NYPD

Por que a criminalidade é o tema dominante na eleição para prefeito de Nova York

23.06.21 11:30

Os nova-iorquinos votaram nesta terça, 22, nas primárias do Partido Democrata e do Partido Republicano para escolher os candidatos que disputarão a eleição para prefeito no dia 2 de novembro.

Apesar de 33 mil cidadãos terem morrido de Covid — a maior quantidade entre todas as cidades americanas —, a principal preocupação deles não é com a pandemia, mas com o aumento da criminalidade. Em uma pesquisa do instituto Ipsos, o assunto “crime e violência” foi citado por 46% dos entrevistados, enquanto a Covid foi mencionada por 30%.

A cidade tem experimentado um aumento nos episódios de violência com armas. Segundo a Polícia de Nova York (foto), foram 173 registros de tiroteios em maio deste ano, contra 100 em maio do ano passado. “Esses crimes, que tiveram um aumento dramático, geram muita cobertura na mídia, o que deixou a população amedrontada“, diz o criminologista americano Justin Nix, da Universidade de Nebraska.

Segundo Nix, parte da explicação para o aumento desses crimes está no que ele chama de crise de legitimidade. “O assassinato de George Floyd gerou protestos em todo o país. Diversos grupos passaram a criticar as polícias locais, as quais reduziram o número de patrulhas e de detenções. Isso levou muitas pessoas que usam armas para atividades ilegais a pensar que ficou menos arriscado carregar ou usar uma arma em lugares públicos“, diz Nix.

Em algumas cidades, como Chicago, a polícia já notou que a quantidade de pessoas abordadas que revela ter uma arma aumentou. “Além disso, também ocorreu uma elevação na compra de armas em todo o país nos últimos meses“, diz ele.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
    1. Quando vc encontrar o Lazaro na frente, dê uma flor para ele !!!!!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO