Perplexidade no Itamaraty após Senado barrar aliado de Ernesto; parlamentares falam em ‘recado’

16.12.20 07:38

O clima no Itamaraty era de completo espanto na noite desta terça-feira, 15, depois que o Senado rejeitou, por 37 a 9, a indicação de Fabio Marzano, secretário de Soberania Nacional e Cidadania do MRE, para ser o representante do Brasil em organismos internacionais em Genebra. Pessoas próximas ao ministro Ernesto Araújo, muito ligado a Marzano, relataram estar “perplexas”.

No entendimento da cúpula do MRE, Marzano estava tecnicamente correto ao dizer à senadora Kátia Abreu, do PP do Tocantins, que não poderia responder sobre o Acordo União Europeia-Mercosul, pois o assunto nunca foi de sua alçada. A parlamentar, no entanto, ficou indignada e bateu boca com o embaixador durante a sabatina na Comissão de Relações Exteriores do Senado. Após o entrevero, alguns senadores chegaram a pedir desculpas ao diplomata em razão da situação constrangedora.

Houve, no entanto, uma ala de parlamentares que não gostou nada do que consideraram uma “grosseria” e um “desrespeito ao Senado” por parte do diplomata. O movimento para virar os votos foi capitaneado por Major Olímpio, mas ele logo ganhou a simpatia de nomes da oposição e do Centrão. Sob reserva, um líder ouvido por Crusoé avalia que o Senado queria há algum tempo mandar um recado a Ernesto Araújo, e o episódio na sabatina acabou sendo o pretexto. “Ao inferno, chanceler”, bradou Olímpio, direto da tribuna do Senado, na noite de ontem.

Um opositor do governo lembra que, em uma audiência pública há três meses, o próprio chanceler bateu boca com Rogério Carvalho, líder do PT, em reunião convocada para que Ernesto explicasse a visita de Mike Pompeo a Roraima.

Com a rejeição de Marzano, integrantes da Comissão de Relações Exteriores do Senado calculam que um nome para substituir a embaixadora Maria Nazareth Farani Azevêdo em Genebra só será aprovado no ano que vem.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Que tal se este bando de parasitas cumprisse seus deveres constitucionais, encaminhando as propostas do executivo, e parassem de palhaçadas ...

  2. Esse "recado" seria um reforço da ideia do toma lá, dá cá? Conhecendo a baixa densidade moral das Casas Legislativas em geral, não duvidaria nada.

  3. Um sopro de esperança... Será que o Senado vai enfim se posicionar como Parlamentares independentes do capataz presidente?

    1. senadores machocho bacana cade o impedimento dos ministros do supremo cade seus bosta

    2. É sempre bom perguntar.? Quantos senadores que votaram tem processo no STF.?

  4. Um "machismo" um tanto tardio, prezado Sen. Olímpio. Há 2 anos estamos esperando que "vossas excelências" (coisa + ridícula isso!) mostrem que honram as calças e saias (pagos por nós!) que vestem peitando o psicopata-chefe e a caterva que o cerca, o STF (medo?) e todos aqueles que desrespeitam o povo brasileiro. Agora, por causa de "peanuts" os senhores ficam "emburradinhos" e mostram as garras contra o pobre diplomata? Ao inferno, Senador Olímpio!

    1. Aí eu quero ver esse machão. Vetar embaixador é fácil. Cadê os pedidos de impeachment dos bandidos do supremo senador dois culhoes??

  5. Tirem Ernesto Araújo daí...ele nos envergonha....este homem coloca o brasil no nível que ele tem: ZERO! você não tem competência para estar aí..vergonha!

    1. Deveria indicar o Cesare Battisti, aí você ficaria contente.

  6. PRA QUE SERVE O SENADO A NÃO SER SAQUEAR O PAÍS? KATIA ABREU A MÃE DE UM SENADOR ESTUPRADOR. ERA PRA ESTAR OS DOIS NA CADEIRA. AGUARDEM AS PROXIMAS ELEIÇOES MAJORITARIAS..INCLUSIVE ESSE VERME DO OLIMPIO.

    1. Que moral tem essa mulher , que (dizem) tem uma fazenda dentro do Parque Nacional do Jalapao.

  7. é tudo uma briga de egos , de interesses espúrios , egoísmos onde o que menos importa são os projetos de interesse do povo , até quando uma nação pode assistir este circo passivamente sem ao menos aprendermos a votar e excluir da vida pública essa gente que hoje se acham donos do país ?

  8. Será que os senadores tem o direito de pedir respeito ao senado federal? Acho que não. Precisamos é de respeito ao povo brasileiro.

  9. Tinha que ter barrado o plagiador de teses de doutorado, mais o interesse em escapar da justiça falou mais alto, esse senado é uma vergonha.

  10. Achei muito bom o recado ! Parte do corpo diplomático do ITAMARATY tem aversão à postura servil do Ernesto Araujo , desde o início de sua indicação por Olavo de Carvalho . Saber que “protegido” seu foi rejeitado pode servir de alerta . Aliás face a postura no episódio “eleições americanas”nem deveria mais ser MRE ! Um desastre atrás do outro ...

    1. Verdade , Neusa! Como aprovar um sujeito sem nenhum notável saber jurídico...cinismo e também omissão do Senado Brasileiro.

  11. Os digníssimos parlamentares por acaso pensam no país ? Nunca ! É só em seus interesses mimimis e grana no bolso ! O povo ? É apenas pra ser escalpelado !

  12. isso seria muito bom para o Brasil, se fosse um início de mudanças na postura do Senado, que por sinal, tem muito o pagar à sociedade, pelas aprovações de membros do STF, principalmente essa última.

    1. Maioria de maçãs podres amigo e como bem sabemos bastaria uma.

  13. Sabatina é para isto. É para saber a posição ou mesmo a opinião em determinado assunto. Certíssimo! Uma pena que isto ocorre tão poucas vezes.

  14. Rejeitaram a indicação de um diplomata para um cargo, mas aprovaram a indicação para o STF de um juiz que tem várias e graves denúncias e que ainda não foram esclarecidas.

    1. Se o diplomata tivesse o poder de tirar eles e os filhos da cadeia, seria aceito.

    1. Verdade, mas pelo menos eles fizeram uma coisa certa dessa vez. É rato, mas fizeram a coisa certa!

  15. Uma embaixador em sabatina precisa responder todas perguntas feitas pelo senado. O embaixador precisa mostrar que ele conhece bem os detalhes de todos os aspectos e desafios da diplomacia mundial. Ao ser evasivo e parcial, o capacho do arnesto desrespeitou o senado e a população. Fez bem o senado rejeitar o bozista. Agora ele não terá mais a vida mansa em Genebra paga pelos contribuintes. Acabou a mamata!

    1. José, você usa o ditado de Lenin: acuse-os do que você faz e xingue-os do que você é...parabéns à nulidade.

    2. Além disso, eu não ficaria surpreso se ficasse constatado que o Bozo também está por trás dessa rejeição do diplomata, fritando o Ernesto.

    3. LSB, é pura tolice o que tu disseste. Não feriria ética nenhuma opinar sobre a questão ambiental. A bancada do agro, da qual a Kátia Abreu faz parte, está sofrendo com os posicionamentos do governo na questão ambiental. O diplomata decidiu apoiar a cartilha do ernesto, deu no que deu. Parabéns aos senadores!

    4. Larga de ser ignorante. Qualquer pessoa minimamente ÉTICA vai evitar tecer opiniões profissionalmente sobre responsabilidades alheias, ou pior, que estão na alçada de colegas de trabalho. Seria como o presidente do BC começasse a opinar sobre como o Tesouro conduz seus leilões! Isto não seria aceitável! E larga de ser idiota: “acabou a mamata”; outro/a será indicado e ocupará a vaga!

Mais notícias
Assine agora
TOPO