Iwi Onodera/UOL/Folhapress

PSDB e MDB discutem criação de federação, diz Bruno Araújo

02.02.22 18:11

O presidente do PSDB, Bruno Araújo (foto), anunciou nesta quarta-feira, 2, que a sigla e o MDB, comandado pelo deputado Baleia Rossi, iniciaram conversas para a formação de uma federação partidária — o mecanismo permite a união de agremiações para a disputa das eleições, desde que elas caminhem juntas por pelo menos quatro anos.

Nas redes sociais, o tucano declarou que a federação resultaria em uma “poderosa força política” de partidos “que tem relevante história na vida pública do país“.

No entanto, as tratativas, segundo sinalizou Araújo, estão em estágio embrionário. “Nesse momento vou me dedicar a ouvir internamente o conjunto de nossas lideranças. Há um caminho a ser percorrido, mas o momento que passa o País exige de nós essa tentativa“, completou.

As negociações tendem a enfrentar grande resistência nos estados, porque os dois partidos têm presença forte e independente em diferentes municípios do país. A aversão à ideia deve surgir, principalmente, entre dirigentes regionais do MDB no Nordeste, onde há grande apoio a Lula.

As duas siglas têm pré-candidatos ao Planalto. Enquanto o MDB aposta em Simone Tebet, o PSDB trabalha com o nome de João Doria.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. É a melhor notícia, até o momento, para que haja uma chapa viável na terceira via, capaz de derrotar o bozolulismo e enterrar de vez o sonho morista empacado nos 8%.

Mais notícias
Assine agora
TOPO