Putin reafirma "apoio às políticas" de Maduro
Ditadores conversaram por telefone em meio à pressão dos Estados Unidos sobre o regime chavista
Os ditadores Vladimir Putin, da Rússia, e Nicolás Maduro, da Venezuela, conversaram por telefone nesta quinta-feira, 11.
Esta foi a primeira comunicação oficial entre os dois desde o aumento da pressão dos Estados Unidos sobre o regime chavista.
“O presidente Vladimir Putin falou por telefone com Nicolás Maduro. Putin expressou solidariedade ao povo da Venezuela e reafirmou seu apoio às políticas do governo Maduro”, publicou o Ministério das Relações Exteriores da Rússia no X.
Moscou é um dos principais sustentáculos políticos e financeiros da ditadura venezuelana.
Leia mais: Dançando com Maduro
Fuga para Rússia?
Se Maduro decidir fugir, os possíveis destinos incluem Turquia, Catar e Rússia.
A Rússia está envolvida na guerra da Ucrânia.
No entanto, tem se revelado como um porto seguro para ditadores sanguinários que exploraram a população, como o sírio Bashar Assad.
"Velho e confiável sócio"
Logo após a fraude de julho de 2024, Maduro viajou a Kazan e teve um encontro bilateral com Putin à margem da cúpula dos Brics.
Durante a reunião, Putin valorizou o bom relacionamento com a Venezuela, a quem chamou de um "velho e confiável sócio" da Rússia.
"A Venezuela é um velho e confiável sócio da Rússia na América Latina e no mundo em geral, e a cooperação mutuamente benéfica está se desenvolvendo em todas as áreas", disse Putin a Maduro.
O líder russo também se referiu aos projetos conjuntos realizados por Caracas e Moscou como "algo muito bom".
"Os volumes de comércio bilateral estão crescendo, temos múltiplos projetos nos ramos da energia, da indústria farmacêutica, dos transportes, da conquista do espaço, das novas tecnologias", acrescentou.
Ao compartilhar um vídeo do encontro no Instagram, o ditador venezuelano chamou Putin de "irmão".
"Com o nosso irmão presidente da Federação Russa, Vladimir Putin; a quem felicitei pela realização desta cúpula histórica, que é uma grande mensagem de esperança para a humanidade. A Venezuela está no caminho dos Brics, do equilíbrio do mundo."
Leia mais: Lula e Maduro conversando sobre paz?
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)