Procuradores pedem que Aras cobre do governo informações sobre insumos para vacinas
Representantes do Ministério Público Federal em seis estados pediram ao procurador-geral da República, Augusto Aras, que cobre dos ministérios da Saúde e das Relações Exteriores informações sobre as medidas adotadas para a reversão do quadro de atraso na entrega de insumos importados da China para a produção nacional de vacinas contra a Covid-19. Os procuradores...
Representantes do Ministério Público Federal em seis estados pediram ao procurador-geral da República, Augusto Aras, que cobre dos ministérios da Saúde e das Relações Exteriores informações sobre as medidas adotadas para a reversão do quadro de atraso na entrega de insumos importados da China para a produção nacional de vacinas contra a Covid-19.
Os procuradores requerem, ainda, que Aras avalie quais ações podem ser conduzidas pela PGR para assegurar que as matérias-primas para a fabricação dos imunizantes cheguem ao Brasil, lembrando que o órgão pode atuar com o suporte da 1ª Câmara de Coordenação e Revisão e da Secretaria de Cooperação Internacional.
O Instituto Butantan e a Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz, aguardam a chegada de matérias-primas produzidas pela China para iniciar a fabricação em massa, respectivamente, da Coronavac e da vacina de Oxford.
O atraso no recebimento das substâncias encomendadas do gigante asiático preocupa em razão da limitação do estoque de vacinas em território brasileiro. O país conta somente com 6 milhões de doses da Coronavac distribuídas aos 26 estados e do Distrito Federal e com o lote de 4,8 milhões de doses do imunizante, que consta em pedido de uso emergencial e temporário submetido na segunda-feira à Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa.
Com o uso experimental autorizado pela autarquia no último domingo, o estoque de 2 milhões de doses da vacina de Oxford importadas do Instituto Serum, na Índia, não chegou ao Brasil e o governo federal sequer informa quando terá autorização para buscá-las.
As demais doses que atenderão os brasileiros e estão previstas no plano de imunização dependem da produção nacional. Em ofício encaminhado ao Ministério Público Federal na terça-feira, 19, a Fiocruz comunicou que, em razão do atraso na entrega de matéria-prima, adiou de fevereiro para março a estimativa de entrega das primeiras doses do imunizante desenvolvido com base na tecnologia da Universidade de Oxford e da AstraZeneca.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (7)
Odete6
2021-01-21 02:34:36Quais seriam esses "insumos", tão absolutamente especiais, que nos tornam assim tão dependentes???.... Um país tão rico em recursos naturais e outros de toda ordem, não teria nada desses tais "insumos"?......
PAULO
2021-01-20 19:16:37A cobrança do Ministério Público ao PGR é importante. No entanto ela não tem qualquer efeito prático. O problema é o governo federal. Não conseguiremos enfrentar a pandemia como se deve, com um equipe que conta com Bolsonaro, general Pazzuelo e Ernesto Araújo. Eles não podem entregar para o Brasil aquilo que não tem. Não tiveram competência e seriedade até agora. Se não mudarmos a equipe, continuaremos a combater a pandemia, com incompetência e molecagem.
Dalton
2021-01-20 19:11:32Está mais do que na hora de desemparelhar este Estado em favor do Clã, se o presidente não tira, não há órgão superior para tirar Aras da PGR? E Pazuello do MS? Ficaremos na mão desses incompetentes até quando?
Aguia
2021-01-20 18:01:24Aras suja a PGR com merdas.
Claudio.
2021-01-20 17:59:25Esses caras estão ganhando muito dinheiro e além de nada fazerem não cumprem suas obrigações funcionais. Ficam se intrometendo em política partidária. Os Governos Estaduais e Municipais que se encheram de dinheiro público repassado pela União deveriam investigá-los e colocá-los na cadeia.
ANTÔNIO
2021-01-20 17:57:17ESTAMOS EM UM MAR PROFUNDO, PERDIDO NO TEMPO E NO ESPAÇA. A QUEM APELAR ? A QUEM RECORRER ? O GENOCÍDIO NESTE PAÍS VAI AUMENTAR E MUITO ENTRE O FINAL DE JANEIRO E PRIMEIRA SEMANA DE FEVEREIRO. AGUARDEM !
Sônia
2021-01-20 17:53:02Meu respeito e admiração por todos os procuradores que cobram uma ação do PGR . Ela aumenta a cada dia . Nós não merecemos ter um Aras como PGR. Uma vergonha .