Adriano Machado/Crusoé

Presidente recebe índios e defende garimpo e pecuária em terras indígenas

18.02.20 10:06

O presidente Jair Bolsonaro recebeu um grupo de índios de diferentes etnias no Palácio da Alvorada, nesta terça-feira, 18. Ele defendeu a aprovação do projeto que prevê a liberação de uma série de atividades econômicas em terras indígenas e anunciou a criação de uma linha de crédito especial.

“Eles querem garimpar, plantar, explorar o turismo, criar boi, arrendar, são seres humanos iguaizinhos a nós. O projeto já está na Câmara e vamos ouvi-los”, argumentou o presidente. “Eles que vão decidir sobre o que vier de royalties, de lavras”.

Bolsonaro voltou a atacar o trabalho de organizações não governamentais. “Alguns ambientalistas querem que eles vivam como se fossem homens pré-históricos. Eles têm o direito de serem o que nós somos e eu tenho o dever de cumprir a Constituição. O ministro das Minas e Energia (Bento Albuquerque) levou meses trabalhando em um projeto que atendesse essas comunidades indígenas”, afirmou o presidente.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Por que não perguntam aos índios o que eles querem? Me parecem pessoas muito mais racionais e equilibradas que nosso presidente. Mas tem que perguntar pra todos, tipo consulta popular, porque pilantra tem em todo lugar.

  2. bye bye terras indígenas, futuras áreas de pastagens, sem floresta, afinal é isso que ocorre no Brasil onde pouquíssimos, mas pouquíssimos agricultores preservam a mata nativa, para está corja de destruidores o que conta é acabar com a terra e passar para a próxima devastação.

  3. Totalmente a favor desse posicionamento do governo com relação aos índios. Isso tudo pode ser feito sem interferir no seu folclore riquíssimo que deve ser preservado.

  4. Totalmente a favor do JB na questão indígena, mas... o que vai é rolar esquemas, desvios, etc. seja por parte tanto dos políticos quanto dos próprios indígenas!! Afinal, são brasileiros...

  5. Um dado fundamental para se entender a posição contrária a postura do governo é a forma como a CNBB vê os povos indígenas na atualidade. No passado havia o chamado “ ardor missionário “ que promovia o conhecimento do cristianismo. O “ ide e evangelizai todos os povos “ era entendido como uma ordem incontestável. Atualmente o “ respeito pelas religiões pagãs “ professadas pelos índios mantém nossos irmãos sem os benefícios da civilização.

    1. Exatamente, Jurandir. Apenas uma observação: não há cientificamente "raças" no gênero humano, há tão somente 'etnias'. Somos todos "uma só raça", digamos assim.

  6. 1- NÃO. Eles não querem, não podem, não sabem e não seriam capazes de avaliar exatamente como genericamente "nós" somos: enganadores, falsos, mentirosos, néscios, predadores, poluidores e degradadores do meio ambiente por pura ignorância e ganância.

    1. Odete6, esse pessoal além de não entender o porque das reservas indígenas e ambientais, ainda não demonstra respeito algum pela Constituição. Lá estão todos os princípios, toda a lógica contida em seus lúcidos comentários.

    2. Verdade, Odete6. Mas diga o que você prefere, já que eles serão, segundo você, enganados. Que sejam enganados por brasileiros ou por estrangeiros que irão levar , como já ocorre, tudo que tem debaixo da terra?

    3. Sr. José, leia atenta e novamente o que abordei. Ou o senhor não leu ou, com todo respeito, não entendeu absolutamente nada do que leu.

    4. Sra Odete6 , vamos com calma...índio não é mais aquele ser inocente e puro, há muito tempo...prova disso é esse malandro Raoni...lembra-se do cacique Paiacã??? Só andava de jatinho particular, perua cabine dupla, entre outras mordomias...Cometeu um estupro e quando comparece em frente ao juiz, estava descalço e de cocar...fantasiado de arara....Acho a Sra mais inocente do que eles...

    5. Bando de utopistas! Discussão sem nexo. Parabéns pelo projeto Presidente!🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

    6. Não, JOAO... rsrsrsrsrs.... Eu não tenho vocação para "tutelar povos e nem eles para serem tutelados". Pena que você seja um analfabeto funcional, senão teria entendido o que abordei nos 4 textos.

    7. A senhora deveria morar em uma tribo para saber na pele como a FUNAI cuida desses índios, eles tem direito de cuidar da terra e progredir por conta própria, os índios tem informação e não querem mais ser tutelados por pessoas como a senhora.

    8. Sim Jose, o que parece evidente, simples, óbvio e ululante para as pessoas racionais normais, foge em anos-luz do alcance desse pessoal-zinho. Obrigada por sua consideração sobre o texto.

    9. O Vicente está se referindo aos Bozistas...as jumentinhas que possuem prazer em servir ao mercado desregulado.

    10. 4 - Ou seja, a perda pela cultura violadora das preciosas informações, da riqueza do conhecimento empírico de uma longa e competente vivência no âmago da natureza e, a introjeção violenta de hábitos, vícios e sócio-patologias diversas na cultura violada, traduzem-se obviamente em prejuízos generalizados para ambas as populações. Na verdade, para TODAS as populações humanas.

    11. Falou tudo Odete. O Bozo e os Bozistas nunca compreenderão que há diferentes culturas e que estas culturas possuem objetivos e comportamentos bem diferentes da sociedade atual. Respeito a diversidade é fundamental em uma democracia. Entretanto, os Bozistas não são democratas.

    12. 3 - O nível de ignorância predatória, covarde e grotesca que grassa entre os pretenciosos, entre os desconhecedores do que seja o choque entre duas culturas, tem graves consequências para ambos os lados.

    13. 2 - O que eles podem e precisam ser, é o que nós também deveríamos ser: racionais, sustentáveis, inteligentes, edificantes, equilibrados e cônscios exploradores da riqueza da biodiversidade, com ciência, consciência, conhecimentos multidisciplinares e sustentabilidade, para o bem e a promoção humana de todos nós.

    1. Tá com pena??? Acolha uma família de índios na sua casa.... dê o exemplo!!!!

  7. Existem índios com diversas habilidades, por ex. Matemático, advogado, professor, piloto de avião pequeno porte, agrônomo, enfermeiro, motorista, militar, estudante de medicina, operadores de maq. Agrícolas, como trator, plantadeiras, colheitadeiras(vide Globo rural) produtores de milho e soja, mas não podem comercializar a própria produção. Dependem de um não índio para isso. Os índios que ainda não alcançam esse nível alcançarão no futuro. Sem forçar nem impor. Índio pode ensinar a índio.

  8. Eta governo danado de bão. E diziam que ele iria matar todos os índios, todos os pobres, todos os negros, todos as mulheres, todos os homos. Como mente esta esquerda. PÁTRIA AMADA BRASIL. O ALIANÇA pelo BRASIL já passou de 500 mil fichas de apoio e continuamos recolhendo para passar de 1 milhão. Chupa que a cana é doce e verde-oliva.

Mais notícias
Assine agora
TOPO