Adriano Machado/Crusoé

Polícia está preparada para o Sete de Setembro em Brasília, garante governo

24.08.21 20:02

Equipes de inteligência da Polícia Civil de São Paulo identificaram a movimentação de bolsonaristas para incitar a invasão dos prédios do Supremo Tribunal Federal e do Congresso Nacional durante as manifestações do Sete de Setembro. O governador de São Paulo, João Doria, alertou os chefes dos executivos de outros estados sobre os riscos. A Secretaria de Segurança do Distrito Federal, entretanto, garante que as forças de segurança estão preparadas e farão um trabalho “integrado, de acordo com a legislação vigente”. Questionada por Crusoé, a pasta não se manifestou sobre os alertas de João Doria e sobre as ações para evitar possíveis casos de insubordinação de policiais.

O governador de São Paulo detalhou o risco identificado pelos policiais do estado em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, na noite de segunda-feira, 23. “Nas redes de bolsonaristas em São Paulo, identificamos movimentos que indicavam ou recomendavam o cerco e a invasão do Congresso e do Supremo”, afirmou Doria.

Segundo o governador, a mobilização de Brasília contra o STF durante o Sete de Setembro não envolve policiais, ao contrário do que aconteceu em São Paulo. Doria afastou por indisciplina o coronel Aleksander Lacerda, autor de postagens contra o Judiciário.

“Isso (recomendação de invasão do Supremo e do Congresso) nada tem a ver com policiais militares de qualquer patente, e sim com movimentos bolsonaristas extremistas que pensam em fazer isso. Não sei se farão ou não, mas temos que ter cuidado no Brasil todo, alertei governadores sobre problemas dessa natureza”, disse Doria.

Questionada sobre os alertas da Polícia Civil de São Paulo, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal não deu informações sobre a interlocução com a corporação paulista. A pasta do governador Ibaneis Rocha informou que “as forças de segurança do Distrito Federal atuarão de forma integrada, de acordo com a legislação vigente no país, nas manifestações previstas para o dia 7 de setembro. Assim como em todas as manifestações desse tipo, é feito planejamento prévio, com a participação dos envolvidos, com objetivo de garantir a segurança dos participantes e da população em geral”.

Na segunda-feira, Ibaneis já havia descartado problemas no Sete de Setembro. “Tenho certeza de que na nossa polícia não haverá nenhum tipo de insubordinação. Vamos atuar para que as manifestações sejam feitas de forma pacífica”, garantiu.

Confira a íntegra da nota da Secretaria de Segurança Pública:

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) informa que as forças de segurança do Distrito Federal atuarão de forma integrada, de acordo com a legislação vigente no país, nas manifestações previstas para o dia sete de setembro. Assim como em todas as manifestações desse tipo, é feito planejamento prévio, com a participação dos envolvidos, com objetivo de garantir a segurança dos participantes e da população em geral.

Cabe destacar que o Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), é responsável pelo acompanhamento de todo ato ou evento, mesmo sem comunicação prévia. Esse monitoramento é feito de maneira integrada entre as forças de segurança e outros 29 órgãos, bem como instituições e agências do governo, com suporte de câmeras de videomonitoramento.

Esses órgãos integrados monitoram atos públicos de toda e qualquer natureza, respeitados os limites constitucionais. Além disso, auxiliam na promoção de ações de segurança pública – o trabalho em conjunto corrobora com a segurança, mobilidade, fiscalização e saúde da população do DF.

Por fim, realizar manifestação é um direito fundamental expresso no inciso XVI, do Artº 5, da Constituição Federal e que toda medida adotada pela Secretaria de Segurança Pública obedece à legislação que visa assegurar o direito de manifestação e de reunião, a ordem pública e a segurança e integridade dos manifestantes e do patrimônio público.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Alguém tem que botar ordem nessa pocilga, todos já deveriam saber que somente o MST e os indígenas ligados a esquerda podem invadir o STF ou o Congresso.

  2. Espero que as forças armadas daqui não se prestem ao que se prestou as da Venezuela. Burros! Perderam seu país em troca de dinheiro. Não valeu a pena.

    1. Se analisar a História, esse é um tema recorrente, o de aristocratas que se unem ao poder, pelas vantagens oferecidas, e são engolidos por ele! Mas vai continuar a se repetir, pois o ser humano, em essência, continua o mesmo: cobiça, luxúria, orgulho, soberba,...

  3. Invadir não ! Deveriam quebrar tudo e arrastar barrosos e morais pelo pescoço, com fizeram com o vagabundo presidente do iraque

    1. Ardo está ardendo de medo. Não se preocupe. Em breve você será encarcerado!

  4. Uma vergonha. O Brasil recebendo ordens de um terraplanista americano que usa um deputado federal, filho do presidente, como moleque de recados com o objetivo de promover agitações, com a proteção das forças armadas, no dia da independência. Bolsonaro consegue ser um trumpista/chavista.

  5. Saudades de quando o 7 DE SETEMBRO era o DIA DA PÁTRIA e comemorado como tal!!!! Há duas décadas tornou-se o dia dos gados fanáticos e arruaceiros, o dia da vergonha institucional nacional!!!!

  6. Saudades de quando o 7 DE SETEMBRO era o DIA DA PÁTRIA e comemorado como tal!!!! Há duas décadas tornou-se o dia dos gados fanáticos e arruaceiros, o dia da vergonha institucional nacional!!!!

  7. Se a PM do DF estiver tão preparada quanto as Forças Armadas demonstraram estar no agora famoso "desfile de blindados" modelo "Carro do Fumacê Passando Na Sua Rua", podemos saber no que vai dar: Destruição de prédio público, gado Mumuzão detido e muito me,me,me nas redes sociais, e a Variante Delta cancelando mais CPFs...

  8. No dia sete de setembro saberemos quantos xerimbabos de genocida existem no Brasil. As récuas de muares bozogenocidas querem sair às ruas para comer a grana das praças, arrotar gases tóxicos e defecar no asfalto. Eles nem imaginam que as masmorras estão já todas arrumadas para recebê-los. Zurrem muares bozogenocidas, zurrem!

    1. jose: estás imaginando que os oetistas et caeterva serão plagiados?

  9. O “cabecinha rosa apertada” inventa qualquer coisa pra se autopromover “ até vender a mãe” desde que de ibope. Agora até o imprestavel do FHC está junto kkkk

  10. "Polícia está preparada para o sete de setembro". Preparada pra quê MUARES? ... Já sei! ... Os governadores, tipo calça colada e comunistas do NE pensam em usar a PM para esmagar a manifestação sob qualquer pretesto, só que esqueceram de combinar com os comandantes das corporações e, parece q esqueceram também que, as PMs são um braço auxiliar do exército e a ele diretamente subordinadas. A PM é uma instituição de estado e não de governador. BOLSONARO a última TRINCHEIRA contra o comunismo.

    1. Nyco, as polícias são do Governo e não do Estado, vc está se confundido, já foi mostrado em todos os canais, jornais e etc.... a Contituição foi lida....

    2. Nyco,que vc vá para cadeia,junto com o gado bolsonarista!!!

    3. Huuuum. Estou torcendo para ter uma ruptura. Desta forma as pessoas decentes do Brasil colocarão todos os muares Bozistas, tal como o Nyco Penyco, na masmorra. Tu não conseguirás te esconder no esgoto, criatura bestial.

    4. PAULO muar, levante a orelha. Quem paga os militares é o povo, e tu que parasita diariamente este folhetim, cuidado! Reze para que não haja uma ruptura, pois se houver, tu não vais conseguir se esconder, não com toda a tecnologia disponível.

    5. Nyco, quem paga os policiais militares? Quem paga os militares das Forças Armadas? Você não deve saber, pois é um parasita bolsonarista. Qualquer PM ou militar que se rende a uma causa golpista, como essa do Bolsonaro, tem que ser exonerado da função. O Estado tem o monopólio da força. A partir do momento que essa força é usada por um golpista, que é o caso do Bolsonaro, contra o cidadão, ela não serve mais. O governo Bolsonaro está todo apodrecido. Às instituições ainda não. Segue o jogo.

  11. Noto que os ANTA y sus MUARES já estão seborrandosetudo. Calma Jumentos! ... As manifestações da DIREITA são sempre pacíficas, claro que, lá em Brasília poderá haver um ultimato, mas nada de apavoro pois será dado o tempo necessário para a evacuação do ambiente, não haverá pessoas caindo de aviões ao estilo Biden traidor dos afegãos, será tudo na paz, é apenas o povo, detentor do poder, indo reivindicar o q é seu por direito constitucional. ... MITO 2022, a última TRINCHEIRA contra o comunismo.

    1. Nyco! Você e o cara! Esses merdas vc q te criticam tem coco na cabeça ou são pagos para criticar

    2. Kkkkkk. Agora o Nyco Penyco se diz da direita, kkkkkkkkkkkkkkkk. Desdevquando muar tem posição política? Kkkkkkkkk. Nyco Penyco, você é apenas um muar. Entenda. Você é um muar, apenas um muar!

    3. Brigue contra o desemprego, aumento da gasolina, inflação descontrolada, empresas saindo do país, pelas mortes por Covid, pelo negacionismo, não pelas insanidades desse presidente fraco.

    4. Nyco, esta manifestação dará a dimensão, de quantos parasitas bolsonarista temos na nossa sociedade, e estão apavorados de perder a boquinha. Eu fui para às ruas me manifestar contra a corrupção petista e à favor da Lava Jato. Petistas foram às ruas defenderem o Lula, pois eram sanguessugas da nossa sociedade, não querendo perder a boquinha. É a mesma coisa agora. Por menos parasitas na nossa sociedade eu voto Moro. Com Moro Podemos Mais.

  12. Esses são os responsáveis pela produção de alimentos, entrada de divisas, empregos. Não ficam trocando papeizinhos, mensagens, criando burocracias e outras atividades parasitárias.

    1. Verdade Paulo. Este tal de José deve ser apenas um lambaio de corrupto.

    2. Jose, o José enche a boca p/ defender os parasitas da nossa sociedade, travestidos de alguém q produz alguma riqueza. Produzem caos e anarquia. Trabalhador de verdade, não gasta tempo defendendo os parasitas do Centrão. Defendendo um governo afundado na lama corrupta. Vão usar camisetas do Artur Lira, Ciro Nogueira, Ricardo Barros, Roberto Jefferson, Kassio Kopia e Kola, Aras... Pfizer não, Covaxin sim! Em defesa da Cloroquina da EMS e Apsen! Pelo fundão de 5,7 bi! Por ➕ inflação e ➕ desemprego!

    3. Kkkkkkkkkk. Produção de alimentos contaminados por agrotóxico, entrada de divisas lá no Uruguai e outros paraísos fiscais e empregos para desmatadores e milicianos. Esta é a contribuição dos Bozogenocidas para a sociedade brasileira. São uns parasitas bestiais!

    4. 2- Para termos um governo sem parasitas, temos que ter um Presidente, que nunca aceitou ser um parasita, Sergio Moro. Moro saiu do governo e foi para o mercado de trabalho. Lula e Bolsonaro sempre foram parasitas. Eu voto Moro. Com Moro Podemos Mais.

    5. 1- Qual o objetivo da manifestação? É contra a burocracia no governo do Bolsonaro? É contra a corrupção no governo do Bolsonaro? É contra o Kássio do STF, que o Bolsonaro colocou lá? É contra o Congresso do Bananinha 01 e Bananinha 03? É contra os parasitas da nossa sociedade? Então é contra a família Bolsonaro, pois até onde sei, ele sempre foram parasitas da política. A manifestação terá a presença de idiotas úteis e dos parasitas bolsonaristas. Foi assim no lulismo e é assim no bolsonarismo.

  13. Pior se perguntar para os bovinos na manifestação, o que vocês querem para o país ??? Pode ter certeza estes Acéfalos não tem ideia nenhuma do que querem Mudar!!! Corrupção??? Economia???? Fechamento do Centrão (congresso)??? Fechamento da Rachadinha(STF)???? Só estão teleguiados como jumentos!!!Guiados por uma família de Miliciano bandido !!!!

    1. Estou também com você, Humberto.

    2. Estou com você Paulo.

    1. O Adri continua sorteando o resto do seu nome para o prazer dos bozistas.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO