Reprodução

Por que carcereiros ganham mais que médicos em Cuba

24.01.21 12:17

O Ministério do Interior de Cuba, responsável pela segurança interna da ilha comunista, abriu um concurso em Havana para carcereiros — chamados no edital de “educadores penais”. Um anúncio publicado no dia 15 de janeiro no jornal oficial Sierra Maestra  oferece um curso de cinco meses e meio para os candidatos aprovados. Nesse período, os alunos — todos homens — ganharão um salário de 4 mil pesos cubanos. Ao final das aulas, eles já poderão trabalhar ganhando 6.690 pesos cubanos por mês. Os funcionários das prisões cubanas ainda terão direito a “condições adequadas de habitação” e poderão passar as férias com a família em vilas recreativas do Ministério do Interior.

O anúncio causou indignação em Cuba e fora da ilha porque o salário de um médico recém-formado é de 4.610 pesos cubanos. Após concluir uma especialização, o valor sobe para 5.810 — ainda abaixo do que ganha um carcereiro.

É uma questão de prioridades. “Essa disparidade acontece porque os guardas prisionais são funcionários do Ministério do Interior. Tanto eles como os empregados do Ministério das Forças Armadas ganham mais do que outros profissionais em Cuba”, diz o dissidente Henry Constantin, que produz o jornal La Hora de Cuba. O país abriga 123 mil detentos — a proporção é de 1.071 presos para cada 100 mil habitantes. No Brasil, por exemplo, são 334 presos para 100 mil habitantes.

Atualmente, o salário dos médicos cubanos equivale a 110 dólares, ou 600 reais. “O problema é que os preços de todos os bens de higiene pessoal, o óleo de cozinha, o queijo, os eletrodomésticos, as roupas e os sapatos são iguais ou maiores do que os encontrados nos Estados Unidos”, diz Constantin.

Com a unificação das duas moedas em Cuba no início do ano, o país tem registrado elevada inflação. Tarifas de serviços subsidiados, como eletricidade, transporte e água, e preços de alimentos estão até doze vezes mais caras. Uma conta de telefonia celular sai, em média, por mil pesos cubanos. A conta de eletricidade pode sair mais cara do que isso, dependendo do número de aparelhos em uma casa.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. José, quem ganha muito no Brasil e a muito tempo sem fazer nada, são os funcionários públicos. Estes sim deveriam ir para Cuba cuidar de detentos.inúteis

  2. É questão de especialização. O médico é apenas médico. O carcereiro cubano é médico e especialista em segurança. Para se conseguir informações de um sujeito(inimigo do estado cubano), o mesmo deve aplicar técnicas que não incapacite permanentemente e nem mate o cidadão em questão. Swakeupdeadman

  3. E o PT quer transformar o Brasil em Cuba e Venezuela. Lembrando quem vai para a prisão no Brasil e o pobre cidadão, que não tem o STJ, STF, OAB para proteger-los. Como o nosso povo e bobo em acreditar em PTralhas e politico em geral. 2022 Vamos dar uma arrumada no pais através do voto consciente e trazer a Lava de Volta mais forte e acelerar as prisões de quem ja era para estar preso ha muito tempo.

    1. Voto salva, me explica aí como vai fazer pra tirar a quadrilha alojada no judiciário, especialmente nos tribunais superiores, sem o que de nada adianta trocar o presidente, ou vc ainda não percebeu que quem governa o país são eles? O Moro se revelou, infelizmente, um garoto birrento, cheio de mimimi

    2. Mudou alguma coisa com o Bozo? Não! Portanto, Bozismo = Petralhismo. Simples assim!

    3. Isso aí...é por esse caminho..!! Lugar de bandido é na cadeia, não no congresso...!!

  4. Não estou vendo nenhuma diferença em relação ao Brasil. Na última reforma bozista todos funcionários públicos foram depenados, menos os militares. Portanto, Cuba = Brasil.

  5. Ouvindo a música de Neil Young Heart of Gold, cheguei a conclusão que o governador DORIA é o meu Coração de Ouro. Eu quero viver, Eu quero doar Eu tenho cavado em busca de um coração de ouro São estas expressões que eu não abro mão Que me mantém procurando por um coração de ouro E estou envelhecendo Eles me mantém procurando por um coração de ouro... Contra o risco petista do comunismo, é Doria é seu Heart of Gold. Contra Bolsonaro e o seu racismo: É Doria e o seu Heart of Gold.

    1. * É racismo também. Só que eu escrevi FASCISMO. DORIA É O MEU HEART OF GOLD.

  6. E pensar que temos médicos no Brasil que defendem o regime cubano. O "petit" detalhe é que nenhum deles deseja trabalhar na Ilha, nem mesmo viver. Viva la Hipocresía !

  7. Cadê os esquerdopatas das terras tupiniquim, esse é o regime que a ratazana Mor Lula ladrão e quadrilha pretendiam implantar no Brasil, mas o povo brasileiro acordou a tempo.

    1. Inês, você está enganada. O PT não pagava melhor os profissionais das Forças Armadas. O PT procurava pagar mais aos professores marxistas por exemplo. As Forças Armadas teve o seu orçamento elevado pelo Bolsonaro. Está vendo o que o Bolsonaro quer implantar no Brasil?

  8. Nem valeria comentário. Mas, a fórmula de pagar bem quem dá sustentação ao governo é a mesma em todos os lugares ditatoriais e em regimes que não tem aprovação do povo, que precisam desse expediente pra se manter no poder. Aqui, a atração das Forças Armadas também se faz dessa forma, são coniventes pelo dinheiro. #VergonhaExército.

    1. PAULO, não se escreve mais "estória". Agora é somente história. O futuro presidente João Doria, vai formar o melhor ministério que o Brasil já teve. No governo Bolsonaro, eu poderia assumir o ministério da Economia, Educação, Saúde, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Direitos Humanos e Casa Civil. Sete ministérios somente eu. Somando o QI dos titulares dessas pastas, deve chegar a cerca de 80% do meu QI. Então como o Ministro do Turismo é um péssimo sanfoneiro, assumo também o Turismo.

    2. João limite-se a falar à altura da sua capacidade intelectual. Comentários inteligentes são para pessoas inteligentes. Eu sou muito inteligente, por isso faço muitos. DORIA Presidente, e vou assumir só eu 6 dos 56 ministérios de tanto que sou inteligente. Um dia saberão quem eu sou, dica, dei aula na NASA, MIT, e outros. Esta semana o Papa me contatou para pedir conselhos, bem está será outra estória.

    3. Paulo, só acho que você exagerou no "COMUNISMO" e "FASCISMO" no mais eu concordo.

    4. João, Qual a diferença entre PETISMO-SINDICALISMO-COMUNISMO E BOLSONARISMO-CORPORATIVISMO-FASCISMO? Se o PT tinha em Cuba um exemplo para seguir, qual seria o exemplo de Bolsonaro? A ditadura de antes? O que você acha?

    5. Paulo,o artigo é sobre a "democracia "cudana e não sobre dolsonaro

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO