Alice Vergueiro/Folhapress

Planalto compra carros para ex-presidentes da República por R$ 647 mil

18.01.20 13:30

O governo gastou 647,7 mil reais para comprar carros para ex-presidentes da República. Depois de um pregão realizado em outubro de 2019, o Planalto assinou contrato com uma empresa de São Paulo esta semana. Seis ex-presidentes terão novos veículos à disposição: José Sarney, Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva (foto), Dilma Rousseff e Michel Temer.

Em média, cada carro sairá por 107,8 mil reais. O edital previa a compra de até 12 veículos por 1,3 milhão de reais, mas o contrato acabou fechado para a entrega de seis veículos, um para cada ex-presidente da República.

Um decreto de 2008, assinado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estabelece que, ao deixarem o Palácio do Planalto, os antigos mandatários tenham direito aos serviços de segurança e apoio pessoal, veículos oficiais com motorista e dois servidores com cargos em comissão.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. É INCONGRUENTE com uma SOCIEDADE DEMOCRÁTICA e MAIS JUSTA, mas este PROCESSO DE AJUSTE não necessariamente precisa ser feito de SUPETÃO, mas em COMPASSO com o DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO e TECNOLÓGICO vigentes no país e no mundo.

  2. Além do mais, conforme a TECNOLOGIA avança, este APARATO não pode ser substituído por FERRAMENTAS e MÉTODOS mais modernos? Na era do VEÍCULO AUTÔNOMO, se justificará que ex-presidentes tenham motoristas? Na era da ROBOTIZAÇÃO, fará sentido que ex-presidentes tenham SERVIDORES à sua disposição, ao invés de robôs? Sem dúvida que tais PRIVILÉGIOS tem uma grande CONOTAÇÃO de POMPA e de um ESTADO ARCAICO onde POLÍTICOS são tratados como SUMIDADES que estão acima dos PLEBEUS.

  3. Em se tratando de um país de DIMENSÕES AMAZÔNICAS e um PIB ROBUSTO é RAZOÁVEL que os OCUPANTES do POSTO MÁXIMO do GOVERNO BRASILEIRO tenham condições diferenciadas para quando deixarem suas funções. Isto não quer dizer que não se possa discutir o NÍVEL e a EXTENSÃO dos PRIVILÉGIOS concedidos. Por exemplo, em um país com BAIXOS NÍVEIS de criminalidade e violência, seria realmente necessário um GRANDE APARATO de SEGURANÇA para os ex-presidentes?

  4. No entanto, é uma EXCRESCÊNCIA que um PRESIDENTE condenado por CORRUPÇÃO ou IMPICHADO conte com tais BENEFÍCIOS. Não seria até um INCENTIVO para o sujeito não roubar ou se envolver em CORRUPÇÃO, perder os PRIVILÉGIOS que teria após deixar o cargo? Se ele for IMPICHADO, perde os PRIVILÉGIOS. Se for CONDENADO por CORRUPÇÃO, perde os PRIVILÉGIOS. Mas como a atual legislação não prevê isto, tal hipótese seria uma excelente alternativa para FUTUROS OCUPANTES da cadeira presidencial.

  5. Apesar de serem mordomias às quais o CIDADÃO COMUM não tem acesso, perto do PIB brasileiro é um gasto bem marginal, tanto os carros quanto as demais benesses. Em um país com um PIB menor este tipo de VANTAGEM tem um IMPACTO MARGINAL maior. Seria muito bom que os presidentes brasileiros fossem tratados como os PRIMEIRO-MINISTROS de PAÍSES ESCANDINAVOS, mas o Brasil não é um PAÍS ESCANDINAVO e uma coisa de cada vez, reduzir a CORRUPÇÃO A NÍVEIS MÍNIMOS já estaria de BOM TAMANHO.

  6. ACHO DESNECESSÁRIO... JÁ CHEGA AS MORDOMIAS QUE ESSAS FIGURAS TÊM, PRINCIPALMENTE OS PTRALHAS, QUE QUASE ACABARAM COM A RIQUEZA DO BRASIL.

  7. Quanto mais eu rezo, mais assombração aparece!! A p* dessa roubalheira não termina nunca!! E aí, Presidente Bolsonaro, bote a a Bic pra funcionar e acabar com essa mamata!!!

    1. Alguns já eram ricos. Outros se tornaram ricos ao exercer a Presidência. Não acho que um carro de R$107 mil com motorista, faça diferença pra qualquer um deles. Agora, 107 mil reais faria muita diferença para um hospital, posto de saúde ou escola, nesse pais de milhões de miseráveis que vivem abaixo da linha da miséria

  8. Bolsonaro tem que acabar com essa farra. Revoga esse decreto e em seguida recolha os carros e os motoristas. Todos roubaram durante seus mandatos e vivem numa boa, usufruindo dos frutos da roubalheira. Estamos fartos dessa raça. Que nojo...

    1. Cadê o Bolsonaro!? É igual a Lula, Collor e Dilma! Mais um conto do vigário! O Mito é traidor! Moro 22!

  9. Não sejamos hipócritas... Todos gostaríamos de esses privilégios. Eles chegaram lá pelo voto do povo. Então é legítimo.

  10. E ele nem pensou em si próprio quando criou isso, altruísmo total. Estava pensando no sofrimento do povo em ver seus antigos presidentes passando necessidades. Segurança, tudo bem, o resto é safadeza.

  11. E um tremendo absurdo, enquanto nos pobres mortais que contribuimos a vida toda para o INSS recebemos minguados 65% do valor maximo por conta do famigerado Fator previdenciario, regra para diminuir as aposentadorias, esses ex-presidentes riem na nossa cara principalmente o Lularapio que jamais deveria estar solto.

  12. Se estes EX tivessem um mínimo de empatia com a situação do povo brasileiro, não aceitariam essas benesses... Só resta pedir a Deus que nos ajude...

  13. Existe algum desses EX que tenham demonstrado qualquer necessidade especial após deixarem a presidência? Pelo contrário, saíram todos muito bem de vida, alguns até milionários. É uma imoralidade que esses elementos aceitem a tutela do Estado por toda a vida. Deveriam tomar vergonha na cara, pedir desculpas ao povo brasileiro e, eventualmente, devolver aos cofres públicos tudo que surrupiaram ao longo de seus mandatos corruptos.

  14. Nada mais caro para o contribuinte que uma república presidencialista E ainda temas famílias de presidentes que se revezam a cada 4 anos querendo aproveitar as benesses da república

    1. Pode ser legal mas, sem dúvida IMORAL! Só podia ser coisa daquele imoral.

  15. Todos farinha do mesmo saco.Viram a relação de quem nos governou após 1986?Como um país vai pra frente com esses nomes?Vergonha

  16. Gente como o sarneynto, o lularápio, a dilmaldição, o caçador de maracujá devia andar a pé com prego na sola do sapato.

  17. Tem que revogar essa indecência presidente !Ei capitão ouça a sua consciência e o grito do povo miserável ! Infâmia ! Revoltante essa mordomia ridícula !

  18. Teve tantas mudanças e essa, apesar de ter diminuído o montante em $, não foi definitavemte extirpada, anulada...já não acredito mais em ninguém...servir a pátria com lucros e dividendos vitalicios é uma afronta ao povo...quando teremos de fato, verdadeiros *,servidores*

    1. KKK, até agora ele sancionou todas as leis para acabar com o Brasil. Acabou com todas as nossas esperanças. Acho que não terminará o mandato.

  19. Quando o povo tomar vergonha na cara e votar em políticos honestos e mudar radicalmente o nosso Congresso-quadrilha, acabaremos com estas indecências. Por enquanto, merecemos o que sofremos.

  20. Pela manchete tendenciosa da Crusoé, parece que o Planalto que é culpado. Na verdade o Planalto está cumprindo mais uma lei imposta pelo Lula, o maior larápio que o Brasil já teve.

  21. Esses políticos só nos causam vergonha ao aprovarem esses absurdos. Cada dia estou mais descrente dos seres ditos "nossos representantes".

  22. Um bando de ladrões corruptos queimando ainda mais dinheiro dos pagadores de impostos. Esse país é um convite permanente à sonegação.

  23. Segundo a legislação vigente os ex-presidentes da República têm direito a uma espécie de "aposentadoria" vitalícia, o que nunca se deveria ter estendido a quem não terminou o mandato (como o Collor) nem a quem o cumpriu em parte (como o Temer). Todavia, há de se ter como inaceitável que tais brasileiros, além de suas aposentadorias continuem a manter suas regalias monarquistas, como automóveis, motoristas, assessores etc. pelo resto da vida por conta da nação.

    1. Aposentadoria deveria seguir as mesmas regras do regime geral, ter tempo de contribuição e valor limitado ao teto previdenciário.

    1. Somos a maioria se nós ficar em casa e não for para rua alegar pq esse absurdo nada irá mudar. O Brasileiro ele e muito acomodado , não procura exclarecimento e fica esperando milhares.

  24. Vergonha é o que sinto ao me depara com uma notícia dessa, um pais onde o pobre trabalha 30 dias para ganhar míseros 1000 reais, ai vc vê bandidos condenados travestidos de ex- presidentes, usurpando dinheiro do povo pra seus beneficios e mordomias, pais lixo representados por corruptos que jamais sairam do esgoto da bandidagem.

    1. A maioria dos brasileiros não tem conhecimento de muitas coisas que existem porque a imprensa é omissa. Os brasileiros também não fazem ideia de que trabalham mais de seis meses para pagar impostos.

  25. Pobre Pátria Amada Brasil. Ex-presidente,pelo menos quatro foram,inpinchados, ou presos, ou respondem processos por corrupção e por aí vai.E nós, pagando suas mordomias.País sem qualquer dignidade.

  26. Cambada de ladrões miseráveis. Nenhum deles vale nada. O pobre povo brasileiro paga a conta para estes salafrarios viverem vidas de marajás. Precisamos de um golpe e uma revolução e botar estes canalhas no muro. Bala na cabeça de cada um . O mundo vai melhorar sem estes safados.

  27. Nao quero pagar por isso!! o dinheiro das minhas taxas ao para saude, educacao, saneamento, infra estrutura e seguranca publica. Parem te torrar o meu dinheiro seus mer.das. 2020 e 2022 vamos ter mais uma chance de arrumar isso.

  28. Collor, Fernando Henrique, Lula, Dilma, Temer... será que esqueci alguém? É muita mordomia para quem não merece. Aliás, tem uns e outros aí que mereciam mesmo era estar na cadeia.

  29. Isso é um dos maiores absurdos deste país. Ex-presidentes com direito a segurança,a servidores e a carros sendo que dois sofreram impeachment por facatruas no governo e um presidiário que está solto pelos protegidos dele do STF. Absurdo nós pagarmos isto.

    1. CJRM Assim é de lascar. A única solução é todos nós nas ruas,buscando nossos direitos.

  30. Basta um novo Decreto, de dois artigos, para anular essa imoralidade. Ao menos quando voltar à prisão molusco não andará de carro com segurança, pagos por nós, os abobados. Bem, assim espero...

  31. Desta turma, dois foram afastados por impeachment! Mesmo assim, ganharão carros comprados com o nosso dinheiro? É mais uma grande vergonha!

  32. Acho que nenhum desses caras dirije o próprio carro, que tem que ser brindado, gasta pra cacete; junto temos que pagar, além dos seguranças, motoristas particulares. Haja impostos!!

    1. Meu coração dói cada vez que eu vejo uma notícia!

  33. Com todo o respeito considero essa ação descabida. Os beneficiários para honrar o cargo que ocuparam deviam abrir mão desse privilégio. A memória de um povo é mais importante que esses detalhes materiais . Me envergonho.

  34. REVOLTANTE!!!!!!!! Definitivamente o BRASIL está infestado de FACÇOES CRIMINOSAS ASSALTANDO O ERÁRIO IMPUNEMENTE!!!!!!! Isso não acabará bem para esses MARGINAIS!!!!!! Essa subespécie sanguessuga não tem idéia do que seja uma NAÇÃO ENFEZADA!!!!!!!!!

  35. Uma imoralidade desse porte e as cúpulas das organizações criminosas (do legislativo, do executivo e do judiciário) se esbaldando na praça das três quadrilhas.

  36. Em campanha Bolsonaro prometeu, em palanque, que não iria concorrer a reeleição, como também acabar com todo e qualquer privilégio/mordomias dos ex-presidentes da República, dentre outras promessas. Um ano de governo já se foi e até agora nada... Essas promessas estão gravadas, inclusive viralizou no Whatsapp...

    1. Boa intenção o PR tem. Só que ele amplamente tutelado. Pelo congresso que aprova pautas bombas, ou STF (deveria ser minúsculo), que legisla sem ter essa atribuição!!! Cobremos mais do Judiciário e o Legislativo....

    1. Tenha dó do jegue, que não merece nem estar perto desses pulhas.

    1. Cambada de salafrarios , imundos . Essa múmia imorrivel (Rogério Magri), asqueroso desse Sarney deve dar boas gargalhadas de nós , pobre povo .O cão que aprimorou e expandiu a corrupção Velho imundo.

    2. Se esses ex tivessem um pingo de vergonha na cara e de espírito público, seriam os primeiros a recusarem essa imoralidade. Enquanto o povo desempregado passando necessidade, esses indecentes se locupletam. Vergonha Brasil!

    3. Éééééé... sei não. Bolsonaro anular isso daí? Hummmm...sei não.

    4. Além disso, o Decreto é obviamente inconstitucional, por afronta ao princípio da impessoalidade. Como pode Lula criar uma regra que o beneficiaria? Para isso não tem STF! Bolsonaro tem que anular essa merda!

Mais notícias
Assine agora
TOPO