"Quando Lula voltar da viagem..."
Todas as grandes decisões e discussões do terceiro mandato de Lula têm uma data certa para acontecer

Todas as grandes decisões e discussões do governo Lula (foto) têm uma data certa para acontecer: "quando Lula voltar da viagem".
Após o anúncio da aposentadoria do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso, o presidente imediatamente pensou em promover o advogado-geral da União, Jorge Messias.
Mas a decisão foi adiada para "quando Lula voltar da viagem".
Exemplos parecidos não faltam.
O anúncio da escolha de Fernando Haddad para comandar o ministério da Fazenda ocorreu após viagem para a COP27 em Sharm el-Sheikh, no Egito, ainda antes da posse, em 2022.
A proposta para compensar o veto à prorrogação da desoneração da folha de pagamento aconteceu depois de Lula voltar da COP28, em Dubai, em 2023.
As regras do novo arcabouço fiscal ficaram para ser divulgadas após viagem de Lula à China, no início de 2023.
Lula preferiu deixar o anúncio para depois da viagem, como sempre costuma fazer: "O Haddad não pode comunicar uma coisa e sair. Seria estranho, anuncio e vou embora. Precisa anunciar e ficar aqui para debater, conversar com o sistema financeiro, com o Congresso, com os ministros", disse Lula
Em setembro de 2023, Lula adiou uma reforma ministerial para acomodar os partidos PP e Republicanos, após uma viagem à Índia.
No ano passado, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, precisou esperar o presidente voltar de viagem à Rússia para mostrar o seu novo modelo de vale-gás. Lula foi participar de uma cúpula do Brics.
Este ano, as discussões sobre o que fazer após o tarifaço imposto pelo governo americano ficaram para quando Lula voltasse de viagem ao Chile. Com isso, Haddad esperou alguns dias para apresentar o seu "plano de contingência" ao presidente.
No início de outubro, Lula prometeu uma nova taxação para fintechs, após derrota da medida provisória do IOF. Em entrevista para a rádio Piatá FM, o mandatário falou que iria discutir o tema após viagem a Roma, onde foi se encontrar com o papa Leão XIV.
Que ninguém desconfie que o autor deste texto está insinuando que o presidente viaja demais ou que deixa tudo para depois.
Nem ele, nem a Janja.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Amaury G Feitosa
2025-10-22 10:38:08... vai ao veterinário ??? a coisa tá tão preta que médico não resolve.