Foto: Gustavo Lima / STJ

Quem é Humberto Martins, ministro que substitui Noronha na presidência do STJ

27.08.20 13:21

O ministro do Superior Tribunal de Justiça Humberto Martins tomará posse nesta quinta-feira, 27, como presidente da corte. Ele vai substituir João Otávio Noronha, que deixa o cargo em meio a desgastes gerados pela decisão que soltou Fabrício Queiroz e sua mulher, Márcia Aguiar.

Integrante do STJ há 14 anos, Martins é alagoano e foi advogado durante duas décadas, antes de ser indicado desembargador do Tribunal de Justiça do estado. Com as bençãos do amigo e senador Renan Calheiros, chegou ao STJ no primeiro governo de Lula.

Assim como Noronha, seu antecessor no comando da corte, Humberto Martins também é pai de um jovem advogado que atua no Superior Tribunal de Justiça – Eduardo Martins é sócio de um escritório no Lago Sul, bairro nobre da capital.

O novo presidente do STJ atuou como presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas por dois mandatos. Também foi professor da Universidade Federal de Alagoas, procurador do estado e, no início da carreira, trabalhou como promotor de Justiça em uma comarca do interior.

Desde que foi nomeado para o STJ, Humberto Martins atuou na Segunda Turma e na Primeira Seção – colegiados especializados em direito público. Atualmente, é membro da Corte Especial.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
    1. Eu também ! Renan é padrinho de outros mafiosos! Gente Boa Kkkkk! maria elisa

    1. Alisson, você resumiu tudo o que pensei ao ler a reportagem!

  1. Maldita seja o quinto constitucional. O sujeito é escolhido apenas por ser amigo do rei. Politica e justiça deveria ser como óleo e água, não se misturar nunca.

  2. Pq não se faz eleição para esses cargos do judiciário? Pq tem que ser por indicação ? Temos tantos exemplos ruins, todo indicado vai defender os interesses de quem o indicou, isso é óbvio. Sendo indicação do sen Renan Calheiros não merece meu respeito.

  3. se algum dia eu for indicado pelo Renan Calheiros ou elogiado, podem me prender, investigar minhas contas pq eu vou ser um vagabundo

    1. Mais do mesmo no pé de laranja podre. Se não me engano já existem podres de trafico de influencia dele com seu filho. Novamente volto a bater na tecla do cancro nefasto que são as indicações políticas para as comarcas jurídicas.

Mais notícias
Assine agora
TOPO