Renan diz que Bolsonaro é ‘o principal responsável’ por equívocos no combate à Covid
O relatório preliminar elaborado pelo senador Renan Calheiros, relator da CPI da Covid, aponta o presidente Jair Bolsonaro como o “principal responsável” pelos erros do governo federal no combate à pandemia. O documento foi entregue aos integrantes da comissão parlamentar de inquérito, mas ainda gera divergência entre os senadores. Por isso, a leitura do relatório,...
O relatório preliminar elaborado pelo senador Renan Calheiros, relator da CPI da Covid, aponta o presidente Jair Bolsonaro como o “principal responsável” pelos erros do governo federal no combate à pandemia. O documento foi entregue aos integrantes da comissão parlamentar de inquérito, mas ainda gera divergência entre os senadores. Por isso, a leitura do relatório, inicialmente prevista para esta terça-feira, 19, foi adiada para a semana que vem.
No relatório, Renan Calheiros afirma que, “ao adotar e insistir no tratamento precoce como praticamente a única política de governo para o combate à pandemia, Jair Bolsonaro colaborou fortemente para a propagação da Covid-19 em território brasileiro e, assim, mostrou-se o responsável principal pelos erros cometidos pelo governo federal durante a pandemia da Covid-19”. Os detalhes do relatório, que tem 1.179 páginas, foram divulgados pelo site O Antagonista.
A defesa da imunidade de rebanho também é mencionada pelo relator da CPI da Covid. Para o senador alagoano, o presidente da República “tinha interesse em encorajar os brasileiros a se expor ao contágio sem proteção, para que pudessem ser infectados pelo vírus sem maiores dificuldades ou barreiras”.
A disseminação de notícias falsas pelo chefe do Palácio do Planalto e por seus aliados também contribuiu, segundo o relator da CPI da Covid, para os equívocos no combate à pandemia. Jair Bolsonaro usou discursos e postagens em redes sociais para divulgar fake news relacionadas à Covid.
Renan Calheiros garante que "a propagação de informação falsa e os ataques às instituições não se limitam à opinião pessoal de Jair Bolsonaro. Ao assumir a Presidência da República, ele assume as responsabilidades e competência do cargo em que ocupa, de forma que suas declarações têm a natureza de decisões oficiais, que influenciam fortemente à população. Desta maneira, conclui-se que o presidente foi ator relevante na propagação de comunicação falsa em massa no que se refere à pandemia de Covid-19.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Carlos
2021-10-19 13:11:39Esse relator de araque não pode indiciar ninguém, muito menos o Presidente da República.
João
2021-10-19 11:55:47Bolsonaro deve “morrer de medo “ do boçal das Alagoas….
Marcello
2021-10-19 11:49:43Elementar!