Pequisas indicam Trump perdendo apoio
A base de Trump vacila: aprovação cai entre eleitores latinos e jovens, e nos estados decisivos, fragilizando a sustentação eleitoral

Donald Trump vive um momento complicado para sua popularidade. Dados de pesquisas mais recentes mostram que a base que o elegeu em 2024 começa a demonstrar sinais perceptíveis de cansaço e de dúvida se o país está no caminho certo.
Segundo informações da Newsweek, ele vem perdendo apoio entre os grupos que impulsionaram sua vitória, os eleitores mais jovens (Geração Z) e latinos registraram, onde vem apresentando uma queda importante na sua avaliação positiva desde meados deste ano.
Simultaneamente, a aprovação geral de Trump atingiu patamares historicamente baixos para seu segundo mandato. Em 30 de setembro, o índice líquido de avaliação negativa superando em 10 pontos a aprovação, com 43% de aprovação ante a 53% de desaprovação, segundo pesquisa do VoteHub.
Com o início da paralisação parcial do governo, o shutdown, houve uma leve recuperação, com os números de aprovação e reprovação indo para 44% a 52%, respectivamente, embora parte desse efeito possa refletir opiniões colhidas antes da interrupção completa das atividades federais.
Mas a recuperação ainda é fraca, parecendo limitada a oscilações menores numa tendência de desgaste maior. As sondagens também apontam que Trump está com mais desaprovação do que aprovação em todos os sete estados-chave, os swing states, em que conquistou vitórias em 2024, como Pensilvânia, Michigan e Geórgia.
Esse cenário aprofunda o risco estratégico para a sua liderança, já que esses estados são decisivos para manter influência eleitoral, lembrando que ano que vem os EUA terão eleições legislativas.
Esse tipo de fragilidade surge justamente entre os apoiadores que ele já conquistou, mostrando que não basta mobilizar ações para atrair novos simpatizantes, também é essencial manter os antigos.
À medida que as promessas de mudança que Trump trouxe esbarram nas dificuldades econômicas reais, como inflação persistente, instabilidade social e cortes de programas, gera-se um desgaste na sua base de apoio.
Essa perda de confiança sugere que, em momentos de pressão, manter coerência política e entregar resultados concretos são fundamentais para evitar uma erosão definitiva de seu eleitorado.
Resta acompanhar as próximas pesquisas para saber que tipo de impacto terão as escolhas políticas e econômicas de Trump junto aos americanos conforme seus efeitos se tornam mais claros.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)