Por que a criminalidade é o tema dominante na eleição para prefeito de Nova York
Os nova-iorquinos votaram nesta terça, 22, nas primárias do Partido Democrata e do Partido Republicano para escolher os candidatos que disputarão a eleição para prefeito no dia 2 de novembro. Apesar de 33 mil cidadãos terem morrido de Covid — a maior quantidade entre todas as cidades americanas —, a principal preocupação deles não é...
Os nova-iorquinos votaram nesta terça, 22, nas primárias do Partido Democrata e do Partido Republicano para escolher os candidatos que disputarão a eleição para prefeito no dia 2 de novembro.
Apesar de 33 mil cidadãos terem morrido de Covid — a maior quantidade entre todas as cidades americanas —, a principal preocupação deles não é com a pandemia, mas com o aumento da criminalidade. Em uma pesquisa do instituto Ipsos, o assunto "crime e violência" foi citado por 46% dos entrevistados, enquanto a Covid foi mencionada por 30%.
A cidade tem experimentado um aumento nos episódios de violência com armas. Segundo a Polícia de Nova York (foto), foram 173 registros de tiroteios em maio deste ano, contra 100 em maio do ano passado. "Esses crimes, que tiveram um aumento dramático, geram muita cobertura na mídia, o que deixou a população amedrontada", diz o criminologista americano Justin Nix, da Universidade de Nebraska.
Segundo Nix, parte da explicação para o aumento desses crimes está no que ele chama de crise de legitimidade. "O assassinato de George Floyd gerou protestos em todo o país. Diversos grupos passaram a criticar as polícias locais, as quais reduziram o número de patrulhas e de detenções. Isso levou muitas pessoas que usam armas para atividades ilegais a pensar que ficou menos arriscado carregar ou usar uma arma em lugares públicos", diz Nix.
Em algumas cidades, como Chicago, a polícia já notou que a quantidade de pessoas abordadas que revela ter uma arma aumentou. "Além disso, também ocorreu uma elevação na compra de armas em todo o país nos últimos meses", diz ele.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
João
2021-06-23 14:40:49Antes do PR incentivar o uso de armas não exigia criminalidade no Brasil!!kkkkkk
Ligia Arca Uliana Pereira
2021-06-23 13:20:56E aqui, nosso PR incentiva a compra de armas! É o Brasil andando prá trás!