação da população, especialmente quando temos grupos antivacinas, que, com fake news, entorpecem a credibilidade que as vacinas têm para as nossas comunidades", avaliou, em evento promovido pela Secretaria de Relações Internacionais da Câmara.
A fala ocorre um dia após a Secretaria de Comunicação da Presidência reproduzir, nas redes sociais, uma fala de Jair Bolsonaro, que assegurou a uma apoiadora que ninguém será obrigado a se imunizar. Na publicação, a pasta diz que “o governo do Brasil preza pela liberdade dos brasileiros”.
A publicação do Planalto ignorou a própria lei 13.979/2020, que trata das medidas para enfrentamento da pandemia. O texto, sancionado por Jair Bolsonaro, diz que o governo poderá adotar, de forma compulsória, a vacinação e outras medidas profiláticas relacionadas ao coronavírus.
Para Socorro, neste momento, os parlamentos de todos os países devem agir para fortalecer o programa de imunização. "Deixamos as portas do nosso escritório no Brasil, dos nossos escritórios regionais e mundiais, à disposição da Câmara dos Deputados, para trabalharmos juntos, traçarmos estratégias, especialmente em relação ao acesso que nossa população precisará ter às vacinas", completou.
De acordo com a médica, das 176 vacinas em desenvolvimento contra o vírus registradas pela OMS até 28 de agosto, oito estão em fase clínica 3, quando testes são realizados em humanos. Gross disse esperar que até 2021 haja algum imunizante disponível no mercado. "A OPAS/OMS precisam do Brasil para trabalhar no acesso universal a vacinas de qualidade, a preços justos e com oportunidade".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
César
2020-09-03 21:46:34O que a OMS diz para mim é lixo, essa senhora deveria se envergonhar de pertencer a essa OMS “Organização Mortuária Socialista” Comunistas disfarçados de bons meninos...
Roberto C. S.
2020-09-03 15:21:08Vou dizer a essa mulher que vou me vacinar, mas só com a vacina inglesa...
PAULO
2020-09-03 11:29:14Não tomo vacina chinesa nem que me paguem!
José
2020-09-03 07:57:30O problema maior quem causou foi a própria OMS que, subserviente à China, ajudou a camuflar a pandemia. A confiança inabalável das pessoas nesta organização tão importante diminuiu muito. Seria uma boa ideia o Thedros renunciar para restaurar a confiança da OMS. Se a vacina for comprovadamente segura eu tomo de boa, mas quem vai dar o aval ?
Lídia
2020-09-03 07:03:52Ele não vai obrigar. Certíssimo. No texto da lei, diz, PODERA , vamos aprender a ler.
Lucia
2020-09-02 22:40:01Ninguém é contra a vacina!! O que a gente não quer é tomar qualquer vacina!! Tomar uma porcaria qualquer importada da China ou da Russia, servir de cobaia para governos autoritários e corruptos, posar de otários para agradar a OMS, uma organização que já deu provas de sua incompetência e patrulhamento ideológico! Eu não vou ajudar organismos internacionais e suas ideias mirabolantes “para inglês ver”! Ou tomo uma vacina produzida honestamente ou não tomo nada! Basta de picaretagem com a saúde!
João
2020-09-02 22:04:35Se for obrigado, não tomo, mesmo que queira. :)
MARIO
2020-09-02 19:59:13Quem será idiota para não tomar a vacina?? Só se for bozo mesmo!
MARIA
2020-09-02 19:10:53A mim não preocupa nem os "antivacina" nem o Presidente. Somos um povo que não nos deixamos levar por modismos, muito menos pela opinião de autoridades.
PAULO
2020-09-02 18:59:17Vacina chinesa eu não tomo nem que me paguem!