Queiroga: se Anvisa aprovar Coronavac pediátrica, governo deve comprar vacina
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga (foto), afirmou nesta segunda-feira, 17, que o governo federal deve comprar a Coronavac desenvolvida para a vacinação da população pediátrica, caso a Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprove o imunizante. A diretoria da autarquia deve decidir sobre o tema ainda neste mês. Queiroga pontuou que a aquisição de vacinas...
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga (foto), afirmou nesta segunda-feira, 17, que o governo federal deve comprar a Coronavac desenvolvida para a vacinação da população pediátrica, caso a Agência Nacional de Vigilância Sanitária aprove o imunizante. A diretoria da autarquia deve decidir sobre o tema ainda neste mês.
Queiroga pontuou que a aquisição de vacinas após o aval da Anvisa é o "procedimento padrão". "A Anvisa, pelo que eu tenho conhecimento, está fazendo a análise técnica. Tem que ser apresentados todos os dados e, uma vez havendo a aprovação da Anvisa, como de costume, o ministério vai analisar o inteiro teor dessa aprovação para que essa ou qualquer outra vacina aprovada para qualquer faixa etária seja disponibilizada para a população brasileira", disse, em entrevista à CNN.
O ministro ainda descartou a possibilidade de realização de uma audiência pública para a discussão sobre a aplicação da Coronavac em crianças, como a que antecedeu o uso do imunizante fabricado pela Pfizer. De acordo com Queiroga, a primeira consulta serviu para alinhar os termos da vacinação das crianças e, assim, o tema está superado.
"As vacinas contra a Covid são fruto de um desenvolvimento científico muito grande, mas são vacinas recentes, aplicadas em caráter emergencial, dentro do contexto da pandemia. Embora duas vacinas incorporadas ao SUS já têm o registro definitivo na Anvisa, nós não sabemos os resultados a longo prazo e, por isso, é feito um acompanhamento pela Secretaria de Vigilância em Saúde", completou.
Em dezembro, o governador de São Paulo, João Doria, anunciou que reservaria 12 milhões de doses da vacina CoronaVac contra a Covid-19 para aplicação em crianças com idade entre 3 e 11 anos.
Por ora, somente a vacina da Pfizer pode ser usada na imunização da população pediátrica. O governo federal comprou 20 milhões de doses, estoque suficiente apenas para a aplicação da primeira dose nas crianças brasileiras.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Vimar Maddarena
2022-01-18 12:25:40Ufa! Parece-me que o Pazzuelo de jaleco está criando juízo.
PAULO
2022-01-17 20:47:241- Queiroga é sempre dúbio. Vamos imaginar o seguinte. ETs invisíveis invadem a Terra e são identificados pelos nossos cientistas. Nossas melhores mentes desenvolvem armas q são seguras e eficazes p/ enfrentar o inimigo. O q UMA PESSOA HONRADA FAZ? Espera os outros irem p/ batalha, se escondendo em buracos? Vai p/ cima dos inimigos sem às armas, mesmo sabendo q eles precisam disso p/ conseguir mutações e se perpetuarem entre nós, continuando a nos matar?
José Leonardo
2022-01-17 15:06:22Será que o Bolsonaro permitirá?