'Precedente Lula' no STF beneficia dono do grupo Petrópolis na Lava Jato
Alvo de duas denúncias da Lava Jato por suposto esquema de lavagem de dinheiro envolvendo contrato de navio-sonda da Petrobras e propinas pagas pela Odebrecht, o empresário Walter Faria (foto), dono do grupo Petrópolis, conseguiu suspender suas ações graças ao "precedente Lula" aberto no Supremo Tribunal Federal com o uso das mensagens hackeadas da extinta...
Alvo de duas denúncias da Lava Jato por suposto esquema de lavagem de dinheiro envolvendo contrato de navio-sonda da Petrobras e propinas pagas pela Odebrecht, o empresário Walter Faria (foto), dono do grupo Petrópolis, conseguiu suspender suas ações graças ao "precedente Lula" aberto no Supremo Tribunal Federal com o uso das mensagens hackeadas da extinta força-tarefa de Curitiba.
Em junho deste ano, o ministro Ricardo Lewandowski anulou todas as provas do acordo de leniência da Odebrecht relacionadas ao processo do Instituto Lula, no qual o ex-presidente é acusado de receber propina da empreiteira por meio da doação de um terreno. A decisão foi dada na reclamação em que o ministro autorizou a defesa do petista a acessar as mensagens apreendidas com os hackers na Operação Spoofing, em 2019.
Com base no material, os advogados de Lula argumentaram que havia uma "miríade de ilegalidades" envolvendo o acordo fechado pelo Ministério Público Federal com a Odebrecht que resultou em um farto material probatório não apenas contra Lula, mas também contra mais de uma centena de políticos e agentes públicos de todo país e no exterior. As provas mais conhecidas são os sistemas de contabilidade, Drousys, e de comunicação, My Web Day, usados pelo departamento de propinas da empreiteira.
Dois meses depois da decisão de Lewandowski, a defesa de Walter Faria fez uma petição dentro da reclamação de Lula pedindo a extensão da medida que beneficiou o petista, alegando que as "ilegalidades" relacionadas ao acordo de leniência, como a suposta falta de "higidez técnica" dos arquivos secretos da Odebrecht, também contaminaram os processos do dono da cervejaria.
Nesta segunda-feira, 13, Lewandowski acolheu parcialmente o pedido de Walter Faria e suspendeu duas ações movidas pela Lava Jato na qual ele já é réu desde o ano passado. A decisão do ministro, que deixou para uma análise posterior o pleito do dono da Petrópolis para trancar as ações e declarar nulas as provas do acordo da Odebrecht, preocupou procuradores que atuaram na Lava Jato ouvidos por Crusoé.
Lewandowski fez questão de destacar em sua decisão que as ações envolvendo a operação deflagrada contra Walter Faria em 2019, acusado de pagar propina da Odebrecht por meio de doações a políticos, "fizeram amplo e irrestrito
uso do acordo de leniência da Odebrecht", incluindo os sistemas de contabilidade e de comunicação do departamento de propinas.
Na visão dos procuradores, o ministro coloca sob suspeição o mega-acordo celebrado em 2016 que prevê pagamentos de cerca de 8,5 bilhões de reais em multas, além das provas que já levaram a denúncias e condenações de dezenas de políticos e agentes públicos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Nelson
2021-09-15 06:23:56Palmas para Orcrim e velório para a Lava Jato. Suprema Trambicagem Federal.
Antonio CRM
2021-09-14 21:32:14De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto (Rui Barbosa, em 14 de dezembro de 1914).
PAULO
2021-09-14 20:36:20Se nosso objetivo é ter um STF mais decente, precisamos antes de um Presidente decente. A LAVA JATO FOI CONTRA O SISTEMA. Bolsonaro, Lula, PSDB, enfim todas essas porcarias, SÃO O SISTEMA. Moro foi contra o sistema corrupto. Alessandro Vieira está indo contra o sistema. Precisamos votar em deputados federais e senadores q vão contra o sistema. Com um PR q também vai contra o sistema corrupto, podemos melhorar o NOSSO BRASIL. Votar e cobrar. Veja as merdas bolsonaristas q foram eleitas. MORO 🇧🇷
Nilson
2021-09-14 20:26:27Se antes só passava um boi, agora passa uma boiada.....
Nyco
2021-09-14 19:17:28Já pensaram se o Haddad fosse eleito? Seriam mais dois ministros PTralhas e estaríamos mais ferrados ainda.
Jose
2021-09-14 19:04:35Lularápio deixando sua pegada no processo de deconstrução da justiça brasileira. É claro que ajudado pelo Bozogenocida de plantão que fez o que nem os petralhistas conseguiram: acabar com a Lava Jato!
Edmundo
2021-09-14 18:29:39Inacreditável! Mas mesmo assim todos sabiamos que ia acontecer. Assim como sabemos que o poder absoluto de qualquer autoridade é perigosa. O excelente trabalho de Moro e dos procuradores da Lava Jato e lançado ao lixo por mensagens amadoras desses mesmo profissionais que não tiveram o cuidado da precaução.
Milton
2021-09-14 18:16:38Triste momento que vivemos no nosso Brasil. Um retrocesso inacreditável e inaceitável Depois, não é dos brasileiros ser revoltarem
Eladir
2021-09-14 17:15:16Parabéns Lewandowski, parabéns STF pelo serviço prestado aos bandidos. Estes são os verdadeiros inimigos da Pátria.
CARLOS
2021-09-14 16:28:58este senhor lewandowski, assim mesmo, em minúsculas, envergonha o judiciário brasileiro, que, diga-se de passagem, tem pouco do que se orgulhar. Na esteira da perda de poder aquisitivo e da vergonha, está nosso judiciário. Ele está preparando para livrar a Odebrecht!!!! Salve-se quem puder.....