Leopoldo Silva/Agência Senado

Recursos do Fundeb são usados para compra de carros de luxo e para pagar honorários advocatícios

27.12.20 18:27

O Tribunal de Contas da União descobriu que administradores que receberam dinheiro do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica, o Fundeb, para aplicar na Educação acabaram desviando os valores para outras finalidades. Entre elas, o pagamento de honorários advocatícios e até compras de carros de luxo.

Ao menos 609 milhões de reais foram desviados, segundo o TCU. Só para pagar honorários de advogados, os gestores municipais gastaram 332 milhões de reais dos recursos que eram para ser destinados à Educação.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. É isso. Infelizmente o Brasil nunca vai ser um país com justiça social autêntica e que promova o desenvolvimento abrangente de sua população. Ladrões blindados por toda parte.

    1. O TCU não é tribunal. É apenas um órgão auxiliar do legislativo, lembra? A constatação de má aplicação de dinheiro público, no máximo gerará uma sindicância e fim.A PF tem que ser acionada, pois é um crime nojento contra os pagadores de impostos e os brasileiros em geral.

  2. E daí? Eles sabem que podem roubar sossegadamente porque estão livres de qualquer ameaça de devolução ou cadeia. Ah! Imagina gastar a "bolada"em Educação? Eu hein! Que ideia de jerico! Aliás, o que eles mais gostam de ver multiplicado são "os jericos"! "Um povo inteiro jerico! Que maravilha"!

  3. Durante a votação do FUNDEB, Diretores de Escolas, professores, e OUTROS artistas foram às ruas bradando: "O dinheiro do FUNDEB é para nossas criancinhas!" Sei...aumentar a contribuição do Governo Federal, dos atuais 10% para 23% em plena pandemia quando NÃO se sabe ao menos QUANDO as aulas retornarão... imagina o riso desse povo quando aprovaram essa excrescência. Tadinho dos professores: recebem restituição do IRPF junto com idosos, compra carro novo com IPI zero (mesmo q deficientesfísicos)

  4. Esse país é uma verdadeira e eterna desgraça, graças a seus políticos ladrões e muito mais, graças a passividade de seu povo. A conivência com poderosos e a síndrome de vira latas que nos abala. Manifestações somente sentados a bunda em suas casas e blasfemando pelas redes sociais. Bandidada de gravata deita e rola.

  5. Infelizmente este é o país da impunidade. Aqui o crime compensa. Tive esperança quando o traíra do Bolsonaro foi eleito. Grande decepção.

  6. A educação cada vez pior, mas o dinheiro desviado não será devolvido, infelizmente, como sempre o gestor público nunca devolve o dinheiro, a cadeia não resolve, bom seria a devolução do dinheiro sequestrando os bens do larápio, dessa forma os bandidos de colarinho branco pensaria duas vezes, antes de roubar.

  7. Esse país não é não pode ser levado a sério. A corrupção é endêmica , afetando todas as camadas do nosso povo. Triste, muito triste

    1. Verdade Bocca, verdade. Para o Bozo, educação é um gasto supérfluo!

  8. Daí a euforia dos presidentes da Câmara e Senado ao ampliar os recursos repassados ao Fundeb pelo Governo Federal; mais $ disponíveis para a roubalheira patrocinada pelas duas casas.

  9. E não acontece nada aos gestoresc? Gasta o dinheiro desviando para os mesmos , fazendo o que já ocorre normalmente , banca de advogados . Levante quais advogados ....

    1. Infelizmente nada se pode fazer. TCU descobre. PF investiga. MPF oferece denúncia. Algum juiz também herói aceita denúncia. Gilmal, Kassius Kkk, Levandólares, Narco Aurélio, Arrotandre de Moraes ou qualquer outro do STJ suspende ou anula tudo. Todo mundo solto, obá! E viva o Brasil da lama!

  10. Nossa !!! Nem a vacina do covid foi tão importante Qto a descoberta q os políticos roubam da Saúde Educação e de td e tds. Parabéns !!!

  11. Uma administração pública que desvia verba da educação e da saúde é a mesma que coaduna com a aprovação pluripartidária de um fundo partidário de bilhões, enquanto as pessoas passam fome desempregadas, morrem às portas de hospitais e cresce o analfabetismo. Mas está ok. Os políticos vão bem, obrigada, carros novos, salão de beleza com esteticista, restaurantes padrão internacional, dentistas e médicos com tecnologia de ponta... tudo de modo republicano, e podem aumentar o seu próprio salário!!

  12. Por Lei, 60% dos recursos do FUNDEB são para pagar os professores e os 40% restantes a pessoal de apoio, aí sim, uma janela escancarada aos bandidos de sempre.

  13. E aí? Vai ficar por isso mesmo? Não acontece nada? Roubam, roubam desviando...E daí? Grandes coisas! Parece até que nunca viu ladrão fazer isso! Eu hein!

  14. Pode isso,Arnaldo? Dinheiro da educação pagar advogado? TCU pode liberar essa verba pra comprar carro de luxo tb? esses carros de luxo são para professores ou alunos?

    1. A qualidade de um Estado depende da qualidade do povo,assim... o povo brasileiro tem muito a se requalificar!!

Mais notícias
Assine agora
TOPO