Por que só agora o uruguaio Mujica disse que a Venezuela é uma ditadura
O ex-presidente uruguaio, José Pepe Mujica (foto), só admitiu que a Venezuela é uma ditadura no último domingo, 28. “É uma ditadura, sim, nada além de uma ditadura”, disse ele. Em março deste ano, Mujica, que é da coalizão de esquerda Frente Ampla, chegou a justificar o atropelamento de manifestantes da oposição democrática por tanques de...
O ex-presidente uruguaio, José Pepe Mujica (foto), só admitiu que a Venezuela é uma ditadura no último domingo, 28. “É uma ditadura, sim, nada além de uma ditadura”, disse ele.
Em março deste ano, Mujica, que é da coalizão de esquerda Frente Ampla, chegou a justificar o atropelamento de manifestantes da oposição democrática por tanques de Nicolás Maduro. "Não é para se colocar à frente dos blindados", disse ele.
A proximidade das eleições ajuda a explicar a mudança de posição. "Muitos eleitores da Frente Ampla aguardavam uma postura contra Nicolás Maduro", diz o cientista político uruguaio Adolfo Garcé. "Além disso, em outras eleições na América Latina, a Venezuela acabou se provando uma pedra no sapato de muitos candidatos."
No poder desde 2005, a Frente Ampla enfrentará sua eleição mais difícil no final deste ano. "Mujica sempre foi mais próximo de Hugo Chávez do que de Maduro, e provavelmente já tinha alguns reparos a fazer ao atual regime venezuelano. Então é possível que essa condenação do regime venezuelano possa ter sido resultado do amadurecimento de uma opinião pessoal", diz o cientista político uruguaio Antonio Cardarello, da Universidade da República do Uruguai. "Mas, sem dúvida, também contou o desejo de manter a Frente Ampla no poder. Ao definir a Venezuela como uma ditadura, Mujica respalda o candidato presidencial da Frente Ampla, Daniel Martínez, que já tinha dito isso."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Lolô
2019-08-02 11:07:34duas caras; a eterna tática da esquerda, ou seja, a mentira usada de acordo com as conveniencias
PAULO
2019-08-02 10:22:49Esse tiozinho, como todo esquerdista, tem opinião variável, de acordo com a conveniência do momento.
THIAGO
2019-08-02 00:45:24Pepe Marijuana!
Flavio
2019-08-02 00:07:45Falso Maconheiro. Liberou a Plantation de Maconha no Uruguay para virara Grande exportador deste veneno ao BR
Woodface
2019-08-01 23:45:54Hipócrita ! Esse f.d.p. só disse isso por causa das eleições e para enganar trouxas . Já deveria ter ido pro inferno e faz tempo .
Waldemar
2019-08-01 22:50:09Em política não existe verdade, somente conveniência. Os venezuelanos estão comendo “basura” (lixo), quando não são funcionários do governo ou membros do partido. O Pepe Mojica não é louco, pois não vai nadar contra as atrocidades de um governo de esquerda, que ferrou seu povo pelo poder. O PEPE sabe que perder o amigo Maduro é mais conveniente que perder a eleição e o poder.
Lucia
2019-08-01 22:36:45Não há o que defender. Se não havia antes, no tempo de Chaves, agora então... Acho que o velhinho não é tão burro...
RENATO
2019-08-01 18:28:20Assistam a série "El Comandante" sobre a trajetória do Hugo Chávez, e vejam a receita de como destruir uma sociedade e um país. Ele parecia o Lula falando espanhol... Graças ao bom Deus nos livramos desse mal.
Fernando
2019-08-01 18:14:18Sim ! Nada além de uma ditadura e burra !! Poderia ser pelo menos uma ditadura inteligente como a Chinesa !!!
Antônio
2019-08-01 17:44:41Mujica, um terrorista tupamaro, só está querendo "jogar para a platéia". Igualzinho ao nosso "Grande Líder", atualmente albergado numa sala de trabalho da PF. Quem quiser saber sobre o verdadeiro Lula, que assista vídeos de reuniões internas do PT/CUT e outras organizações de esquerda radical.