Flickr Frente a Aratiri

Por que só agora o uruguaio Mujica disse que a Venezuela é uma ditadura

01.08.19 10:07

O ex-presidente uruguaio, José Pepe Mujica (foto), só admitiu que a Venezuela é uma ditadura no último domingo, 28. “É uma ditadura, sim, nada além de uma ditadura”, disse ele.

Em março deste ano, Mujica, que é da coalizão de esquerda Frente Ampla, chegou a justificar o atropelamento de manifestantes da oposição democrática por tanques de Nicolás Maduro. “Não é para se colocar à frente dos blindados”, disse ele.

A proximidade das eleições ajuda a explicar a mudança de posição. “Muitos eleitores da Frente Ampla aguardavam uma postura contra Nicolás Maduro”, diz o cientista político uruguaio Adolfo Garcé. “Além disso, em outras eleições na América Latina, a Venezuela acabou se provando uma pedra no sapato de muitos candidatos.”

No poder desde 2005, a Frente Ampla enfrentará sua eleição mais difícil no final deste ano. “Mujica sempre foi mais próximo de Hugo Chávez do que de Maduro, e provavelmente já tinha alguns reparos a fazer ao atual regime venezuelano. Então é possível que essa condenação do regime venezuelano possa ter sido resultado do amadurecimento de uma opinião pessoal”, diz o cientista político uruguaio Antonio Cardarello, da Universidade da República do Uruguai. “Mas, sem dúvida, também contou o desejo de manter a Frente Ampla no poder. Ao definir a Venezuela como uma ditadura, Mujica respalda o candidato presidencial da Frente Ampla, Daniel Martínez, que já tinha dito isso.”

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Hipócrita ! Esse f.d.p. só disse isso por causa das eleições e para enganar trouxas . Já deveria ter ido pro inferno e faz tempo .

  2. Em política não existe verdade, somente conveniência. Os venezuelanos estão comendo “basura” (lixo), quando não são funcionários do governo ou membros do partido. O Pepe Mojica não é louco, pois não vai nadar contra as atrocidades de um governo de esquerda, que ferrou seu povo pelo poder. O PEPE sabe que perder o amigo Maduro é mais conveniente que perder a eleição e o poder.

  3. Assistam a série "El Comandante" sobre a trajetória do Hugo Chávez, e vejam a receita de como destruir uma sociedade e um país. Ele parecia o Lula falando espanhol... Graças ao bom Deus nos livramos desse mal.

  4. Mujica, um terrorista tupamaro, só está querendo "jogar para a platéia". Igualzinho ao nosso "Grande Líder", atualmente albergado numa sala de trabalho da PF. Quem quiser saber sobre o verdadeiro Lula, que assista vídeos de reuniões internas do PT/CUT e outras organizações de esquerda radical.

  5. Concordo.., só mais um cumpanheiro com amnésia e em cima do muro. Mais esquerda impossível! Diferente de Lula, ele não liga pra $$$$ (pelo menos até hj sua vida não o contradisse, mas... esperemos)

    1. Velho e louco. Cheira meia, bebe groselha e fuma cigarros de merda de cavalo.

  6. Porque como bom comunista é omisso a tudo que envolva comunistas, mesmo que sejam ladrões, lesa pátria e ditadores. Ele é igual aos outros picaretas políticos da esquerda da América Latrina.

  7. Uruguai, outrora Suica sul americana. Conseguiram transformar um pais tranquilo, rico, com boa educacao, em em pais violento e pobre. Isso e que e uma ideologia do fracasso, da auto destruicao.

    1. Tal mudança para pior começou no governo do terrorista Mujica.

    1. Para se manter no poder eles fazem “o diabo”. Lembram?

    2. Perfeito, mas neste caso eles vestem qualquer fantasia para se manter no poder. Pedem desculpas ao agredido e justificam que é " pela causa" .

  8. Conseguirá destruir um país que era tranquilo de um povo amistoso e de paz para um país violento, com assassinatos em progressão geométrica, liberaram a maconha e atraíram tudo que é organização criminosa. E a economia jogou o país na lona. Qualquer semelhança com outros países comandados pela esquerda não é coincidência mas o resultado desta doença chamada de comunismo socialista

  9. Mujica como todo esquerdista é um safado e mentiroso. Qdo jovem e morador de um bairro próximo a Montevidéu roubava rosas e flores dos vizinhos , de madrugada, antes que a coleta fosse feita pra vender nas feiras. Me foi dito pessoalmente por um ex-vizinho. Ladrão esquerdista como todos

  10. Afffff.. ..Nunca me enganou esse aí. Que demora para "enxergar "que a Venezuela é uma ditadura. Daqui três encarnações talvez ele descubra que o PT era uma quadrilha. Não compro nem ele nem o papa Chico. Tudo latrino americano

  11. Para um comunista/socialista, não existe este troço de moral/imoral ou certo/errado, nada disto, o que existe é se é bom para a causa, nisto vale tudo, até negar o passado e desprezar os amigos de ontem.

    1. Absolutamente perfeita sua consideração. Exatamente o que penso.

  12. Não gostar de Maduro não faz de Pepe Mujica um democrata, um esquerdista arrependido. Sob chantagem da Dilma, o populista uruguaio participou do golpe contra o Paraguai para abrir vaga para a Venezuela no Mercosul. Não engana ninguém. Outro dia, na Argentina anunciava num encontro da esquerda continental Dilma como a presidente legítima do Brasil.

  13. Mujica, pode ser ate esquerdista, nao sei defende-lo nesse sentido, mas acima de tudo e um homem de principios, completamente diferente de maduro, e principalmente lula & dilma que detonaram o paiz, alem de ter sido preso por muitos anos antes de se tornar presidente, tem uma historia muito linda como politico e homem.

    1. Boa e a nossa democracia, que criou gente como fhc, lula, dirma, sarnei, collor, e eternizaram gente no stf como mendes, lewandowsk, tofolli, precisamos de mais o que. Um paiz de gente certinha, so isso, pra pagar impostos e conseguir sustentar essa nacao privilegiada de corruptos. KKKKKKKKKKKKK

    2. Mujica tem uma história horrível , foi terrorrista e depois apoiou Chávez . 🇧🇷

    3. KKKKKK..... Só falta fazer elogios a Lula, Dilma e Zé Dirceu. Mujica e os demais são todos esquerdistas da pior espécie. Mujica é um dos grandes hipócritas da história da América do Sul. Falso, como uma nota de R$ 3,00. Ele se faz passar de bonzinho, e tem gente que cai na xaropada.

  14. Cresci ouvindo de meu pai que tem hoje 95 anos, Que o comunismo era horrível ...”coloque esse povo lá e vcs não os tiram mais do poder”. Passei minha juventude defendendo Lula. Ainda bem que meu pai está vivo pra ele provar pra mim que estava certo.

    1. Rosa, ouvi quase parecido da minha mãe, que se tivesse viva faria 92 em setembro. Ao contrário, eu a obedeci e nunca acreditei nesses. Se acreditar, deve rezar 13 ave-marias e 13 pai-nossos como penitência kkkkkk. Brincadeira! Esse comportamento faz parte da juventude!

    2. Rosa parabéns ao seu pai pelas sábias palavras proferidas sobre os comunistas e que Deus dê à ele muitos anos de vida e muita lucidez. Espero q vc tenha revisto seus conceitos sobre o Lula, o maior ladrão da história Republicana do Brasil. Felizmente está preso e que fique por lá muitos anos.

  15. Onde já se viu esquerdista amadurecer. Ele sabe que defendendo o Maduro vai perder votos. Somente isto, nada de amadurecimento.

  16. Uruguai precisa de alguém de direita no poder urgente. Acabei de voltar de lá, onde vou frequentemente pelos últimos 20 anos. Está cada vez mais abandonado, sujo, velho. Infelizmente a mentalidade esquerdista domina todo o povo.

  17. O Poder, apenas pelo poder, acima de tudo e de todos. Todo comunista so penso nisso, e por conta disso nao conseguem ir alem do proprio nariz. Nao conseguem entender que igualdade com liberdade nao existe, pois as pessoas nao sao iguais e a liberdade e da natureza humana, certamente o maior valor que temos.

  18. Acho que é por que a maconha cozinhou seu pequeno cérebro primitivo, crocodiliano, como dizem os especialistas o cerebelo. Todo comunista pensa com o cerebelo, sabiam? Está comprovado na prática do dia-a-dia.

    1. Os comunistas agem por instinto de sobrevivência, por isso pensam com o cerebelo, isso é só um complemento de minha teoria.

  19. "Essa condenação é resultado do amadurecimento pessoal"... Ah, faça-me o favor! Se esse esquerdalha vencer a eleição - e faço muitos votos de que isso não aconteça - ele voltará a apoiar Maduro. Isso é liquido e certo, porque a esquerda usa a mentira sem qualquer remorso para atingir seus objetivos. E esses "cientistas políticos" que emitem essa opinião sabem muito bem disso, mas ajudam com gosto na difusão desse teatrinho. É como a missa à qual o Haddad e a Manu foram. Certo?

Mais notícias
Assine agora
TOPO