Pesquisa Crusoé-Empiricus: confira a íntegra

12.09.18 10:37

Crusoé disponibiliza aqui, para seus assinantes, a íntegra da mais nova pesquisa de opinião sobre a sucessão presidencial.

A pesquisa Crusoé-Empiricus foi feita pelo Instituto Paraná. De 7 a 11 de setembro, 2.010 eleitores foram entrevistados em 167 municípios de todos os estados do país.

 

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Sugiro que seja divulgado (como um exercício) a atual pesquisa somente com os votos válidos como será feito na eleição. Portanto deveriam redistribuir os percentuais sem os votos dos que indicaram que não sabem ou não votariam em nenhum. Acredito que este critério mostraria uma tendência real do possível resultado das eleições conforme os dados do momento atual.

  2. Fiz análise da pesquisa, como especialista em pesquisas, e publiquei no facebook. Tenho, com base nos resultados das pesquisas sugestões de estratégia para Bolsonaro , Alckmin e Amoedo

  3. Muito ilustrativa, tecnicamente exposta e carregada de credibilidade. Estou satisfeito de ter em mãos esta pesquisa com todos os seus embasamentos para tirar minha própria conclusão. Parabéns

  4. As eleições mostram polaridade, contudo 3 candidatos de esquerda se engalfinham, Ciro, Haddad e Marina, pelos resquícios de Lula, a considerar uma evolução de Haddad Ciro perde, uma esperança para o centro.

  5. Excelente trabalho! Entrevista esclarecedora. Caiu a "metodologia" útil da folha. Ficou claro como a ordem das perguntas altera o resultado e como estão manipulando com os resultados do 2º turno. Ótimas informações, úteis para uma melhor avaliação das pesquisas em geral. De quebra, não deixar folha/ibope a sós também é uma senhora contribuição ao país.

    1. É evidente que pautaram-se na proporção de eleitores de cada região.

    1. População Economicamente Ativa - pessoas que tem emprego ou que estão buscando emprego

  6. Pesquisa tendendiosa e evidentemente encomendada para ajudar o Boçalnaro... Ridiculo e assustador vcs não incluirem a pesquisa do segundo turno para que todos saibam que até um poste, quem quer que seja, ganha desse ser ...

    1. Somando a quantidade de eleitores que votariam com certeza, com aqueles que poderiam votar em cada candidato, é possível fazer uma projeção para o segundo turno, e Bolsonaro seria eleito, a não ser que Marina fosse com ele para o segundo turno.

    2. Os números de rejeição ao Bolsonaro do Data Folha diferem daqueles apurados pelo Ibope, BTG Pactual e Paraná Pesquisa. É bem mais provável que a Folha esteja errada . Só no Datafolha, Bolsonaro é líder em rejeição. A pesquisa mostra outra coisa interessante. Como havia pensado antes, é realmente idiota a estratégia alquimista de bater no Bolso.É pequena a porcentagem de eleitores do Bolso que votariam em Alckmin; é maior a porcentagem de eleitores de outros candidatos que votariam no Xuxu.

    3. Existe toda uma metodologia detalhada para justamente evitar tendências que outros institutos estão praticando. No segundo turno serão todos contra Bolsonaro, afinal, com uma Lava Jato batendo à porta de todos os corruptos é natural que todos eles queiram se unir para vencer aquele que fortalecerá o combate aos erros que levaram o país à lama. Vejo como maléfico continuar mantendo as mesmas políticas de esquerda esperando resultados milagrosos e diferentes. Mudanças são saudáveis.

    4. Percebi que seu ódio contra o Bolsonaro não permite que você tenha uma avaliação isenta e sensata sobre os fatos. Que você consiga digerir esse sentimento ruim em 2019, caso o Bolsonaro seja a vontade da maioria.Boa noite.

    5. Ôh Marcia! Pelo visto você sentirá saudades de Renan, Barbalho, Lobão, Aécio, Mantega e tantos outros da mesma estirpe. Que pena, pessoas como você condenam todos os brasileiros a viver sem a tentativa de promover mudanças , afinal de contas, nosso país é perfeito né?!?!

    6. Terá sim: cada vez que o Bolsonaro abre a boca para falar sua metralhadora de asneiras perde votos...muito mais quando tiver mais tempo de TV.

    7. Embora concorde com o fato de que seria boa a simulação dos eventuais confrontos do 2º turno, uma breve análise dos percentuais de rejeição dos principais candidatos já é o suficiente para afirmar que não é bem assim.. Sem contar com o fato de que Jair Bolsonaro terá o mesmo tempo de TV do opositor para o 2º turno, o que certamente terá efeito sobre os indecisos.

    1. Márcia, qual é seu candidato(a)? Vc votaria na Dilma?

    2. A "ameba" pode até querer "regular a mídia" e aí, prezada Márcia, esta revista eletrônica não existiria mais e seu post jamais seria lido. Pense bem se quer votar "em qq um, menos no Bolsonaro".

    3. Fico impressionada com gente que "votaria em qq um, exceto em Bolsonaro". Então vcs preferem a volta do PT, Lula solto, Lula governando, apoio ao Maduro, volta da Matriz Econômica, etc???!! ACORDEM!!!

    4. Ameba foi o 1 ser vivo do qual vieram por evolucao humanos P.Eretusr como vc.,H.Sapiens como Churchill e moluscos como Lula e Haddad,o subserviente. 27% de eleitores que tem neuronios preferem Bolsonaro que esta no 2 turno.Sorry......

    5. Marcia, o problema é que, se a ameba for eleita, vai governar o Brasil todo e não só você.

    6. Qualquer coisa para não termos Bolsonaro presidente, até numa ameba eu voto.

  7. Interpretar pesquisa eleitoral é o mesmo que querer entender o tio bêbado falando sobre física quântica no churrasco.

  8. Excelente. Dígna. Por seu conteúdo é possível ter uma noção concreta da identidade política da nação brasileira. Acredito, ainda, que a polarização é salutar, para que não aconteça o que ocorreu no passado e diversos países, onde o ativismo de esquerda se valeu do descaso da direita, para ascender e se perpetrar no poder, até conduzir o povo ao caos e o país na ruina. A omissão e o descaso do eleitor, de expressar seu voto na urna, nos levará, pelo mínimo, a mais um período de desgraças.

    1. Exato. Só no Datafolha, Bolsonaro é líder em rejeição. Na apuração do Paraná Pesquisa, Ibope e BTG/ Pactual, o quadro é outro.

  9. Acho ainda que há muita névoa nestas pesquisas e as pessoas não estão com conhecimento suficiente para se decidirem. Apesar de esta ser um pouco mais crível do que todas as demais. Mas o que vejo na internet em paralelo, Ex a do Danilo Gentili 60.000 votos e 68% Bolsonaro

    1. População Economicamente Ativa. Pessoas que tem ou que estão procurando emprego.

    2. População Economicamente Ativa. São as pessoas que tem emprego ou que estão procurando emprego.

  10. Parabéns excelente pesquisa, apresentação clara e completa do rol de questões relevantes para o primeiro turno! Espero que tenham folego para repetir a pesquisa idealmente em bases semanais para se poder traquear tendencias!

  11. Parabéns a Crusoé/Empiricus pela iniciativa e a Paraná Pesquisas pela metodologia. Muito mais qualidade e insight na pesquisa!

    1. Ridículo. Isso torna a pesquisa tendenciosa... quero muito saber quanto o Bolsonaro e o agronegócio pagaram para a Crusoé. Muito decepcionante.

    2. Na live eles explicaram que não são a favor de pesquisas do segundo turno porque elas podem alterar o resultado do voto no primeiro turno. Claro que se outras empresas fizerem a pesquisa de segundo turno, o problema ainda vai existir, mas eles estão fazendo a parte deles. Dá uma olhada na live, é muito interessante a explicação, pode prejudicar qualquer candidato, inclusive o Bolsonaro.

  12. Só um aviso pros antagonistas: a Empiricus e o sr Felipe Miranda não são flor que se cheire. Lembro de ter cancelado minha assinatura da Empiricus em 2016 por conta da PALHAÇADA que fizeram contra Donald Trump. Simplesmente contra qualquer bom senso prevalecente se aliaram à grande mídia para apedrejar o então candidato, a despeito do fato de seus assinantes pagarem para ter informações sobre mercado financeiro e não política. Quebraram a cara, e se mostraram indignos de confiança.

Mais notícias
Assine agora
TOPO