Edu Andrade/Fatopress/Folhapress

Pressionado e com popularidade em queda, Bolsonaro muda o tom e passa a defender vacina

26.01.21 12:01

Com o aumento da pressão pelo impeachment e a queda de sua popularidade, o presidente Jair Bolsonaro deu um cavalo de pau em sua opinião sobre as vacinas. Depois de passar meses pondo em dúvida a eficácia dos imunizantes no combate ao coronavírus, preferindo atuar como garoto propaganda de medicamentos não recomendados cientificamente (foto), Bolsonaro disse nesta terça-feira, 26, durante evento do banco suíço de investimentos Credit Suisse, que “brevemente” o Brasil estará entre os primeiros no ranking dos países que mais vacinam contra a Covid-19 “para dar mais conforto à população”.

“Brevemente, estaremos nos primeiros lugares, para dar mais conforto à população, segurança a todos e de modo que a nossa economia não deixe de funcionar”, afirmou.

Em seguida, lançou um sofisma. “Sempre disse que qualquer vacina, uma vez aprovada pela Anvisa, ela seria comprada pelo governo federal.”

Bolsonaro recua ao sabor das circunstâncias e da pressão que aumenta sobre ele na sociedade. Por mais de uma ocasião, o presidente disse que não compraria a “vacina chinesa”, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica Sinovac.

Em outubro do ano passado, disse que o povo brasileiro não serviria de “cobaia” da Coronavac. Próximo à virada do ano, falou que não deveria haver “ansiedade” para a compra da vacina, cujos efeitos colaterais eram desconhecidos. Chegou a ironizar, ao dizer que quem fosse vacinado poderia virar jacaré.

Hoje, já encarnando a versão pró-vacina, o presidente defendeu a possibilidade de empresas comprarem vacinas contra Covid-19 para imunizarem seus funcionários e repassarem uma parte ao sistema público de saúde.

“O governo é favorável a esse grupo de empresários trazer vacina a custo zero”, afirmou Bolsonaro.

Também presente ao encontro com investidores, o ministro da Economia, Paulo Guedes, reforçou a necessidade de contrapartida. “Para cada funcionário que vacinar, tem que entregar uma para o Sistema Único de Saúde”, disse Guedes.

Uma frente de empresários afirmava estar negociando 33 milhões de doses com o laboratório AstraZeneca, que distribui o imunizante em parceria com a Universidade de Oxford. Nesta terça-feira pela manhã, no entanto, a AstraZeneca descartou vender vacinas para o setor privado.

“Todas as doses da vacina estão disponíveis por meio de acordos firmados com governos e organizações multilaterais ao redor do mundo, (…) não sendo possível disponibilizar vacinas para o mercado privado. Como parte do nosso acordo com a Fiocruz, mais de 100 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca (AZD1222) estarão disponíveis no Brasil, em parceria com o governo federal”.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Entendendo o governo do Bolsonaro. Na Saúde os Militares, nas três Armas os Médicos, no Meio-Ambiente o destruidor de Florestas Nativas, nas Relações Exteriores um anticientífico e...Salve-se quem puder!

  2. Não há problema em o presidente mudar.Quem governa e navega deve estar atento à mudança dos ventos porque senão afunda. E afundar o país ninguém quer. O novo lema do governo deveria ser: união e mudança em favor do Brasil!

    1. Acorda bozete, o cara tava torcendo para o povo morrer aos montes e o brasil entrar num caos sem precedentes, aí percebeu q ia se fu e resolveu mudar, mas o q foi feito de ruim e nefasto não deve ser jogado para baixo do tapete agora.

  3. Se não compra a vacina, não presta, é insensível com a população, se compra, é um sem palavra. vai entender.

    1. Antonio, o cara fez de tudo para o povo sofrer e morrer (vai entender esse desejo mortífero) mas agora q percebe q pode se fud*** lindo por conta de sua atitude genocida, resolve mudar e passar a ser o papai bozo q se preocupa com seu povo. Vamos deixar a hipocrisia de lado, o papai bozo é um monstro fdp que esta com mais de 200 mil mortes nas costas.

    2. As pessoas tem que ser minimamente coerentes, do contrário não dá para acreditar em nada do que ela fala, pois amanhã pode 'mudar de ideia'. E a pessoa em questão não é confiável, basta ver as promessas de campanha e o que foi feito, principalmente no combate à corrupção e privatizações.

  4. O único plano do genocida é ficar no cargo para blindar a si e seu filho rachid. Todo o resto que ele fala não cola. Sua credibilidade acabou quando rasgou as promessas de campanha. #2022

  5. Lamentavelmente essa é apenas mais uma mentira do Bolsonaro para tentar recuperar a credibilidade perdida em razão de seus disparates contra tudo e contra todos aqueles que prestigiam a ciência. Só que desta vez vai ser mais difícil colar, até porque ele continua tropeçando em suas próprias armadilhas. Continua provocando aglomerações sem uso de máscaras e tentando inverter as próprias falas públicas contrárias às vacinas, em franco desrespeito à memória dos eleitores. Assim é demais!

  6. O ex-capitão e atual Presidente da República começou a ficar preocupado com a possibilidade cada vez mais presente de seu impeachment e agora está mudando a fala, nem mais se lembra da gripezinha. Nada como um dia atrás do outro e uma noite no meio para refrescar a cabeça. Só que vai ter muita dificuldade em emplacar 2022.

    1. Com certeza ele sabe que ja era. Impossível jogar para baixo do tapete as mais 200mil vidas q ele ajudou a ceifar.

  7. A melhor arma contra politicos com discursos vazios é a pressão popular, bastou cair nas pesquisas pro cara ficar preocupado, afinal sua reeleição não tá na mão como dizia.

  8. Não demonstra a mínima convicção . Uma simples máscara, para dar exemplo e incentivar o uso, é incapaz de usar. Acho que está querendo enganar os eleitores pois está perdendo seguidores. Parte do gado não que mais segui-lo.

  9. A verdade é que estamos em desgoverno. O Capitão do Titanic não percebe à sua frente que há icebergs. Não é pra menos num Presidente sem Partido Político e, portanto, sem programa de Governo e nenhum planejamento de sua Administração. O piloto vai de acordo com os ventos e marés dessa política desastrada, agora ancorada no CENTRÃO. O Presidente que fazer seu grande investimento, que seria a criação de um partido politico, mas não deu certo. A área econômica na mão de um só é sempre foi desastre.

  10. 1.0 Quando o Bolsonaro pegou a caixa de cloroquina na mão e levantou diante do cercadinho, tal qual na famosa cena do Rei Leão, eu pensei... Nada. Achei ridículo somente. Quando o governador João Doria pegou uma caixinha da vacina do Butantan para registrar o momento, eu pensei: está aí um político competente. Então vimos a ampola. Se desconsiderasse a urgência e emergência com que foi desenvolvida a vacina, diria que o designer da ampola, deve ter sido o mesmo da garrafa da Coca-Cola.

    1. 1.1 Todo o zelo para que o evento de apresentação fosse um sucesso, digna dos organizadores do Oscar. Doria e a sua educação. Doria e o seu respeito aos jornalistas. Então alguém acha que uma vacina tão translúcida, externando a transparência, uma ampola cuidadosamente desenhada para que as pessoas enxerguem nela a beleza da vida... Isso teria o PORCÃO do Bolsonaro como pai? Alguém acha que o Bolsonaro tem capacidade para planejar o desenvolvimento de uma vacina? Bolsonaro é o Bolsonaro.

  11. Tudo o que ele promete ou apoia dá resultado contrário. Se diz que seremos um pais com serviços de qualidade e dignidade , imagina o que vem por aí? Vou tomar banho de sal grosso.

  12. Por favor bolsonaristas de plantão na Crusoe, avisem o chefe que hoje em dia tudo fica gravado, sendo assim ele pode até mudar o discurso mas o antigo está gravado e será lembrado sempre que necessário.

  13. Bolsonaro não sabe o que é ter carater. Responsabilidade nem pensar. Presidente mais baixo do que este é dificil de encontrar

  14. NINGUÉM MAIS PARECIDO COM LULA DO QUE BOLSONARO. ELE LEMBRA A METAMORFOSE AMBULANTE DO CHEFE DA ORCRIM. ONTEM DEBOCHAVA DAS CARREATAS, HOJE JÁ É FÃ DAS VACINAS. COMO LULA, COM SUAS MUDANÇAS DE OPINIÃO DE ACORDO COM O VENTO, BOLSONARO VAI DEIXAR SEUS SEGUIDORES SEM RUMO. VÃO ACREDITAR NO QUE? NADA DISSO ME SURPREENDE! SÃO OS PERSONAGENS QUE PROTAGONIZARAM OS DOIS MAIORES ESTELIONATOS ELEIRORAIS JÁ VISTO. O LULINHA-PAZ-E-AMOR HONESTO DE 2002 E O PRIVATIZADOR ANTI-CORRUPÇÃO DE 2018. ALMAS GEMEAS!

  15. A declaração de que o governo compraria todas as vacinas disponíveis não é um sofisma. Sofisma é erro argumentativo intencional, algo um tanto mais rebuscado que as capacidades do criminoso que ocupa a presidência. Aqui é mentira, pura e simples.

  16. Como assim "medicamentos não comprovados cientificamente?" Vejam a declaração atual do presidente do Conselho Federal de Medicina

  17. Piada de mau/ mal gosto e de caráter zero! PR respeite o povo brasileiro! NÃO SOMOS IDIOTAS! #impeachment já #forabozomentiroso

  18. É um genocida. O pior é que com certeza ele encontrará seres bestiais, delinquentes e necrófilos que acreditarão neste cinismo demoníaco!

  19. Espero com ansiedade, a chegada de 2022. E gostaria de ver, co início de 2023, uma charge de Bolsonaro levando um pé no traseiro.

  20. Será que a população vai acreditar que o Bolsonaro mudou de ideia e agora não acha que estamos enfrentando uma gripezinha e nem vamos virar jacaré, se tomar a vacina? Meio tarde para essa mudança.

    1. O problema é que seus seguidores fanáticos nunca vão questionar qualquer mudança, as pessoas perdem a capacidade de criticar, o seguem como zumbi.

  21. 1.0. “Quem controla o passado, controla o futuro. Quem controla o presente, controla o passado.”  A frase de Orwell pode ser aplicada neste contexto. No entanto Bolsonaro e os bolsonaristas, através da fábrica de fake news institucionalizada, pode no presente, mudar o passado. Mas não pode controlar o futuro, pois dependem de outros atores. Ainda bem que no mundo real, o Doria conseguiu viabilizar a vacina do Butantan. Com isso o governo federal se movimentou a passo de cágado.

    1. 2.0. Você tem razão João. Porém quando coloco futuro, é no sentido que os seres humanos tem a capacidade de abstrair. Se você quiser colher no futuro, você tem que plantar no presente. Bolsonaro não fez nada no que tange a vacina no passado. No presente não temos vacinas suficientes, podendo inferir que o futuro depende cada vez mais de somente um ator: Governador João Doria.

    2. Aqui se fabricam de elegios eleitoreiros a Doria. Agora virá a chuva de ofencas me chamando de Bozista e etc da patrulha do Doria, fiquem a vontade.

    3. O futuro não existe,ele é presente que a cada instante se transforma em passado.....

    4. 1.1. Mas estamos aquém do ideal. Quando todo o mundo corria para a compra das vacinas, Bolsonaro correu para comprar Cloroquina. O resultado é o que temos hoje. Em vez de estoque de vacinas, temos um estoque de cloroquina. E qual é a parcela de culpa desse estúpido chamado Paulo Guedes. Bolsonaro é louco. Guedes é o quê? Burro. Negligente. Incompetente. Inepto. Investidores não são burros como o Guedes. Eles já perceberam que o governo está nu.

  22. Covarde. Esse lixo e seu seguidores ruminantes, até ontem estavam criticando a vacina, a China, os governos que trabalham pra conter a pandemia. Agora querem se apropriar do esforço alheio para tirar fotografia. Esse ministro especulador também fala como se a proposta de doar uma vacina ao Sus por cada importada não fosse do governo. Essa é a proposta das empresas interessadas na compra. Covardes. #impeachmentá!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO