Valter Campanato/Agência Brasil

Projeto necessário para privatizar os Correios chega ao Congresso ‘nas próximas semanas’

18.08.20 15:46

O governo Jair Bolsonaro pretende encaminhar ao Congresso Nacional, nas próximas semanas, projeto de lei que regulamenta a atuação do setor privado na prestação de serviços postais, informou a secretária especial do Programa de Parcerias e Investimentos, Martha Seillier (foto), nesta terça-feira, 18. A proposta é uma das etapas necessárias para a desestatização dos Correios.

“O governo está trabalhando junto com o ministro Fábio Faria [das Comunicações] e o Ministério da Economia na finalização do projeto de lei para encaminhar ao Congresso Nacional uma regulamentação de como esse serviço pode vir a ser prestado por um parceiro privado ou por alguns parceiros privados”, disse Seillier durante uma live promovida pelo banco Santander.

Segundo a secretária, a proposta deve alinhar a garantia da “universalização do serviço e a modicidade das tarifas no âmbito da prestação privada”. “Esse projeto deve seguir, esperamos, nas próximas semanas já para o Congresso Nacional.”

A declaração ocorre um dia após a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares decidir entrar em greve. Os profissionais são contra a privatização da estatal e reclamam de “negligência com a saúde dos trabalhadores” em meio à pandemia do novo coronavírus.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Alberto (Belém-Pa). Essa EBCT, símbolo da baixa produtividade e da ineficiência, já deveria ter sido privatizada há muito tempo. Vai ser menos uma estatal para consumir dinheiro dos impostos dos contribuintes. Já vai tarde.

    1. Alberto, e ainda mostra o mau caráter, oportunismo e o intuito de complicar ainda mais a situação do país e dos brasileiros neste momento tão difícil que passamos.

  2. Privatização sem modelagem séria de um sistema de implantação da concorrência só vai gerar novos erros e vícios como a possível criação de um monopólio privado.

  3. Sem entrar no mérito da necessidade ou não dá privatização , o Estado age como desbravador, cria uma empresa, assume todos os riscos e quando tudo está funcionando bem vende-se a empresa por uma miséria, como aconteceu com a Vale do Rio Doce, vendida por um valor equivalente a seis meses de lucro e com dinheiro emprestado pelo BNDS, processo semelhante àquele que Guedes quer fazer com o Banco do Brasil... Muito fácil ser liberal dessa forma. Há que se ter critério para evitar excesso e burrice.

    1. O lucro de seis meses reflete a melhora na administração da empresa, o que não acontece na gestão pública. As privatizações trazem muitos benéficos ao estado e sua população. Lembrando que a empresa continua no país e passa a dar lucro.

  4. Já não era sem hora... privatizar para melhorar, para baratear.. é o melhor caminho. concorrência ainda é o melhor para qq Economia que quer ser grande.

    1. Lembrando: como foram e continuam sendo as empresas estatais no Brasil, se der GRAÇA É BOM NEGÓCIO!! E vamos privatizar e acabar com a ineficiência e roubalheira

  5. Corrupção registrada nos anais. Privatização é necessária e juntamente com outras dezenas de estatais figurativas que corroem a nação. Se punir exemplarmente os ladrões com direito a fórum privilegiado, podemos nos vangloriar: Não verás nenhum país como este!

    1. Concordo! Assim como nos arrependemos da privatização da telefonia. Eu ainda gostaria de pagar R$5.000,00 numa linha telefônica, ter serviços precários de celular e não ter pra onde correr. Vivemos dias sombrios...

  6. Finalmente, e que não seja mais postergado. Faremos uma ESTÁTUA para instalação no lugar do Cristo Redentor, do presidente do sindicato que arranjou esta greve. Foi a solução para o apressamento de algo tão desejado pela população de toda a nação.

  7. A verdade é que os polity acabaram com os correios q nunca deu prejuízo e tinha sim um serviço bom, indicações políticos tiraram o quadro técnico e mais competente dos cargos, roubaram os funcionários com o fundo de pensão postalis e agora querem privatizar,a corda só arrebenta no mãos fraco. o dinheiro roubado pelos políticos,fica por isso mesmo....se privatizar correios q privatize bancos BB e caixa,acabar tv governo,e várias estatais inúteis q servem pra escoar....pq o governo criou estatais?

    1. >> Que 'classes mais baixas' Lilian ?? Seriam pessoas de menor poder aquisitivo? Veja o caso do Deutsche Post DHL Group (o maior do mundo). Há serviços pra todos ...

    2. E não sou contra privatizações. Mas penso que as classes mais baixas não serão protegidas em seu acesso aos serviços dos Correios, após privativos. A elite, por outro lado, tem vários serviços alternativos à disposição... Espero que vcs não estejam enganados!

    3. Privatizar estatais é profissonalizar e acabar com a corrupção. Empresa privada tem que dar lucro, sob pena de pedir falência.

Mais notícias
Assine agora
TOPO