Questionada pelo MPF, regulamentação do Fundeb será votada no Senado
Às vésperas do recesso e sem confirmação de que haverá convocação em janeiro, os senadores vão se reunir nesta terça-feira para votar uma extensa pauta de projetos. Entre eles está a proposta que regulamenta o repasse de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, o...
Às vésperas do recesso e sem confirmação de que haverá convocação em janeiro, os senadores vão se reunir nesta terça-feira para votar uma extensa pauta de projetos. Entre eles está a proposta que regulamenta o repasse de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, o Fundeb.
O Ministério Público Federal enviou ao Congresso uma nota técnica em que aponta vários pontos inconstitucionais no texto. Um dos principais questionamentos é com relação ao repasse de recursos do Fundeb para instituições de ensino privadas e religiosas.
Segundo o MPF, esses dispositivos “violam a Constituição e criam precedente para a precarização do ensino público no país”. O projeto foi aprovado pela Câmara dos Deputados na última quinta-feira.
A Campanha Nacional pelo Direito à Educação, entidade com mais de duas décadas de atuação, mobilizou mais de 90 entidades contra o projeto de lei e pressionou os parlamentares a votarem contra a proposta. “As entidades fazem um apelo para que o Senado Federal devolva o recurso público para a escola pública no Fundeb”.
Pelas redes sociais, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, defendeu a votação. “Hoje, o Senado Federal tem a oportunidade de regulamentar a continuidade do Fundeb, principal fonte de financiamento da educação básica do país. Esses recursos garantirão o investimento necessário na educação pública, condição fundamental para o nosso desenvolvimento”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
LUIZ
2020-12-16 19:21:23PT= PONTO. SEM INVENÇÃO
LUIZ
2020-12-16 19:20:17A educação básica é o único caminho válido para reduzir a desigualdade social. USAR O FUNDEB SÓÓÓ PARA A EDUCAÇÃO PÚBLICA E PT
Orchidea
2020-12-15 15:50:03Não tem que se mexer em um projeto que valoriza o ensino público e seus profissionais. Agora, dividir esses recursos com o ensino privado e religioso é retrocesso . As Igrejas já são livres de impostos e ainda querem abocanhar o dinheiro dos nossos impostos? Francamente! Só esse parlamento que ai está , concorda com esse absurdo .
Neusa
2020-12-15 14:04:46Espero que os senadores tenham piedade e façam justiça em prol do já tão combalido ensino público! Desviar , roubar dinheiro do Fundeb é imperdoável!!!
Sônia
2020-12-15 13:24:20Senado sob gestão de Alcolumbre o engavetador e os picaretas ,SÓ SE MEXEM EM BENEFÍCIO PRÓPRIO .VAMOS VER O PRÓXIMO 🐀que vão escolher .SENADORES FICHA LIMPA E CORRETOS SAO DESCARTdos da presidência pelos corruptos