Guedes quer começar reforma tributária unificando PIS e Cofins
O ministro da Economia, Paulo Guedes (foto), deve formalizar nas próximas semanas a proposta de reforma tributária do governo. Segundo auxiliares, o eixo será unificar gradual e modularmente tributos federais e estaduais em um Imposto sobre Valor Agregado, o chamado IVA. O primeiro módulo definido pelo ministro deve ser a fusão do PIS e da...
O ministro da Economia, Paulo Guedes (foto), deve formalizar nas próximas semanas a proposta de reforma tributária do governo. Segundo auxiliares, o eixo será unificar gradual e modularmente tributos federais e estaduais em um Imposto sobre Valor Agregado, o chamado IVA.
O primeiro módulo definido pelo ministro deve ser a fusão do PIS e da Cofins, impostos federais. O segundo, a união de tributos estaduais. Nessa fase, governadores terão a opção de deixar a União recolher os impostos e fazer o repasse aos estados ou de manter sua autonomia de arrecadação.
O modelo que o ministro deve propor é baseado em uma proposta do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o Ipea. Entre os pesquisadores da entidade que participaram do trabalho, está Adolfo Sachsida, atual secretário de Política Econômica Econômica de Guedes.
A proposta, porém, é diferente da que tramita na Câmara, inspirada nos trabalhos do economista Bernard Appy. Apresentado pelo líder do MDB, Baleia Rossi, o texto prevê a unificação de cinco tributos -- três federais, um estadual, o ICMS, e outro municipal, o ISS -- em um só: o Imposto sobre Bens e Serviços.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
JOSE
2019-09-23 22:07:45PEC 45 so cria discordia entre Municipios. Retira arrecadação dos municipios pra repassar aos Governos Estaduais pagar folha de funcionarios. Aumenta tributos para a população. Nada pode ser pior que a PEC 45 do Baleia e do Appy.
Cretino
2019-09-23 21:52:47Guedes tem cometido erros, sim. A Previdência de Temer, já bem andada no Congresso, teria sido boa e teria ganhado enorme tempo. Guedes quis montar a sua Reforma, para poder passar aquela cláusula de aposentadoria complementar securitizada. Da mesma forma com a Reforma Tributária, já que a de Bernardo Appy, já na Câmara, é boa também. Guedes é queixo duro.
CARLOS
2019-09-23 19:51:41Emita uma NF em sao paulo e envie o produto para o Ceara, por ex. Espere e vera!!!!! Certamente tera a mercadoria retida e um boleto chegara. Praticamente um sequestro com pedido de resgate, amparado pela insana e cretina legislacao vigente.
CARLOS
2019-09-23 19:49:34Me parece mais sensata, pelo menos numa visao superficial, a proposta que esta na camara do que a de paulo guedes. Pagamos uma enxurrada de impostos e a promessa era mudar essa insanidade. Nao estou vendo NADA
Cretino
2019-09-23 15:49:29Da forma que o poder de JB está fraco hoje, a proposta de Reforma Tributária da Câmara é que irá vingar, mais exatamente a de Bernardo Appy. Rodrigo Maia fará de tudo para faturar mais essa (como faturou a da Previdência). A não participação de JB é assustadora.