Programa federal para manter empregos teve repasses irregulares de R$ 1 bi, diz CGU
O programa do governo federal conhecido como BEM -- Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda -- fez pagamentos indevidos que totalizaram quase 1 bilhão de reais. Essa é a conclusão de uma auditoria realizada pela Controladoria-Geral da União. O programa permitiu a redução proporcional de jornada de trabalho e de salário e a suspensão temporária...
O programa do governo federal conhecido como BEM -- Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda -- fez pagamentos indevidos que totalizaram quase 1 bilhão de reais. Essa é a conclusão de uma auditoria realizada pela Controladoria-Geral da União. O programa permitiu a redução proporcional de jornada de trabalho e de salário e a suspensão temporária do contrato de trabalho. Segundo o Ministério da Economia, o benefício teria ajudado a salvar pelo menos 12 milhões de empregos durante a pandemia.
Os pagamentos com irregularidades identificados pela CGU somam 990,7 milhões de reais. Segundo os auditores, houve mais de 8 mil repasses a beneficiários mortos, além de transferências a menores de 14 anos e a servidores públicos. Também foram encontrados 492 mil pagamentos a pessoas que acumularam o beneficio com o auxílio emergencial, o que é vedado pela legislação do programa. Só com esses casos, o gasto indevido foi de 426 milhões de reais.
“Tendo em vista que se encontra em andamento o novo Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, entende-se que as situações apresentadas no presente relatório devem ser avaliadas e consideradas na gestão do novo programa, com o intuito de mitigar a recorrência de falhas na sua execução”, recomenda a CGU.
O Ministério da Economia informou aos auditores que, ao longo da execução do programa, houve a modernização dos processos de habilitação e pagamento de benefícios, assim como a criação de um laboratório de combate a fraudes. A pasta afirmou ainda que, em 2020, investiu 34,2 bilhões de reais no programa. O orçamento aprovado para este ano é de 9,8 bilhões de reais.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Maria
2021-09-06 03:36:23Quanta incompetência. Imagina se não tivesse esse laboratório anti fraudes?
PAULO
2021-09-05 14:08:02Bolsonaro transformou o governo num desbunde. Esta fraude é resultado da incompetência de um presidente, q não trabalhou um único dia na função para a qual foi eleito. É ponto pacífico entre as pessoas sensatas, que não existe planejamento para nada nessa administração. É um monte de baratas tontas misturadas com as baratas corruptas, que conseguimos enxergar, quando a CPI acendeu a luz. O NOSSO BRASIL precisa combater à corrupção e a ineficiência. O NOSSO BRASIL precisa de Moro Presidente 🇧🇷
William
2021-09-05 12:57:15O PT roubou muito mais e ninguém falou nada, vai atrás de quem recebeu o dinheiro 🐁🐁🐁🐁🐁