Breno Esaki/Agência Saúde

PGR questiona Butantan sobre estoque de insumos para produção da Coronavac

20.01.21 20:51

Instaurado na Procuradoria-Geral da República, o Gabinete Integrado de Enfrentamento da Pandemia da Covid-19 questionou o Instituto Butantan sobre o estoque do insumo farmacêutico importado da China para a produção nacional da Coronavac. O ofício, assinado pela subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo, foi enviado nesta quarta-feira, 30.

No documento, Lindôra pergunta se existe atraso na entrega da matéria-prima pelo laboratório Sinovac Life Science e, em caso positivo, qual a expectativa da chegada de novos lotes do material.

Nesta semana, em coletiva de imprensa, o diretor do Butantan, Dimas Covas, reconheceu a demora no desembarque das substâncias em território brasileiro. Segundo explicou, o lote com 5,4 mil litros do insumo está pronto na China desde janeiro, e o Instituto espera recebê-lo até o fim deste mês.

A subprocuradora-geral da República ainda indagou qual a expectativa de produção da Coronavac para o primeiro semestre e para todo o ano de 2021. “A resposta oficial do instituto – quando for entregue ao Giac – será analisada e poderá embasar a adoção de providências pelo colegiado“, diz comunicado.

O colegiado enviou um ofício semelhante à Fundação Oswaldo Cruz, Fiocruz, responsável pela produção da vacina de Oxford no Brasil. Neste caso, a autarquia informou oficialmente a alteração no cronograma de envio dos insumos pela farmacêutica AstraZeneca.

A entrega, inicialmente prevista para 9 de janeiro, foi adiada para o dia 23 do mesmo mês. De acordo com a Fiocruz, com o atraso, as primeiras doses da vacina devem ser liberadas para o Programa Nacional de Imunização somente a partir de março.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. EIS A RESPOSTA: https://www.em.com.br/app/noticia/nacional/2021/01/21/interna_nacional,1231117/governo-gasta-r-90-milhoes-em-tratamento-precoce-mas-nao-pagou-butantan.shtml?utm_source=onesignal&utm_medium=push

  2. Um Estado aparelhado ao clã e nenhuma medida enérgica dos órgãos competentes do governo busca informações do MS, do Ministro das Relações Exteriores, ou seja, estão blindando o governo de todas as formas... e assim caminharemos até 2022. Moro não estava errado quando denunciou o Bozominto sobre a interferência na PF, ele tem todos nas mãos dele.

    1. correção: é augusto haras, puramente equino!

  3. E o questionamento ao Ministério da Saúde por até o momento não ter repassado os valores ao Butantan? E não tendo repassado qual o motivo de gastos de 90 milhões em remédios sem eficácia?

  4. Aumenta ainda mais a demanda pelo Instituto Butantan. Eles não podem definir planejamento sem insumos, óbvio, a resposta já está dada. Ela deveria sim questionar o Ministério das Relações Exteriores porque não há liberação dos insumos...

  5. Lindora perguntou ao Bolsonaro por que fez campanha contra a vacina, ou ao Pazuello sobre sua incompetência? Agora, quer aparecer questionando para agradar o chefe Aras e o chefe de ambos, Bolsonaro. Lindora, Lindora, não seja Feiora !

  6. Palhaçada dessa senhora! Fingindo que tá trabalhando e acha que somos todos idiotas úteis! Deviam é tá denunciando o Minto dela! Vergonha alheia!

  7. Essa Lindora amiga dos Rachadinhos Bolsonaros está metendo a mão onde ela nada sabe é inapropriada esta SENHORA LINDORA amiga dos rachados BOLSOBOSTAS

  8. A China teria que ressarcir a humanidade, pelo holocausto que os comunistas chineses estão provocando. O mundo deveria se unir contra essa raça.

    1. O PC Chines (não a China) escondeu SIM o virus, "condenando a marte" o médico oftalmologista que, ingenuamente, alertou os dirigentes do PC Chines sobre a existência de "algo altamente contaminante e relativamente leta...) Fim de papo, morreu e ninguém mais ouviu falar dele. Confinar em PC só em Cuba, Venezuela, PT, Coréia do Norte e só !

    2. André, se a epidemia de Zika vírus tivesse virado uma pandemia, vc acha que o Brasil teria que ser punido? Demorou um tempo para correlacionar a infecção de grávidas com o Zika e a microcefalia. A verdade é que uma pandemia era algo esperado. E provavelmente outras pandemias surgirão. Os vírus estão na Terra bem antes de nós. Vários vírus oportunistas estão à espreita. Precisamos nos unir e melhorar os processos de fiscalização e monitoramento, através dos organismos multilaterais.

    3. Mais um bolsonarista preconceituoso com sua teoria da conspiração!

    4. Votei no Bolsonaro no 2o. Turno para tirar o PT do poder. Mas não dá mais para convivermos com os arroubos deste Sr. Ele não eh só maluco, ele eh sadico. O q precisamos nesse momento eh empatia, principalmente com aqueles q tiveram um parente, um amigo, um colega levado pela pandemia. O chefe de estado tomou conhecimento no início de janeiro q Manaus iria colapsar, e falar q mandou dinheiro eh no mínimo irresponsável pela altura do cargo. Tomara q assim como os EUA, livrai-nos desse mal logo.

  9. Necessário lembrar às atentas autoridades que o contrato do Butantã com a Sinovac chinesa foi firmado para imunizar os habitantes do estado de São Paulo, mediante iniciativa do governador João Doria, que preparou e planejou as ações de combate à pandemia de COVID 19, com recursos do próprio estado. Já o governo federal gastou uma fortuna apostando na vacina de Oxford... é lá que a procuradora deve pedir respostas!

    1. Sem esquecer que o ministro Pançuelo tentou confiscar agulhas e seringas que o governo de SP adquirira. Ainda bem que o supremo impediu...mas o gado acha tudo normal, a esperteza, inércia e rusticidade do Pr, “ é estilo”... só se for de desgoverno!

  10. A coronavac deixou de ser a vacina di Dória para ser do Brasil, agora o governo federal cobra a vachina! Lamentável e ridículo!

  11. A corrida era só p ser o primeiro a vacinar Não tinha nada de salvar vidas de Brasileiros. Espero que o Dória não tenha amarrado o País em uma armadilha Chinesa.

  12. Fica cada vez mais claro que temos dois países no Brasil. O país de São Paulo, cujo líder é o governador João Doria, onde se tem planejamento estratégico e resultados. Onde profissionais competentes agem com seriedade. Onde às coisas avançam. Não tenho dúvidas que Doria, a despeito do Bolsonaro, conseguirá negociar o fluxo contínuo do IFA frente à China, nossa parceira; e entregar a vacina do Butantan para todo o Brasil. No Brasil bolsonarista, reina a molecagem, a incompetência e a morte.

    1. paulo esta perfeita a tua análise ,so me intriga uma coisa como ainda tem partidos como psd podemos ainda apoiando o genocida e o corrupto do lira

    2. JOÃO, a politicagem foi fomentada pelo Bolsonaro e pelos idiotas úteis bolsonaristas. Usaram adjetivos pejorativos para as vacinas. Comemorar morte de voluntário. A Anvisa ter que se posionar contra tratamento precoce com medicamentos comprovadamente sem eficácia. Carla Zambelli incentivar a desobediência civil em Manaus, matando pessoas por falta de oxigênio. O PGR não tomar as medidas da sua alçada. Vou ficar o dia inteiro mostrando a politicagem do Bolsonaro.

    3. O Brasil é preciso acabar com esta politicagem da pandemia, isso não leva a nada, bandos de estúpidos.

    4. Você conseguiu sintetizar muitíssimo bem o que está acontecendo neste país. Parabéns!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO