José Cruz/Agência BrasilO programa Espaço Público desta terça-feira, 18/08, recebe a deputada federal e ex-prefeita de São Paulo, Luiza Erundina (PSB- SP) (Foto José Cruz/Agência Brasil)

PSOL lança candidatura de Luiza Erundina à presidência da Câmara

15.01.21 13:45

O PSOL lançou nesta sexta-feira, 15, a deputada Luiza Erundina (foto) à disputa pela presidência da Câmara. A Executiva Nacional interveio após os dez parlamentares que formam a bancada da legenda na casa se dividirem entre a apresentação de uma candidatura de esquerda e o apoio a Baleia Rossi, do MDB.

Em nota, o partido argumentou que a decisão deve-se à necessidade de um nome que “dê início ao processo de impeachment” do presidente Jair Bolsonaro e defenda “as bandeiras da ampliação de direitos, da democracia, da soberania nacional, da defesa da saúde pública, de mudanças anti-austeridade na política econômica, da vacinação de todos e todas e do combate a toda as formas de discriminação e opressão“.

A resolução prevê que, caso o PSOL não dispute o segundo turno da eleição, a bancada vote no “candidato que representar uma alternativa àquele apoiado pelo governo Jair Bolsonaro“.

Além de Baleia Rossi e Luiza Erundina, concorrem à presidência da Câmara os deputados Arthur Lira, do Progressistas; Alexandre Frota, do PSDB; André Janones, do Avante; Capitão Augusto, do PL; e Marcel van Hattem, do Novo.

O protagonismo da disputa, entretanto, ficou com Baleia, apoiado pelo atual presidente da casa, Rodrigo Maia, e Lira, a aposta do Planalto, que atraíram a seus blocos as principais bancadas da Câmara.

A eleição para o comando da casa ocorrerá em fevereiro. Para ser eleito em primeiro turno, o parlamentar precisa ter a maioria absoluta dos votos — ou seja, o apoio de 257 congressistas. Caso isso não ocorra, os dois melhores colocados disputam o segundo turno.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A única coisa que não quero é que candidatos do Bolsonaro traidor mentiroso safado ou do Nhonho pilantra ganhem. Pra ter o que tem hoje qualquer dessas metidas aí que são candidatos servem. Tudo corja de vermes.

  2. Esses partidecos de esquerda querem porque querem impedir o presidente Bolsonaro de exercer o governo para o qual foi eleito legitimamente, sob as alegações mais estapafúrdias. Para tanto buscam emplacar uma presidente da Câmara que não tem a menor chance, candidatura de fancaria, risível mesmo.

  3. O PSOL se vendendo pro candidato do Bolsonaro colocando a Erundina, só pra tirar votos do outro, que é menos pior do que o Airton Lira, rei do Rachid Nordestino.

    1. Se o Lira ganhar, vamos sentir muito a falta do botafoguin.....

    2. Boca, qualquer merda destes candidatos não poderá ser pior que o Nhonho.

Mais notícias
Assine agora
TOPO