Presidência da República

Plano para as universidades

16.07.19 10:56

Depois de apresentar na semana passada o Plano Nacional de Educação, Abraham Weintraub divulgará na quarta-feira, 17, um outro plano, voltado apenas para as universidades.

“Future-se, o nome da libertação das universidades federais”, anunciou o ministro da Educação na manhã desta terça-feira, 16, no Twitter. A estratégia foi apresentada hoje na reunião do Conselho de Ministros por Weintraub (foto).  “Amanhã, pela manhã, faremos uma apresentação para a imprensa. Será que teremos novamente um tsunami de fake news?”, provocou.

Na semana passada, Weintraub negou na rede social que haverá cobrança de mensalidades e privatizações das instituições de ensino superior do governo federal. “Há avanços maiores e menos polêmicos”, avisou.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Já se passaram mais de 7 meses e meio de governo e até agora não sabemos qual ou quais são os planos deste governo para a educação. Esse mesmo governo prometeu dar prioridade ao ensino básico e ao médio profissionalizante. Agora, promete anunciar um plano para o ensino superior baseado no modelo australiano. E tome tuitadas. Até agora, só marketing de quinta categoria.

  2. Depois de trabalhar durante 30 anos em uma universidade pública paulista e assistir a politização desta em detrimento da razão de existir que é o ensino e pesquisa de qualidade, vejo com bons olhos esta iniciativa.

  3. sou a favor da cobrança de mensalidade com bolsa a quem precisa, mas condicionado a aprovação das notas e não extensiva a cursos duvidosos, quem não passar nas provas perde a bolsa

  4. Universidade, na minha opinião, não pode ser casa de caridade. Não é para todo mundo. Tem que ser para aqueles que tenham capacidade e vontade de vencer pelo estudo. Não pode ser restritiva a pobre ou rico, mas difícil no ponto de vista intelectual. Devemos investir na base como era antigamente: Escola Pública de qualidade!

  5. Sou a favor também da cobrança de mensalidade nas universidades, com bolsas de estudo variáveis, a depender da renda familiar do aluno. O que não dá é toda população, inclusive pobres, bancar faculdade de filhinho de papai que não quer porra nenhuma. Só está lá pra agradar os pais e continuar sem trabalhar.

    1. Concordo. Nem pagamento de FIES pra VAGABUNDO que só quer canudinho de doutor mas faz faculdade de nível sofrível.

  6. Temos que " extirpar" a desgraça esquerdista das nossas Universidades. O estrago de 24 anos de esquerdalha levará anos para ser corrigido.

  7. Cobrar mensalidades, acabar com cursos idiotas que não levam a nada, acabar com possibilidade de conclusão do curso com o dobro do tempo, cobrar reciprocidade de quem se forma de graça para prestar serviço gratuito, desalojar esquerdopatas!

    1. Também, todos, afinal quem paga é a sociedade. Aquele que não quiser prestar serviços, pode, porém, vá pagar com seus recursos!

    2. mas,e o rico que também faz Universidade Federal vai ser obrigado a fazer serviços sociais?

  8. O estudo universitário deve ser cursado pelos mais competentes. O objetivo, além da formação deve ser a produção de conhecimento e tecnologia. Isto tem um elevado custo que deve ser coberto pela venda destes produtos, por pagamento de estudantes e por investimento do Estado, em proporções diferentes.

  9. Não vai ser fácil!!!Sou educadora aposentada.No final da minha carreira sofri muito com a falta de comprometimento dos meus pares,alunos e familiares.A Escola do início da minha vida profissional não existia mais.Tem que ser resgatada com todos valores que fi aram perdidos ao longo desse processo de sucateamento.

  10. A propósito de cobrar mensalidade nas Universidades, sou plenamente a favor que se cobre uma mensalidade social, com preço variável por curso. Nada deve ser de graça, não somos nem seremos comunistas, nunca.

  11. Eu acredito que as universidades publicas deveriam deveriam sim cobrar mensalidades e criar uma bolsa que varia de acordo com a renda familiar do aluno, podendo chegar até 100%. Creio que seria mais justo.

  12. Vamos lá ministro, precisamos viabilizar essas universidades em favor do Brasil, de forma objetiva, séria e prática. Vamos desalojar essa porcaria comunista e atrasada que só prega o caos, a promiscuidade e corrupção.

  13. O MEC é o ministério mais difícil de desaparelhar. Mais de 4 décadas de doutrinação ideológica não se muda do dia para a noite. Tenhamos fé!

  14. Pois eu acho interessante essa cobrança de mensalidade nas universidades públicas. Essas instituições estão caindo aos pedaços, tudo no completo abandono, professores desmotivados, etc... Tem que cobrar mesmo e não é pouco não!

    1. Sou favorável cobrar por cursos universitários,com bolsas para quem não pode pagar e investir pesado no ensino elementar com turno completo das 7 às 7 para creche,maternal,primeiro e segundo graus, em vinte anos teríamos uma geração com grande capacidade produtiva para poder competir com outras nações e sermos rico

Mais notícias
Assine agora
TOPO