Jefferson Rudy/Agência Senado

Renan diz que Bolsonaro é ‘o principal responsável’ por equívocos no combate à Covid

19.10.21 10:37

O relatório preliminar elaborado pelo senador Renan Calheiros, relator da CPI da Covid, aponta o presidente Jair Bolsonaro como o “principal responsável” pelos erros do governo federal no combate à pandemia. O documento foi entregue aos integrantes da comissão parlamentar de inquérito, mas ainda gera divergência entre os senadores. Por isso, a leitura do relatório, inicialmente prevista para esta terça-feira, 19, foi adiada para a semana que vem.

No relatório, Renan Calheiros afirma que, “ao adotar e insistir no tratamento precoce como praticamente a única política de governo para o combate à pandemia, Jair Bolsonaro colaborou fortemente para a propagação da Covid-19 em território brasileiro e, assim, mostrou-se o responsável principal pelos erros cometidos pelo governo federal durante a pandemia da Covid-19”. Os detalhes do relatório, que tem 1.179 páginas, foram divulgados pelo site O Antagonista.

A defesa da imunidade de rebanho também é mencionada pelo relator da CPI da Covid. Para o senador alagoano, o presidente da República “tinha interesse em encorajar os brasileiros a se expor ao contágio sem proteção, para que pudessem ser infectados pelo vírus sem maiores dificuldades ou barreiras”.

A disseminação de notícias falsas pelo chefe do Palácio do Planalto e por seus aliados também contribuiu, segundo o relator da CPI da Covid, para os equívocos no combate à pandemia. Jair Bolsonaro usou discursos e postagens em redes sociais para divulgar fake news relacionadas à Covid.

Renan Calheiros garante que “a propagação de informação falsa e os ataques às instituições não se limitam à opinião pessoal de Jair Bolsonaro. Ao assumir a Presidência da República, ele assume as responsabilidades e competência do cargo em que ocupa, de forma que suas declarações têm a natureza de decisões oficiais, que influenciam fortemente à população. Desta maneira, conclui-se que o presidente foi ator relevante na propagação de comunicação falsa em massa no que se refere à pandemia de Covid-19.”

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine 50% off
TOPO