Marcelo Casal/ Agência Brasil

Programa federal para manter empregos teve repasses irregulares de R$ 1 bi, diz CGU

05.09.21 10:04

O programa do governo federal conhecido como BEM — Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda — fez pagamentos indevidos que totalizaram quase 1 bilhão de reais. Essa é a conclusão de uma auditoria realizada pela Controladoria-Geral da União. O programa permitiu a redução proporcional de jornada de trabalho e de salário e a suspensão temporária do contrato de trabalho. Segundo o Ministério da Economia, o benefício teria ajudado a salvar pelo menos 12 milhões de empregos durante a pandemia.

Os pagamentos com irregularidades identificados pela CGU somam 990,7 milhões de reais. Segundo os auditores, houve mais de 8 mil repasses a beneficiários mortos, além de transferências a menores de 14 anos e a servidores públicos. Também foram encontrados 492 mil pagamentos a pessoas que acumularam o beneficio com o auxílio emergencial, o que é vedado pela legislação do programa. Só com esses casos, o gasto indevido foi de 426 milhões de reais.

“Tendo em vista que se encontra em andamento o novo Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, entende-se que as situações apresentadas no presente relatório devem ser avaliadas e consideradas na gestão do novo programa, com o intuito de mitigar a recorrência de falhas na sua execução”, recomenda a CGU.

O Ministério da Economia informou aos auditores que, ao longo da execução do programa, houve a modernização dos processos de habilitação e pagamento de benefícios, assim como a criação de um laboratório de combate a fraudes. A pasta afirmou ainda que, em 2020, investiu 34,2 bilhões de reais no programa. O orçamento aprovado para este ano é de 9,8 bilhões de reais.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Bolsonaro transformou o governo num desbunde. Esta fraude é resultado da incompetência de um presidente, q não trabalhou um único dia na função para a qual foi eleito. É ponto pacífico entre as pessoas sensatas, que não existe planejamento para nada nessa administração. É um monte de baratas tontas misturadas com as baratas corruptas, que conseguimos enxergar, quando a CPI acendeu a luz. O NOSSO BRASIL precisa combater à corrupção e a ineficiência. O NOSSO BRASIL precisa de Moro Presidente 🇧🇷

    1. Realmente este governo será marcado pela total incompetência

    1. Sim, mas esse governo não é nada diferente. A corrupção bolsonarista vem do berço.

    2. O que o PT fez não avaliza a incompetência e a falta de planejamento do governo Bozo

    3. se gritar pega ladrão não fica um meu irmão. Os partidos, congresso, câmara e juízes são coniventes com mau feito.

Mais notícias
Assine agora
TOPO