Marcelo D. Sants/FramePhoto/Folhapress

PGR defende manutenção do bloqueio de bens de Lula

06.04.21 16:09

A Procuradoria-Geral da República defendeu no Supremo Tribunal Federal a manutenção do bloqueio de bens do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (foto), conforme decisão do juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba, Luiz Antonio Bonat.

A peça, assinada pela subprocuradora-geral da República, Lindôra Maria Araújo, foi protocolada nesta terça-feira, 6. O órgão se manifestou sobre um recurso em que a defesa de Lula afirma que a preservação do bloqueio é uma afronta à decisão do ministro Edson Fachin, que considerou a Justiça de Curitiba incompetente para processar e julgar ações da Lava Jato contra Lula.

Bonat manteve os bens bloqueados ao remeter as ações que tratam sobre o Instituto Lula ao DF. “Tendo por base os estritos limites da decisão do Exmo. Ministro Edson Fachin, manterei os bloqueios durante a declinação, ficando o Juízo declinado responsável pela análise acerca da convalidação das decisões que autorizaram as constrições cautelares“, afirmou.

Na manifestação apresentada ao STF, Lindôra seguiu o mesmo entendimento. Ela argumentou que Fachin ordenou a remessa de ações penais à Seção Judiciária do DF, mas “nada disse sobre eventuais feitos correlatos“, tampouco indicou quais procedimentos deveriam ser adotados a respeito de decisões proferidas “nos autos de medidas cautelares“.

Ao se posicionar contra a admissão do recurso de Lula, a subprocuradora-geral da República acrescentou que, com base no Código de Processo Civil de 2015, a regra é a conservação de decisões judiciais, ainda que proferidas por juízo considerado incompetente, até posterior análise do juízo competente.

O plenário do Supremo decide na próxima quarta-feira, 14, se mantém ou derruba a decisão de Fachin que ordenou o encaminhamento dos processos contra Lula à Justiça Federal do DF.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O BRAHMA ESTÁ PENSANDO QUE VAI SER CANDIDATO E AINDA EM SUA MENTE DOENTIA ACHA QUE VAI GANHAR. O CANALHA TÁ DE BRINCADEIRA COM A NOSSA CARA. NEM LULA NEM BOZO. MORO É O TERROR DESSES VAGABUNDOS ENTÃO NÃO PRECISA SABER QUEM ESTÁ COM A VERDADE. MORO É MANDETTA EM 2022 PARA O BRASIL SAIR DESSE BURACO QUE ESSES CANALHAS JOGARAM. FORÇA E HONRA AOS VERDADEIROS GUERREIROS.🚔⚔🗡☠

    1.  Não esqueça que Mandetta foi investigado por fraude em licitação, tráfico de influência e caixa dois na implementação de um sistema de prontuário eletrônico, quando ainda, era secretaria de saúde de Campo Grande- MS. Segundo a revista Veja. Relembro ainda que o ex ministro pertence ao Centrão. Reminiscência, eu tenho!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO