Projeto para Banco Central independente
Na cerimônia de celebração dos 100 dias de governo, o presidente Jair Bolsonaro (foto) assinou o projeto que será enviado ao Congresso para estabelecer a independência do Banco Central. Já há no Legislativo um projeto prevendo a medida, de autoria do presidente da Câmara, Rodrigo Maia. O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou que,...
Na cerimônia de celebração dos 100 dias de governo, o presidente Jair Bolsonaro (foto) assinou o projeto que será enviado ao Congresso para estabelecer a independência do Banco Central.
Já há no Legislativo um projeto prevendo a medida, de autoria do presidente da Câmara, Rodrigo Maia. O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou que, com o envio da matéria, é corrigido um "vício de origem", que evitaria um questionamento do projeto de Maia, caso ele fosse aprovado. Caberia ao Executivo a iniciativa de legislar sobre o tema.
De acordo com Onyx, o envio foi negociado com Maia, e o novo projeto é semelhante ao do presidente da Câmara. A autonomia do BC prevê que o presidente da instituição terá um mandato, que poderá ser renovado, e não começará e terminará ao mesmo tempo do mandato presidencial.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Rogério
2019-04-11 18:39:27O BC do Brasil precisa e deve ser independente, mesmo que não seja no mesmo modelo do FED (que não é propriedade do Estado), pois isso evitará pressões, principalmente em período eleitoral, por meio de ataques especulativos que possam “queimar” parte de nossas reservas. Técnicos independentes e de carreira, gerenciando o nosso dinheiro sem amarras com o jogo político é um sonho possível, sim! Swap cambial aumenta e favorece o fluxo de negócios lastreados em moedas fortes, ai o player BC tem voz.
Tsuyoshi
2019-04-11 16:19:49Banco Central INDEPENDENTE é importante, mas o mais importante é manter MANTER UNIDADE MONETÁRIA INFLEXÍVEL, da mesma maneira que todas unidades de medidas são inflexíveis!!!
Máxima
2019-04-11 15:44:22No Twitter Bolsonaro afirmou que há Bancos Centrais independentes em diversos países do mundo. Lembrei-me de um texto de Von Mises que diz haver no mundo todo situações (decisões tomadas) empíricas na economia que deram certo. Então, penso eu, por que não adota'-las?
JOSHUA
2019-04-11 13:27:01CangaCiro está atacando a independência do Bacen. Isso mostra que é coisa boa blindar o banco.
Wanderlei
2019-04-11 12:37:23Excelente medida.
JOSHUA
2019-04-11 12:29:23APROVEITANDO assunto do Bacen. Bolsonaro deve ter em mente que o fator fundamental do sucesso de seu governo será o Econômico. Se ele se descuidar disso, nenhuma realização outra será capaz de superar tal fator. O povo quer emprego e geladeira cheia, depois vem escola, saúde, transporte. Foco principal: emprego e geladeira cheia. Pensem...
Lucia
2019-04-11 12:00:52Grande notícia!! Mais uma bola dentro do Bolsonaro! Aos poucos a coisa anda, é dar tempo para que os novos ministros se afinem nos seus papéis. Apesar da midia, do Centrão, da esquerda, dos intelectuais anti-tudo, dos pessimistas de plantão e etc, Bolsonaro já mostrou mais resultados que a Dilmanta e o Mordomo.
XandeSilva
2019-04-11 11:55:29É o que fizeram há anos no Paraguai. O BC de lá é independente, e nem mesmo o bispo de esquerda conseguiu entrar ali. Todos são funcionários de carreira e político fica na sala de espera.
Aguia
2019-04-11 11:01:58BOOORA Capitão! E deixe de vagar pelas nuvens sociais dando tantas trombadas. ASSUMA logo A mega CADEIRA de Presidente de verdade da República, pois a sua BIC vale muiiiiiitissimo mais que muita caneta dourada de aluguel por aí... Estava passando da hora de blindar o BC contra políticas afeitas a corrupção e desmandos. Valeu pelos 100 dias de ‘caneladas’, pô!
Catilinário
2019-04-11 10:53:55Nada como uma boa notícia! E um aspecto importante do projeto: não coincidência do mandato do presidente do BC com o do presidente da República. Como já havia sido discutido antes.