Primeira reunião entre Torres e diretor da PF deve ocorrer nesta quinta
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres (foto), deve se reunir com o diretor-geral da Polícia Federal, Rolando Alexandre de Souza, na tarde desta quinta-feira, 1º. O encontro não consta da agenda oficial do ministro, mas está entre os compromissos internos listados para o dia. Será o primeiro tête-à-tête entre as autoridades desde...
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres (foto), deve se reunir com o diretor-geral da Polícia Federal, Rolando Alexandre de Souza, na tarde desta quinta-feira, 1º. O encontro não consta da agenda oficial do ministro, mas está entre os compromissos internos listados para o dia. Será o primeiro tête-à-tête entre as autoridades desde a posse de Torres.
A reunião deve render pistas sobre o futuro da corporação. Na PF, a expectativa é de que, apesar da chegada de Anderson Torres, não haja por enquanto trocas na direção-geral da instituição, subordinada ao ministério. Os policiais federais, no entanto, aguardam um posicionamento concreto.
A corporação ainda cobra a garantia de que o Ministério da Justiça terá postura de independência em relação ao Planalto. Categorias policiais acreditam que Anderson Torres, delegado federal de carreira, tem as credenciais necessárias para chefiar a pasta, mas há receio sobre a proximidade dele com o clã Bolsonaro.
A preocupação é legítima, dado que, nos últimos meses, o antecessor de Torres, André Mendonça, determinou a abertura de uma série de inquéritos pela PF para investigar críticos do presidente Jair Bolsonaro -- alguns deles, com base na Lei de Segurança Nacional, editada à época da ditadura militar.
Mendonça, fiel aliado do Planalto, retornou para a Advocacia-Geral da União e é um dos cotados para assumir a vaga de Marco Aurélio Mello no Supremo Tribunal Federal. O ministro, que se aposenta em 5 de julho, será sucedido por um indicado do presidente da República.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Newton
2021-04-02 00:00:34Mendonça, é sim um bom nome...
MENEZES88
2021-04-01 18:10:27MAIS UM BOZONAZISTA LAMBESSACO INCOMPETENTE.
Jose
2021-04-01 15:31:55Tanto faz. O governo é ruim e a tendência é piorar ainda mais. Salve-se quem puder!