Jefferson Rudy/Agência Senado

Após decisão de Gilmar, Serra tem acesso a seis investigações sigilosas da Lava Jato que estavam em andamento

27.08.20 12:22

Ao suspender uma ação penal contra o senador José Serra (foto) e Verônica Allende Serra, filha do parlamentar, por lavagem de dinheiro, a decisão do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, permitiu que a defesa do tucano tivesse “acesso pleno” a seis investigações da força-tarefa da Lava Jato de São Paulo que estavam em andamento. O caso foi revelado por Crusoé.

Com a medida, os advogados de Serra poderão acessar todo o material obtido pelos procuradores do Ministério Público Federal com as quebras dos sigilos fiscal, bancário e telemático do tucano e de Verônica Serra, enquanto as investigações ficam paralisadas por ordem de Gilmar.

O material era mantido sob sigilo pela força-tarefa para não frustrar as investigações dos supostos crimes praticados pelo tucano desde 2006, quando ele se elegeu governador de São Paulo. Só na ação penal suspensa por Gilmar, Serra é acusado de lavar dinheiro de propina paga pela Odebrecht por meio de uma conta controlada pela filha dele na Suíça. Segundo o MPF, foram 4,5 milhões de reais, entre 2006 e 2007. Ambos negam as acusações.

Em despacho publicado nesta quinta-feira, 27, o juiz federal Rodrigo Boaventura Martins, substituto da 6ª Vara Criminal de São Paulo, elencou todos os processos que serão abertos para a defesa de Serra. Cinco já tramitam na Justiça Federal e um ainda está em fase de diligências com a força-tarefa da Lava Jato. A maioria envolve repasses ilícitos que teriam sido feitos ao tucano por empreiteiras contratadas pelos governos do PSDB em São Paulo.

Na decisão, o juiz federal destacou o cumprimento da ordem proferida por Gilmar Mendes no dia 20 de agosto, para dar “acesso imediato” ao senador tucano a “tudo o que contra ele houver”. A decisão de Gilmar amplia o alcance da liminar concedida pelo presidente do Supremo, Dias Toffoli, no dia 29 de julho, durante o plantão judiciário.

Na ocasião, Toffoli determinou a suspensão de duas investigações sobre Serra conduzidas pelo Ministério Público Federal e pela Polícia Federal, que resultaram em mandados de busca e apreensão no gabinete e no imóvel funcional do tucano em Brasília.

Embora as investigações estejam relacionados a pagamentos ocorridos no período entre 2006 e 2014, antes de Serra se eleger senador, Toffoli afirmou que as buscas poderiam resultar na apreensão de documentos relacionados ao mandato parlamentar, o que só poderia ocorrer mediante autorização do Supremo por causa do foro privilegiado.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O PSDB e os PSDBISTAS sempre acabam se safando das investigações de suas falcatruas, Umas prescrevem, por ação do tempo, assim foi com FHC e tb vários outros. Moro nunca conseguiu explicar porque focou nas empreiteiras, mas deixou de lado os bancos, os conglomerados de comunicação.

  2. Em qualquer país um pouco menos bizarro que o nosso, até no Paraguai, o diabólico Gilmar Mendes, além do impeachment , estaria preso com certeza !

  3. Para que serve sigilo? Gasta-se um dinheirão com investigações, para nada. Quem tem dinheiro para pagar advogados enrola até conseguir a prescrição e aí todo dinheiro gasto virá pó, uma inutilidade completa. É doido morar em país atrasado e injusto.

  4. Votei neste vampiro achando que era gente séria. Outro pilantra. Que vá para o inferno este maldito com toda a corja do psdb, pt , pp e outros putos

  5. Não dá... Que sinistro este ministro GM, o cara é muito deslavado e cara de pau, só dá chance aos inimigos do povo, só ajuda e favorece criminosos.... Aí fica difícil para nós brasileiros honestos, é de doer o coração, este cara tem que sair do stf a pontapés

    1. Aquela boca mole de chupar #@**&, além de perdigotos nojentos, dissemina a desesperança em nosso país.

  6. Todos paises de Primeiro Mundo foram formados através das lutas dos cidadãos e lutas pelos direitos civis. O Brasil precisa extirpar essas pessoas q ocupam funções, para as quais, ñ possuem valores morais, caráter e muito menos sabedoria e integridade.

    1. Não basta querer extirpá-las, temos que promover a reengenharia da maneira pela qual elas são colocadas onde estão, pois no sistema que vivemos os partidos políticos são senhores dos feudos aqui ainda existentes e, fazem o que bem entendem sob os escudos das leis que eles mesmos produzem sob alegação de que representam o povo é que todo o poder emana do povo, sob total administração de alguns poucos grupos que só digladiam para shows para platéias que se sentem protegidas, só sentem, pois sabem

  7. Que se dê, por lei, salvo conduto aos políticos para cometerem todos os tipos de crime, desta forma se economizaria tempo e poderíamos volver ao tratamento dos problemas do país...

    1. Pois aqui se vê absurdos sobre absurdos e, este seria um dos tantos absurdos, pois políticos, aqui, tudo pode, só falta uma lei disciplinar indigitado absurdo, dentre tantos...

    2. Eles já têm, mas brasileiro gosta de levar vantagem em tudo.

    1. Oremos nao, temos que ir para as ruas, vejam o exemplo de Santo Antonio da Platina onde o povo "obrigou" a prefeito e vereadores a cancelar o aumento de salario (quadruplicar) e ainda forcou a reduzir o salario atual (caso de 2017), nao podemos aceitar mais este tipo de situacao !

  8. Enquanto a sociedade (tds nós) não nos organizarmos para cobrarmos efetivamente infelizmente nada muda e não concordo mais com a culpa é dos políticos. Infelizmente essa culpa é nossa. Somos pouco patriotas e sempre projetamos em outros o ato de fazer. Ou a sociedade se organiza definitivamente como terceiro poder ou vamos continuar vendo calado o ladrões mais protegidos do mundo roubando e sorrindo para a gente. Infelizmente o ponto que o Brasil está é de se perder as esperanças

    1. João, concordo sem tirar uma vírgula, faço minhas,as tuas palavras,o brasileiro já passou de pacífico, somos uns bundas moles!!!

    1. Bundas Moles são os que usufruem a zona de conforto e não honram os culhões-roxos de 1964.

  9. Deixei de assistir jornal na tv, seleciono as informações que leio, mas cada vez mais sinto um desesperança generalizada. Essa classe política e esse judiciário são os responsáveis pelo nosso subdesenvolvimento eterno.

  10. É PGR alinhado a Bolsonaro, é STF alinhado ao PSDB e ao PT. Quando vamos ter algum poder alinhado ao povo? Por teoria deveria ser o Congresso, porém....ah, porém há um caso diferente ....era dia de carnaval (todo dia é)!

  11. Com esse stf, que livra todos os corruptos da cadeia, nosso país está fadado a ser uma eterna promessa. Nunca avançaremos pra um país desenvolvido, graças a decisões como essa que passam a percepção que é bobagem ser honesto e correto. O que faz um país grande é a sensação de justiça de seu povo. Quando isso inexiste, resta apenas a desesperança. Cheguei a pensar que veria o Brasil grande, mas minha geração não terá mais essa oportunidade. ps. tenho 49 anos.

  12. O Gilmar vai construindo sua imunidade no Senado. Quem sabe faz a hora, nem que seja a hora da vergonha. Às custas de todos nós. Isso sim é suspeição explicita.

  13. Não tem jeito mesmo. Nas próximas eleições o povo elege as mesmas porcarias. E essas porcarias colocam no stf, pessoas para protegê-los.

  14. São por decisões como essa de paralisar esses processos que o stf está em colisão com o crescimento do país. Se o processo chegar ao stf eles engavetam tudo, como os processos do renan de do jucá.

  15. Libertar todo mundo já é escandaloso e reprovável, mas impedir até investigações chega a ser um insulto aos brasileiros decentes. Deus nos livre dessa gente e desse destino terrível.

  16. Gente fina e psdbista, só não gostei ele ser contra o tribunal sem aumento de despesas que Minas vai ganhar. Sabe como é; um auxilio paletó aqui, um auxilio pra faculdade do filho idoso alí, um auxilio aluguer acolá,,e o Gilmar ainda é contra?

  17. como disse um leitor corrupção não é exclusivo do Brasil, IMPUNIDADE sim não tem mais jeito Brasil, republiqueta viva a corrupção

  18. Muito bem sr ministro. Agora perdeu a vergonha de vez. A sociedade brasileira está entre os bandidos comuns, assaltantes, estupradores, traficantes, etc e do outro lado os bandidos de colarinho branco protegidos pelo STF, pelo foro privilegiado.

  19. criminosos agem assim, ja deveriam seguir direto para o cumprimento da pena. vergonhoso ver investigacoes paralisadas enquanto os criminosos ganham tempo para encobrir ainda mais seus rastros. Surreal

    1. Carlos. Estou para completar 77 anos, e vejo com muita tristeza e impotência, os rumos desse nosso Brasil. Tem tudo para dar certo, mas está tudo dominado.

    2. Estou me sentindo como uma pessoa que sempre fui correto na minha vida e perdi meu tempo,pois,os que fazem absurdos como lavagem de dinheiro e outras atrocidades tem guarita da maior corte do país,ou seja aqui não vale ser honesto

Mais notícias
Assine
TOPO