Jefferson Rudy/Agência Senado

Renan quer acesso a sindicância que mira auditor bolsonarista em tempo real

17.06.21 16:02

O relator da CPI da Covid, Renan Calheiros (foto), quer ter acesso, em tempo real, ao material produzido pela sindicância aberta pelo Tribunal de Contas da União para apurar eventual inadequação de conduta funcional de Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques. O requerimento ainda precisa ser chancelado pelo plenário da comissão para ter validade.

Conforme revelou Crusoé, foi o servidor quem inseriu no sistema da corte de contas um documento apócrifo intitulado “Da possível supernotificação de óbitos causados por Covid”, posteriormente usado pelo presidente Jair Bolsonaro para minimizar a pandemia durante conversa com apoiadores.

O pleito objeto deste requerimento é essencial para que esta CPI tenha acesso e possa acompanhar, em tempo real, o desenrolar da investigação administrativa e avaliar se, ocasionalmente, deve-se aproveitar a instrução probatória em favor desta comissão“, escreveu o emedebista.

Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques prestaria depoimento à CPI nesta quinta-feira, 17. Embora o servidor tenha comparecido à comissão, a inquirição não pôde ocorrer devido ao início da sessão do Senado para a votação da medida provisória da privatização da Eletrobras. De acordo com o regimento interno, quando há votação no plenário, não é permitido dar continuidade aos trabalhos nos colegiados.

Ministros do TCU haviam aconselhado senadores a adiarem a oitiva. Eles sugeriram que os parlamentares aguardassem o desenrolar de apurações internas para usarem os dados em questionamentos da CPI.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. RENAN , Aziz e Cia deviam estar presos, mas como não se sabe o porquê, o STF está com hiperfoco em seus próprios inimigos políticos ! E desde sempre RENAN é apaniguado do STF e o ladrao amazonense está indo no vácuo! Eu quero saber aonde foi parar os bilhões de reais distribuídos aos Estados p estruturarem localmente o atendimento aos pacientes da covid ! Por que ficaram sem atendimento , se tinha dinheiro federal destinado a isso? Por que mataram 490 mil pessoas? Os ratos comeram o dinheiro!

  2. Boa ideia. Precisamos colocar o auditor mentiroso na cadeia o mais rápido possível para servir de exemplo aos bozistas covardes.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO