Polícia está preparada para o Sete de Setembro em Brasília, garante governo
Equipes de inteligência da Polícia Civil de São Paulo identificaram a movimentação de bolsonaristas para incitar a invasão dos prédios do Supremo Tribunal Federal e do Congresso Nacional durante as manifestações do Sete de Setembro. O governador de São Paulo, João Doria, alertou os chefes dos executivos de outros estados sobre os riscos. A Secretaria...
Equipes de inteligência da Polícia Civil de São Paulo identificaram a movimentação de bolsonaristas para incitar a invasão dos prédios do Supremo Tribunal Federal e do Congresso Nacional durante as manifestações do Sete de Setembro. O governador de São Paulo, João Doria, alertou os chefes dos executivos de outros estados sobre os riscos. A Secretaria de Segurança do Distrito Federal, entretanto, garante que as forças de segurança estão preparadas e farão um trabalho “integrado, de acordo com a legislação vigente”. Questionada por Crusoé, a pasta não se manifestou sobre os alertas de João Doria e sobre as ações para evitar possíveis casos de insubordinação de policiais.
O governador de São Paulo detalhou o risco identificado pelos policiais do estado em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, na noite de segunda-feira, 23. “Nas redes de bolsonaristas em São Paulo, identificamos movimentos que indicavam ou recomendavam o cerco e a invasão do Congresso e do Supremo”, afirmou Doria.
Segundo o governador, a mobilização de Brasília contra o STF durante o Sete de Setembro não envolve policiais, ao contrário do que aconteceu em São Paulo. Doria afastou por indisciplina o coronel Aleksander Lacerda, autor de postagens contra o Judiciário.
“Isso (recomendação de invasão do Supremo e do Congresso) nada tem a ver com policiais militares de qualquer patente, e sim com movimentos bolsonaristas extremistas que pensam em fazer isso. Não sei se farão ou não, mas temos que ter cuidado no Brasil todo, alertei governadores sobre problemas dessa natureza”, disse Doria.
Questionada sobre os alertas da Polícia Civil de São Paulo, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal não deu informações sobre a interlocução com a corporação paulista. A pasta do governador Ibaneis Rocha informou que “as forças de segurança do Distrito Federal atuarão de forma integrada, de acordo com a legislação vigente no país, nas manifestações previstas para o dia 7 de setembro. Assim como em todas as manifestações desse tipo, é feito planejamento prévio, com a participação dos envolvidos, com objetivo de garantir a segurança dos participantes e da população em geral”.
Na segunda-feira, Ibaneis já havia descartado problemas no Sete de Setembro. “Tenho certeza de que na nossa polícia não haverá nenhum tipo de insubordinação. Vamos atuar para que as manifestações sejam feitas de forma pacífica”, garantiu.
Confira a íntegra da nota da Secretaria de Segurança Pública:
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) informa que as forças de segurança do Distrito Federal atuarão de forma integrada, de acordo com a legislação vigente no país, nas manifestações previstas para o dia sete de setembro. Assim como em todas as manifestações desse tipo, é feito planejamento prévio, com a participação dos envolvidos, com objetivo de garantir a segurança dos participantes e da população em geral.
Cabe destacar que o Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), é responsável pelo acompanhamento de todo ato ou evento, mesmo sem comunicação prévia. Esse monitoramento é feito de maneira integrada entre as forças de segurança e outros 29 órgãos, bem como instituições e agências do governo, com suporte de câmeras de videomonitoramento.
Esses órgãos integrados monitoram atos públicos de toda e qualquer natureza, respeitados os limites constitucionais. Além disso, auxiliam na promoção de ações de segurança pública - o trabalho em conjunto corrobora com a segurança, mobilidade, fiscalização e saúde da população do DF.
Por fim, realizar manifestação é um direito fundamental expresso no inciso XVI, do Artº 5, da Constituição Federal e que toda medida adotada pela Secretaria de Segurança Pública obedece à legislação que visa assegurar o direito de manifestação e de reunião, a ordem pública e a segurança e integridade dos manifestantes e do patrimônio público.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Leonardo
2021-08-25 16:12:19Alguém tem que botar ordem nessa pocilga, todos já deveriam saber que somente o MST e os indígenas ligados a esquerda podem invadir o STF ou o Congresso.
SANDRA
2021-08-25 08:13:52Espero que as forças armadas daqui não se prestem ao que se prestou as da Venezuela. Burros! Perderam seu país em troca de dinheiro. Não valeu a pena.
ardo
2021-08-25 07:41:40Invadir não ! Deveriam quebrar tudo e arrastar barrosos e morais pelo pescoço, com fizeram com o vagabundo presidente do iraque
Alexandre
2021-08-25 06:58:34Uma vergonha. O Brasil recebendo ordens de um terraplanista americano que usa um deputado federal, filho do presidente, como moleque de recados com o objetivo de promover agitações, com a proteção das forças armadas, no dia da independência. Bolsonaro consegue ser um trumpista/chavista.
Odete6
2021-08-25 01:13:19Saudades de quando o 7 DE SETEMBRO era o DIA DA PÁTRIA e comemorado como tal!!!! Há duas décadas tornou-se o dia dos gados fanáticos e arruaceiros, o dia da vergonha institucional nacional!!!!
Odete6
2021-08-25 01:13:17Saudades de quando o 7 DE SETEMBRO era o DIA DA PÁTRIA e comemorado como tal!!!! Há duas décadas tornou-se o dia dos gados fanáticos e arruaceiros, o dia da vergonha institucional nacional!!!!
Natalia
2021-08-25 00:09:35Se a PM do DF estiver tão preparada quanto as Forças Armadas demonstraram estar no agora famoso "desfile de blindados" modelo "Carro do Fumacê Passando Na Sua Rua", podemos saber no que vai dar: Destruição de prédio público, gado Mumuzão detido e muito me,me,me nas redes sociais, e a Variante Delta cancelando mais CPFs...
Jose
2021-08-24 22:50:09No dia sete de setembro saberemos quantos xerimbabos de genocida existem no Brasil. As récuas de muares bozogenocidas querem sair às ruas para comer a grana das praças, arrotar gases tóxicos e defecar no asfalto. Eles nem imaginam que as masmorras estão já todas arrumadas para recebê-los. Zurrem muares bozogenocidas, zurrem!
Osmar
2021-08-24 22:40:53O “cabecinha rosa apertada” inventa qualquer coisa pra se autopromover “ até vender a mãe” desde que de ibope. Agora até o imprestavel do FHC está junto kkkk
Nyco
2021-08-24 22:16:26"Polícia está preparada para o sete de setembro". Preparada pra quê MUARES? ... Já sei! ... Os governadores, tipo calça colada e comunistas do NE pensam em usar a PM para esmagar a manifestação sob qualquer pretesto, só que esqueceram de combinar com os comandantes das corporações e, parece q esqueceram também que, as PMs são um braço auxiliar do exército e a ele diretamente subordinadas. A PM é uma instituição de estado e não de governador. BOLSONARO a última TRINCHEIRA contra o comunismo.