Pedro França/Agência Senado

Podemos e Cidadania decidem apoiar Simone Tebet na disputa pelo Senado

13.01.21 14:15

Recém-lançada à corrida pela presidência do Senado, Simone Tebet (foto), do MDB, angariou na manhã desta quarta-feira, 13, o apoio de dois partidos: Cidadania e Podemos. Tratam-se das primeiras legendas a declarar votos na emedebista.

Tebet disputa o comando da Casa com Rodrigo Pacheco, do DEM, candidato que tem a bênção do Planalto e do atual presidente do Senado, Davi Alcolumbre. O demista atraiu a seu bloco, além do próprio partido, PSD, PL, PT, PSC, Republicanos, Pros e Progressistas.

O Cidadania, que tem três senadores, tomou a decisão por unanimidade após o senador Jorge Kajuru abrir mão de sua candidatura. “A conduta que a Simone teve ao longo desses últimos dois anos como presidente da CCJ [Comissão de Constituição e Justiça] sinaliza que ela vai garantir independência e qualidade técnica ao trabalho do Senado, o que é muito importante para o Brasil“, explicou o vice-líder da bancada, Alessandro Vieira.

No caso do Podemos, o martelo foi batido após uma “sabatina” com a candidata. “Hoje pela manhã, tivemos 1h30 de reunião e a questionamos sobre vários pontos que se identificam com nossas bandeiras e ela está comprometida, até porque tem muita afinidade conosco”, contou Lasier Martins.

Ela tem compromisso com a reforma do regimento interno, algo muito importante, porque, hoje, a casa é toda obediente à uma única pessoa: o presidente do Senado. Além disso, é a favor da prisão em segunda instância‘, exemplificou o senador.

Crusoé apurou que, apesar da declaração de apoio, há dissidentes na bancada de nove congressistas. Romário, que não participou da reunião de hoje, está inclinado a votar em Rodrigo Pacheco, bem como Marcos do Val, o qual se comprometeu a “repensar” a decisão. Styvenson Valentim, por sua vez, disse estar indeciso.

Tebet ainda espera receber o apoio do PSDB na tarde desta quarta-feira.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Será que o grupo Muda Senado vai se bandear para o lado negro do Congresso?Esperamos uma definição a altura das aspirações do povo brasileiro desse grupo que jogou um raio de luz no combate à corrupção reinante. Vamos ver de que lado se posicionam pois eles têm 18 votos no minímo e decisivos.

  2. Que jogador Romário votar em Pacheco! Deveria tomar vergonha na cara. Porque não vota na Senadora. Do Rio de Janeiro pode esperar tudo! Um estado que só produz político desonestos!

  3. A melhor candidata para o povo sem dúvidas ; os outros dois candidatos representam só os interesses particulares , inconfessáveis de seus colegas deputados

  4. Força senadora @SimoneTebetms nesta eleição para presidente do Congresso Nacional. A sociedade cívica brasileira precisa da brilhante senadora Simone Tebet na condução política dos interesses do povo e do Estado, com independência dos demais poderes da República.

  5. Mais uma vez vamos nos decepcionar se acreditarmos que ela representa mudança. Basta acessar https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ramez_Tebet e verificar a foto sob o tópico "últimos anos" para ver de onde vem a herança política da senadora. Está na politicagem desde cedo, fez carreira como política e não representa uma verdadeira mudança no Senado. Só verificar os correligionários. Até quando embarcaremos nessas aventuras?

  6. Com Simone Tebet no comando do Senado me sinto representado. Ela é um dos poucos membros daquela casa legislativa que tem demonstrado serenidade e firmeza no trato das questões de interesse da maioria dos brasileiros. Boa sorte Senadora!

  7. AINDA BEM ,PQUE OS 🐀🐀VÃO APOIAR O INDICADO POR ALCOLUMBRE O ENGAVETADOR E POR BOLSO .SENADO COM VOTOS SECRETOS VIROU UM LUPANAR

  8. Até agora o candidato declarado do MITO (câmara) é o Arthur Lira, já no senado, a candidatura da Simone Tebet, CONSERVADORA de formação muda tudo. Com certeza deverá ter o apoio incondicional do presidente e o candidato do Batoré que vá práspikas.

    1. Eu sugiro uma sutil mudança para o MITO: deveria ser assim grafado: MInTO.🙄

  9. Mais que na hora de termos uma mulher presidindo o Senado. E Simone Tebet é, sem dúvida, a melhor escolha, tanto como parlamentar ou mulher. Torcendo por ela. Quem for a favor, por gentileza pressione seus senadores a votar nela.

    1. Medo de pressionar meu senador e ele emitir mais notas frias :) :) :)

  10. Com os senadores que elegemos, a maioria, com medo da Prisão em Segunda Instância, dificilmente ela será eleita, e tudo continuará como antes. Precisamos fazer uma corrente de apoio a eleição dela, enviando mensagens aos nossos representantes de cada estado.

  11. Pressionemos os nossos senadores em prol dessa candidatura, pois ela é um dos poucos bastiões em busca de um senado condizente com a maioria do povo brasileiro e que não continue nos envergonhando, como sempre tem feito nestes últimos decênios. Torço para que a tenhamos na presidência do congresso, pois a sua vitória será um maravilhoso acontecimento no meio de centenas de milhares de notícias ruins e decepções.

  12. O PT sem o mínimo constrangimento apoia o candidato do Alcolumbre e do Bolsonaro. Escancarou a frente anti Lava Jato e pró-corruptos. E os petistas têm ainda a desfaçatez de criticar quem votou no capitão?

  13. Vamos pressionar nossos senadores para votar em Simone Tebet, ficando claro quem são os que temem a prisão em 2a instância, por poderem virar alvos, por razões óbvias...

  14. A Senadora Simone Tebet tem o apoio do "Grupo Muda Senado" e defende o combe implacável à corrupção impune. Pelo resgate da moralidade pública, siga em frente Senadora!

  15. A senadora Simone Tebet é uma flor nesse terreno pantanoso do nosso senado. Na eleição, estarei entre os torcedores pela sua vitória, como estive na eleição do Alcolumbre contra Renan. Espero não me enganar mais uma vez. Não podemos errar dessa vez, pois tanto o Senado como a Câmara precisam de pessoas que pensem no país ao invés de pensar em benefício próprio, como tantos têm feito nas últimas décadas.

  16. O maior problema para a Tebet é os senadores corruptos das siglas PSDB e MDB, eles com certeza apoiarão o escolhido do Bozo. Daí subentende-se que não terá a totalidade dos votos dessas siglas. Mas torço por ela. Nao dá mais para aguentar um senado protetor de bandido e da corrupção, alem de virar capacho do desgoverno federal.

    1. Também torço por ela. De longe a melhor opção para o país.

Mais notícias
Assine
TOPO