Procurador pede que MPF investigue farra de Itaipu
O procurador da República Alexandre Schneider, do Rio Grande do Sul, pediu a instauração de um inquérito civil a partir da reportagem "Usina de mordomias", publicada na edição da semana passada de Crusoé, sobre como a companhia Itaipu Binacional se tornou uma fonte de recursos para bancar viagens e outras comodidades a autoridades do Judiciário. A Crusoé, Schneider...
O procurador da República Alexandre Schneider, do Rio Grande do Sul, pediu a instauração de um inquérito civil a partir da reportagem "Usina de mordomias", publicada na edição da semana passada de Crusoé, sobre como a companhia Itaipu Binacional se tornou uma fonte de recursos para bancar viagens e outras comodidades a autoridades do Judiciário.
A Crusoé, Schneider afirmou que enviou para o Ministério Público Federal de Foz de Iguaçu uma representação "como cidadão" pedindo a investigação dos fatos citados na reportagem. O procurador avaliou ser necessário que os antigos e atuais diretores de Itaipu respondam sobre os gastos com passagens e hotéis. Na representação, ele pede a "apuração da responsabilidade civil e criminal" pelos pagamentos.
"Sem embargo do eventual patrocínio público de palestras pelas autoridades judiciárias referidas na reportagem, ocorre que a empresa pública despendeu valores para cobrir estadia e passagens aéreas não contempladas nos referidos eventos internacionais, demonstrando que houve manifesto desvio de recursos públicos para fins não republicanos", afirmou o procurador na representação.
Entre os magistrados que tiveram despesas bancadas pela usina, estão os ministros do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli (na foto, de capacete amarelo, em visita a Itaipu), que preside a corte, Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski. Também está na lista de beneficiados por convênios de Itaipu com entidades que diziam buscar difundir o conhecimento jurídico o presidente do Superior Tribunal de Justiça, João Otávio de Noronha.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Luiz
2020-06-16 13:38:01Matéria super importante e atual , percebemos de onde vem a ira da cúpula do judiciário contra o atual presidente. A Crusoe tem que explorar mais essa matéria , ou se acorvadou?
Eddye
2020-06-15 20:20:13O que aconteceu com a Crusoé? Esqueceu da matéria sobre as mordomias na Itaipu? Não tocou mais no assunto e deixa clara a sua mudança editorial, pois deixou de ser a "ilha" no jornalismo.
Carlos
2020-06-15 15:58:17Como está este assunto? Não andou nada?
Natacha
2019-08-26 13:12:17Nao vou comentar essa materia, mas digo que se soubessem iriam vomitar. Itaipu srmpre foi explorada pelas construtoras e os militares coitados eram enganados. Crusoé volte no tempo e levante minuciosamente a obra desde o inicio
Oscar
2019-08-20 12:51:46Quem deve apurar e punir estes larápios do dinheiro público. Qdo o STF está envolvido parece q o Senado - onde existem seus lobos - se acovardam nas apurações.
Quiet
2019-08-18 21:30:06Se ficar comprovado tudo, será mais uma vergonha!
André
2019-08-18 19:52:35Os bandidos de sempre. Cadê o exército? Até quando esse país será essa merda. Só um IRA, ETA, GESTAPO, pra por fim à esses crápulas.
Cláudia
2019-08-18 11:39:39Ah ! Este caso já está arquivado antes de ser aberto ! A Suprema Monarquia pode tuuudo no Brasil ! Quem viver verá ....
Lygia
2019-08-18 11:36:49Alguém tem dúvida que os ditadores do STF vão aniquilar esta investigacao com uma canetada (de ouro, naturalmente, como as excelências merecem)? E o nosso bravo Presidente vai continuar ignorando as ações vergonhosas destas excelências? É neste tipo de problema que o senhor precisa intervir com a determinação contra a corrupção que nos prometeu em sua campanha!!!!!
Davi
2019-08-17 23:53:58Esses referidos senhores, são uma vergonha para o judiciário brasileiro, já mais deveriam estar ocupando o lugar que estão