Jefferson Rudy/Agência Senado

Renan quer acesso a sindicância que mira auditor bolsonarista em tempo real

17.06.21 16:02

O relator da CPI da Covid, Renan Calheiros (foto), quer ter acesso, em tempo real, ao material produzido pela sindicância aberta pelo Tribunal de Contas da União para apurar eventual inadequação de conduta funcional de Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques. O requerimento ainda precisa ser chancelado pelo plenário da comissão para ter validade.

Conforme revelou Crusoé, foi o servidor quem inseriu no sistema da corte de contas um documento apócrifo intitulado “Da possível supernotificação de óbitos causados por Covid”, posteriormente usado pelo presidente Jair Bolsonaro para minimizar a pandemia durante conversa com apoiadores.

O pleito objeto deste requerimento é essencial para que esta CPI tenha acesso e possa acompanhar, em tempo real, o desenrolar da investigação administrativa e avaliar se, ocasionalmente, deve-se aproveitar a instrução probatória em favor desta comissão“, escreveu o emedebista.

Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques prestaria depoimento à CPI nesta quinta-feira, 17. Embora o servidor tenha comparecido à comissão, a inquirição não pôde ocorrer devido ao início da sessão do Senado para a votação da medida provisória da privatização da Eletrobras. De acordo com o regimento interno, quando há votação no plenário, não é permitido dar continuidade aos trabalhos nos colegiados.

Ministros do TCU haviam aconselhado senadores a adiarem a oitiva. Eles sugeriram que os parlamentares aguardassem o desenrolar de apurações internas para usarem os dados em questionamentos da CPI.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO