Crusoé
22.06.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
  • Entrevistas
  • O Caminho do Dinheiro
  • Ilha de Cultura
  • Leitura de Jogo
  • Poder
  • Colunistas
  • Assine já
    • Princípios editoriais
    • Central de ajuda ao assinante
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Política de Cookies
    • Código de conduta
    • Política de compliance
    • Baixe o APP Crusoé
E siga a Crusoé nas redes
Facebook Twitter Instagram

'Primeira-dama' dos doleiros vira ré por evasão de divisas

Primeira presa da Lava Jato, a doleira Nelma Kodama (foto) virou ré em uma ação penal na Justiça Federal de São Paulo na qual é acusada de efetuar operações ilegais de câmbio para enviar 1,7 milhão de dólares ao exterior em 2011. Segundo a denúncia feita pelo Ministério Público Federal e recebida pela 10ª Vara...

Crusoe
Redação Crusoé
2 minutos de leitura 15.02.2020 07:25 comentários 10
'Primeira-dama' dos doleiros vira ré por evasão de divisas
Doleira Nelma Kodama
  • Whastapp
  • Facebook
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

Primeira presa da Lava Jato, a doleira Nelma Kodama (foto) virou ré em uma ação penal na Justiça Federal de São Paulo na qual é acusada de efetuar operações ilegais de câmbio para enviar 1,7 milhão de dólares ao exterior em 2011.

Segundo a denúncia feita pelo Ministério Público Federal e recebida pela 10ª Vara Criminal, a operação envolveu uma empresa de importação de fachada e foi omitida do acordo de colaboração celebrado pela doleira com a força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, em 2016.

Com o auxílio de duas pessoas também denunciadas, ela teria feito 40 operações de câmbio no mercado clandestino, entre 12 e 25 de maio de 2011, para remeter ao exterior uma quantia que hoje equivale a 7,3 milhões de reais.

Ex-mulher do doleiro Alberto Youssef, Nelma protagonizou episódios inusitados. Em depoimento à CPI da Petrobras, em 2015, cantou a música "Amada Amante", de Roberto Carlos, diante dos deputados.

Nelma foi presa pela Lava Jato em março de 2014, quando embarcava no aeroporto de Guarulhos para a Europa levando 200 mil euros na calcinha. No mesmo ano, a doleira foi condenada a 18 anos de prisão por lavagem de dinheiro, organização criminosa, evasão de divisas e corrupção ativa.

Conhecida como "primeira-dama" dos doleiros, ela voltou aos holofotes no ano passado ao postar uma foto no Instagram com sua tornozeleira eletrônica, sapato Chanel e vestido vermelho.

Diários

"Eu é que fui traída", diz Soraya sobre bolsonarismo

Redação Crusoé Visualizar

A porta giratória de Downing Street

José Inácio Pilar Visualizar

Por que Petro não reconhece vitória de Espriella na Colômbia

Redação Crusoé Visualizar

Crusoé nº 425: Master atinge governo Lula

Redação Crusoé Visualizar

Janaina reclama de interferência do governo Lula na PF

Redação Crusoé Visualizar

Damares questiona governo após ataques nas redes a jovem morta em rope jump

Guilherme Resck Visualizar

Mais Lidas

A derrota triunfal de Trump

A derrota triunfal de Trump

Visualizar notícia
A IA que sumiu do mundo da noite para o dia

A IA que sumiu do mundo da noite para o dia

Visualizar notícia
A porta dos 20% da terceira via

A porta dos 20% da terceira via

Visualizar notícia
Cronicamente enlameados

Cronicamente enlameados

Visualizar notícia
Crusoé nº 425: Master atinge governo Lula

Crusoé nº 425: Master atinge governo Lula

Visualizar notícia
Falta um Dunga na seleção e na equipe econômica

Falta um Dunga na seleção e na equipe econômica

Visualizar notícia
Janaina reclama de interferência do governo Lula na PF

Janaina reclama de interferência do governo Lula na PF

Visualizar notícia
Master atinge governo Lula

Master atinge governo Lula

Visualizar notícia
O Congresso quer gastar

O Congresso quer gastar

Visualizar notícia
O que faz uma delação dar certo?

O que faz uma delação dar certo?

Visualizar notícia

Tags relacionadas

Alberto Youssef

CPI da Petrobras

doleiros

Lava jato

Nelma Kodama

< Notícia Anterior

Governo reduz biblioteca do Palácio do Planalto para abrigar Michelle Bolsonaro

14.02.2020 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
Próxima notícia >

Defesa pede absolvição ‘in memoriam’ de Adriano da Nóbrega

15.02.2020 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar

Redação Crusoé

Suas redes

Twitter Instagram Facebook

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Uira

2020-03-05 23:15:56

Pq a INTENÇÃO não poderia ser CRIAR uma BRECHA para ter ACESSO a INFORMAÇÃO SIGILOSA em MÃOS do MPF-PR ou até do MPF-RJ? Pois, tendo-se em vista o HISTÓRICO do MPF-SP, a ÚLTIMA COISA que parece ser INTENÇÃO do MPF-SP é FAZER JUSTIÇA.


Uira

2020-03-05 23:12:17

Uma das TÁTICAS PREFERIDAS DOS CORRUPTOS não é PROCURAR por TRIVIALIDADES para então DIZER: AHÁ, TE PEGUEI? Enquanto isto, ou eles te ACUSAM de CUMPLICIDADE com os TERRÍVEIS CRIMINOSOS ou então ALEGAM que se UM PODE, TODOS PODEM. Ou seja, se Nelma Kodama "ESCAPOU" de ACERTAR suas CONTAS com a JUSTIÇA, agora está LIBERADO para TODO MUNDO. No mínimo que se deixe o MPF-SP seguir EM FRENTE, pq serão as AÇÕES deles que REVELARÃO as REAIS INTENÇÕES DETRÁS da DENÚNCIA.


Uira

2020-03-05 23:06:07

Onde há a FOME COM A VONTADE DE COMER, o que ACONTECE? A LAVAJATO até hj não AVANÇOU em SP, mas conseguiu "PEGAR" a EVASÃO DE DIVISAS no MONTANTE de 1,7 MILHÃO DE DÓLARES de Nelma Kodama? Lembrando que a Odebrecht tinha uma SEDE em SP. mas o MPF-SP NUNCA DETECTOU NADA DE ANORMAL nas MOVIMENTAÇÕES FINANCEIRAS da empresa lá, tampouco o MP-SP. Não parecer que a DENÚNCIA no ÂMBITO do MPF-SP seria mais para MINAR a LAVAJATO do que REALMENTE BUSCAR JUSTIÇA?


Uira

2020-03-05 22:56:07

Claro que ele não estaria ESTRUTURADO como o MERCADO DO RJ, mas haveria lá uma REDE DE CORRUPÇÃO PRÓPRIA e SOFISTICADA para PROTEGER e IRRIGAR os CORRUPTOS, ainda mais em se considerando que a BASE DO PCC é SP. Não seria NECESSÁRIA uma ARQUITETURA CRIMINOSA para se PERMITIR a LAVAGEM DE DINHEIRO? Neste QUESITO, não haveria um INTERSEÇÃO entre o TRÁFICO DE DROGAS e o DESVIO DE RECURSOS PÚBLICOS? Ambas as ATIVIDADES não DEPENDERIAM de um MESMO SERVIÇO?


Uira

2020-03-05 22:50:47

Não há ATORES MAIS NOTÓRIOS e VALORES MAIS VULTOSOS que o MPF-SP JAMAIS foi CAPAZ de DETECTAR? Do PONTO DE VISTA DA CONTAMINAÇÃO, o RJ é DEFINITIVAMENTE um CASO MUITO MAIS GRAVE do que SP. No entanto, em TERMOS DE MAGNITUDE, SP não seria o MAIOR MERCADO PARA A CORRUPÇÃO, especialmente no que TANGE o MEIO JURÍDICO? Os ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA CORRUPTOS poderiam estar FORA DE SP? Dado o TAMANHO DO MERCADO DE SP, ele não seria a MAIOR ou uma das MAIORES FONTES DE RECEITAS dos ESCRITÓRIOS?


Uira

2020-03-05 22:40:28

Uma das coisas MAIS IMPRESSIONANTES quando se REVELAM os MEANDROS das AÇÕES CRIMINOSAS é o VULTO de TRANSAÇÕES FINANCEIRAS que passaram "INCÓLUMES" aos OLHOS das AUTORIDADES COMPETENTES. A JUSTIÇA BRASILEIRA sofre de um PROBLEMA CRÔNICO DE HIPERMETROPIA, ela até CONSEGUE ENXERGAR OBJETOS PEQUENOS À GRANDE DISTÂNCIA, mas se eles forem MUITO GRANDES e estiverem MUITO PRÓXIMOS, ela NÃO CONSEGUE VER, é um CASO SÉRIO de ENGOLIR O ELEFANTE e ENGASGAR COM O MOSQUITO.


Uira

2020-03-05 22:33:50

E mesmo após a DEFLAGRAÇÃO da LAVAJATO, a OPERAÇÃO não PRODUZIU nenhum LEAD lá para ser SEGUIDO pela JUSTIÇA PAULISTA, mais NOTADAMENTE pelo MPF-SP. Será que isto é COINCIDÊNCIA, como é que o MPF-PR pode ser TÃO MAIS PRODUTIVO do que o MPF-SP com MENOS "INSUMO" DISPONÍVEL? Em TERMOS DE PROPORÇÃO, onde deveriam se CONCENTRAR os MAIORES CASOS DE CORRUPÇÃO REGISTRADOS no país? Não seria em SP? Se isto não OCORREU, qual seria o MOTIVO?


Uira

2020-03-05 22:27:42

Não é SINTOMÁTICO que, mesmo diante de um ESQUEMA TIRANOSSÁURICO DE CORRUPÇÃO, a JUSTIÇA DE SP (ESTADUAL e FEDERAL) nunca tenha SEQUER TOPADO com a PONTA DO ICEBERG que DIA APÓS DIA se AVOLUMAVA CADA VEZ MAIS. Em TERMOS de VALORES, onde estariam os MAIORES ESCÂNDALOS DE CORRUPÇÃO, não seriam em SP, apesar de que no QUESITO PETROBRAS, a ILAÇÃO não ser TÃO ÓBVIA? Mas quanto à LAVAGEM DE DINHEIRO, os ALERTAS NÃO PISCARIAM MAIS FORTE em SP, considerando-se que é a MAIOR ECONOMIA do país?


JOSE CARLOS

2020-02-15 17:02:26

De que adianta pegar pena de 200 anos nesse país,se em 1 ano esta solto?Mamata


Eduardo

2020-02-15 16:29:48

Condenada a 18 anos de cadeia e livre, leve e solta, mas de tornozeleira. É para isso que serve delação premiada? Solta o delator e depois absolve o delatado. E fica todo mundo feliz.


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Uira

2020-03-05 23:15:56

Pq a INTENÇÃO não poderia ser CRIAR uma BRECHA para ter ACESSO a INFORMAÇÃO SIGILOSA em MÃOS do MPF-PR ou até do MPF-RJ? Pois, tendo-se em vista o HISTÓRICO do MPF-SP, a ÚLTIMA COISA que parece ser INTENÇÃO do MPF-SP é FAZER JUSTIÇA.


Uira

2020-03-05 23:12:17

Uma das TÁTICAS PREFERIDAS DOS CORRUPTOS não é PROCURAR por TRIVIALIDADES para então DIZER: AHÁ, TE PEGUEI? Enquanto isto, ou eles te ACUSAM de CUMPLICIDADE com os TERRÍVEIS CRIMINOSOS ou então ALEGAM que se UM PODE, TODOS PODEM. Ou seja, se Nelma Kodama "ESCAPOU" de ACERTAR suas CONTAS com a JUSTIÇA, agora está LIBERADO para TODO MUNDO. No mínimo que se deixe o MPF-SP seguir EM FRENTE, pq serão as AÇÕES deles que REVELARÃO as REAIS INTENÇÕES DETRÁS da DENÚNCIA.


Uira

2020-03-05 23:06:07

Onde há a FOME COM A VONTADE DE COMER, o que ACONTECE? A LAVAJATO até hj não AVANÇOU em SP, mas conseguiu "PEGAR" a EVASÃO DE DIVISAS no MONTANTE de 1,7 MILHÃO DE DÓLARES de Nelma Kodama? Lembrando que a Odebrecht tinha uma SEDE em SP. mas o MPF-SP NUNCA DETECTOU NADA DE ANORMAL nas MOVIMENTAÇÕES FINANCEIRAS da empresa lá, tampouco o MP-SP. Não parecer que a DENÚNCIA no ÂMBITO do MPF-SP seria mais para MINAR a LAVAJATO do que REALMENTE BUSCAR JUSTIÇA?


Uira

2020-03-05 22:56:07

Claro que ele não estaria ESTRUTURADO como o MERCADO DO RJ, mas haveria lá uma REDE DE CORRUPÇÃO PRÓPRIA e SOFISTICADA para PROTEGER e IRRIGAR os CORRUPTOS, ainda mais em se considerando que a BASE DO PCC é SP. Não seria NECESSÁRIA uma ARQUITETURA CRIMINOSA para se PERMITIR a LAVAGEM DE DINHEIRO? Neste QUESITO, não haveria um INTERSEÇÃO entre o TRÁFICO DE DROGAS e o DESVIO DE RECURSOS PÚBLICOS? Ambas as ATIVIDADES não DEPENDERIAM de um MESMO SERVIÇO?


Uira

2020-03-05 22:50:47

Não há ATORES MAIS NOTÓRIOS e VALORES MAIS VULTOSOS que o MPF-SP JAMAIS foi CAPAZ de DETECTAR? Do PONTO DE VISTA DA CONTAMINAÇÃO, o RJ é DEFINITIVAMENTE um CASO MUITO MAIS GRAVE do que SP. No entanto, em TERMOS DE MAGNITUDE, SP não seria o MAIOR MERCADO PARA A CORRUPÇÃO, especialmente no que TANGE o MEIO JURÍDICO? Os ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA CORRUPTOS poderiam estar FORA DE SP? Dado o TAMANHO DO MERCADO DE SP, ele não seria a MAIOR ou uma das MAIORES FONTES DE RECEITAS dos ESCRITÓRIOS?


Uira

2020-03-05 22:40:28

Uma das coisas MAIS IMPRESSIONANTES quando se REVELAM os MEANDROS das AÇÕES CRIMINOSAS é o VULTO de TRANSAÇÕES FINANCEIRAS que passaram "INCÓLUMES" aos OLHOS das AUTORIDADES COMPETENTES. A JUSTIÇA BRASILEIRA sofre de um PROBLEMA CRÔNICO DE HIPERMETROPIA, ela até CONSEGUE ENXERGAR OBJETOS PEQUENOS À GRANDE DISTÂNCIA, mas se eles forem MUITO GRANDES e estiverem MUITO PRÓXIMOS, ela NÃO CONSEGUE VER, é um CASO SÉRIO de ENGOLIR O ELEFANTE e ENGASGAR COM O MOSQUITO.


Uira

2020-03-05 22:33:50

E mesmo após a DEFLAGRAÇÃO da LAVAJATO, a OPERAÇÃO não PRODUZIU nenhum LEAD lá para ser SEGUIDO pela JUSTIÇA PAULISTA, mais NOTADAMENTE pelo MPF-SP. Será que isto é COINCIDÊNCIA, como é que o MPF-PR pode ser TÃO MAIS PRODUTIVO do que o MPF-SP com MENOS "INSUMO" DISPONÍVEL? Em TERMOS DE PROPORÇÃO, onde deveriam se CONCENTRAR os MAIORES CASOS DE CORRUPÇÃO REGISTRADOS no país? Não seria em SP? Se isto não OCORREU, qual seria o MOTIVO?


Uira

2020-03-05 22:27:42

Não é SINTOMÁTICO que, mesmo diante de um ESQUEMA TIRANOSSÁURICO DE CORRUPÇÃO, a JUSTIÇA DE SP (ESTADUAL e FEDERAL) nunca tenha SEQUER TOPADO com a PONTA DO ICEBERG que DIA APÓS DIA se AVOLUMAVA CADA VEZ MAIS. Em TERMOS de VALORES, onde estariam os MAIORES ESCÂNDALOS DE CORRUPÇÃO, não seriam em SP, apesar de que no QUESITO PETROBRAS, a ILAÇÃO não ser TÃO ÓBVIA? Mas quanto à LAVAGEM DE DINHEIRO, os ALERTAS NÃO PISCARIAM MAIS FORTE em SP, considerando-se que é a MAIOR ECONOMIA do país?


JOSE CARLOS

2020-02-15 17:02:26

De que adianta pegar pena de 200 anos nesse país,se em 1 ano esta solto?Mamata


Eduardo

2020-02-15 16:29:48

Condenada a 18 anos de cadeia e livre, leve e solta, mas de tornozeleira. É para isso que serve delação premiada? Solta o delator e depois absolve o delatado. E fica todo mundo feliz.



Notícias relacionadas

"Eu é que fui traída", diz Soraya sobre bolsonarismo

"Eu é que fui traída", diz Soraya sobre bolsonarismo

Redação Crusoé
22.06.2026 10:51 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
A porta giratória de Downing Street

A porta giratória de Downing Street

José Inácio Pilar
22.06.2026 10:46 4 minutos de leitura
Visualizar notícia
Por que Petro não reconhece vitória de Espriella na Colômbia

Por que Petro não reconhece vitória de Espriella na Colômbia

Redação Crusoé
22.06.2026 09:42 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Crusoé nº 425: Master atinge governo Lula

Crusoé nº 425: Master atinge governo Lula

Redação Crusoé
20.06.2026 08:01 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Crusoé
o antagonista
Facebook Twitter Instagram

Acervo Edição diária Edição Semanal

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41
Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Acervo Edição diária

Edição Semanal

Facebook Twitter Instagram

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

Crusoé, 2026,
Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso