Adriano Machado/Crusoé

Guedes quer começar reforma tributária unificando PIS e Cofins

23.09.19 15:43

O ministro da Economia, Paulo Guedes (foto), deve formalizar nas próximas semanas a proposta de reforma tributária do governo. Segundo auxiliares, o eixo será unificar gradual e modularmente tributos federais e estaduais em um Imposto sobre Valor Agregado, o chamado IVA.

O primeiro módulo definido pelo ministro deve ser a fusão do PIS e da Cofins, impostos federais. O segundo, a união de tributos estaduais. Nessa fase, governadores terão a opção de deixar a União recolher os impostos e fazer o repasse aos estados ou de manter sua autonomia de arrecadação.

O modelo que o ministro deve propor é baseado em uma proposta do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o Ipea. Entre os pesquisadores da entidade que participaram do trabalho, está Adolfo Sachsida, atual secretário de Política Econômica Econômica de Guedes.

A proposta, porém, é diferente da que tramita na Câmara, inspirada nos trabalhos do economista Bernard Appy. Apresentado pelo líder do MDB, Baleia Rossi, o texto prevê a unificação de cinco tributos — três federais, um estadual, o ICMS, e outro municipal, o ISS — em um só: o Imposto sobre Bens e Serviços.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. PEC 45 so cria discordia entre Municipios. Retira arrecadação dos municipios pra repassar aos Governos Estaduais pagar folha de funcionarios. Aumenta tributos para a população. Nada pode ser pior que a PEC 45 do Baleia e do Appy.

  2. Guedes tem cometido erros, sim. A Previdência de Temer, já bem andada no Congresso, teria sido boa e teria ganhado enorme tempo. Guedes quis montar a sua Reforma, para poder passar aquela cláusula de aposentadoria complementar securitizada. Da mesma forma com a Reforma Tributária, já que a de Bernardo Appy, já na Câmara, é boa também. Guedes é queixo duro.

  3. Emita uma NF em sao paulo e envie o produto para o Ceara, por ex. Espere e vera!!!!! Certamente tera a mercadoria retida e um boleto chegara. Praticamente um sequestro com pedido de resgate, amparado pela insana e cretina legislacao vigente.

  4. Me parece mais sensata, pelo menos numa visao superficial, a proposta que esta na camara do que a de paulo guedes. Pagamos uma enxurrada de impostos e a promessa era mudar essa insanidade. Nao estou vendo NADA

    1. O Lula entrou com a promessa de diminuir impostos e só os aumentou. Agora, o Bolsonaro segue uma trilha parecida, tira, põe,mexe e remexe para deixar tudo como estava. Ou ainda pior. Estamos vivendo um encadeado de governantes pilantras há séculos.

  5. Da forma que o poder de JB está fraco hoje, a proposta de Reforma Tributária da Câmara é que irá vingar, mais exatamente a de Bernardo Appy. Rodrigo Maia fará de tudo para faturar mais essa (como faturou a da Previdência). A não participação de JB é assustadora.

Mais notícias
Assine agora
TOPO