Reprodução

As acusações contra o apoiador de Trump que tinha chifres e invadiu o Capitólio

15.01.21 15:12

Promotores americanos pediram na noite desta quinta, 14, a prisão de Jacob Chansley, conhecido como Jake Angeli (foto), o apoiador de Donald Trump que invadiu o Capitólio na quarta, 6. Na ocasião, ele estava sem camisa, com um chapéu de pele de raposa e chifres na cabeça. Com sua indumentária chamativa e portando uma lança com a bandeira americana, Chansley se tornou o “mais poderoso símbolo da insurreição que tentou derrubar o governo americano“, segundos os promotores.

Chansley tem uma audiência marcada para esta sexta, 15. Ele é acusado de promover desordem civil e de obstruir um procedimento oficial. Ao se encontrar com um policial dentro do prédio do Congresso, Chansley se negou a obedecer a suas ordens.

O agente Keith Robishaw (à esquerda na foto) estava tentando acalmar a multidão e levar as pessoas para o lado de fora. Chansley se aproximou do agente e deu um grito, entre outras coisas, dizendo que aquela era a casa dele, e que eles iam tomar o Capitólio, para pegar os líderes do Congresso. Chansley também usou seu megafone para comunicar que eles estavam lá para pegar vários congressistas americanos“, diz a acusação.

Os agentes conseguiram fazer com que muitos dos arruaceiros deixassem o local, mas Chansley se recusou a sair e subiu uma escada para chegar ao plenário do Senado. Ele correu até a mesa onde o vice-presidente, Mike Pence, estava presidindo a sessão conjunta da confirmação dos votos do Colégio Eleitoral. De lá, posou para outros manifestantes tirarem fotos. Então, Chansley escreveu um bilhete para Pence: “É só uma questão de tempo. A justiça está chegando“.

Os promotores entendem que Chansley oferece perigo para a sociedade e poderia fugir do país de avião. Por ser membro do grupo conspiracionista QAnon, ele conseguiria facilmente arrecadar dinheiro para as passagens. Apesar de dizer aos agentes do FBI que só fumava maconha três vezes por semana, as autoridades afirmam que ele consome peyote (um cacto alucinógeno) e cogumelos como parte de rituais xamânicos. Chansley também portava uma arma perigosa (a lança) e disse ao FBI que voltaria a Washington para a posse do democrata Joe Biden no próximo dia 20.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Esse tal tresloucado de lá, tal como o de cá, só arrebanha idiotas. Pessoas sem rumo na vida, presas fáceis de lavagens cerebrais que roubam até o menor senso crítico. Eu hein.

  2. É.. Só três dias por semana.. é um bom garoto. Só às segundas, quartas, sextas e domingos y segundas.. ele não tem culpa se a semana tem um núm ímpar de dias. Nas terças,quintas, sábados y domingos.. é peyote. Isso às tardes.. q nas manhãs é meta.. Bando de safados.. sempre chamam os outros de drogados..

  3. Alguns idiotas dizem que os governos Trump e Bolsonaro defendem os cristãos. Certamente são "cristãos" como esse aí da foto, fumadores de maconha e outros alucinógenos.

  4. O chifrudo é um exemplo perfeito do Bozotrumpismo internacional. A diferença é que os de lá precisam usar fantasias para se parecerem com gado, enquanto os daqui não precisam usar tais artifícios.

    1. Eu também tenho esta impressão. Acho que vai dar ruim lá e aqui também.

    2. O que ainda pode ser um mísero consolo, diante desta apavorante “gripezinha”, é a certeza de que o nosso genocida ‘seguirá os últimos passos’ de seu ídolo Trump. Seguirá sim e seguirá religiosamente, com certeza. Nem teremos que aguardar 2.022.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO