Pedido da Ucrânia à Otan e anexações de Putin empurram o mundo para o precipício
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky (foto), disse nesta sexta, 30, que seu país solicitou formalmente a adesão à Organização do Tratado do Atlântico Norte, a Otan. É um gesto altamente arriscado. Desde 1949, quando foi fundada, a Otan nunca aceitou a entrada de um país com disputas fronteiriças. A recusa é compreensível. Em seu...

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky (foto), disse nesta sexta, 30, que seu país solicitou formalmente a adesão à Organização do Tratado do Atlântico Norte, a Otan.
É um gesto altamente arriscado. Desde 1949, quando foi fundada, a Otan nunca aceitou a entrada de um país com disputas fronteiriças. A recusa é compreensível. Em seu Artigo 5º, a organização afirma que um ataque a qualquer um de seus membros deve suscitar uma resposta militar de todos os demais.
Assim, caso a Otan aceite o ingresso da Ucrânia, isso implicaria que um de seus membros está sob ataque, o que detonaria uma ação de toda a organização.
A entrada direta da Otan na guerra provocaria uma reação ainda maior e imprevisível do presidente da Rússia, Vladimir Putin, que iniciou a invasão em fevereiro justamente jogando a culpa na Otan, que segundo ele estaria se aproximando demais de suas fronteiras.
Se todos tiverem bom senso, o pedido de Zelensky não será atendido. O anúncio, contudo, tem um objetivo claro, que é o de se contrapor à estratégia do Kremlin de anexar quatro regiões ao leste da Ucrânia.
Putin quer ameaçar os ucranianos com um ataque maior alegando que essas províncias agora são parte do território russo e que qualquer ataque nesses territórios poderia ser considerado uma intervenção em seu país.
Se Putin quer dizer que a Ucrânia é parte da Rússia e por isso ele teria o direito a escalar a guerra, Zelensky quer fazer o mesmo: falar que a Ucrânia é parte da Otan, organização que também pode aprofundar o conflito.
Sem ninguém dar um passo atrás, o mundo fica cada vez mais perto do precipício.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (9)
Nelma
2022-10-01 15:06:09Estou com vergonha da Crusoé. Ucrânia na OTAN,
PAULO JOSE DE SOUZA MEIRELES
2022-10-01 12:41:57O mundo terá que escolher entre segurança e moralidade, reconhecendo que ambas são imperfeitas. JAMAIS TEREMOS SEGURANÇA COM PUTIN NO PODER. Um princípio confunciano diz: "invadir outro Estado é um ato do qual homens cultural e intelectualmente desenvolvidos deveriam se envergonhar." O carniceiro russo violou as sensibilidades morais e por isso despertou a resistência de todos. Todos, menos Lula e Bolsonaro, essas porcarias que os brasileiros idolatram. Sim❤️ne 15
Ricardo
2022-10-01 12:19:56Ué não entendi. Ao agressor tudo ao agredido nenhuma justiça? Eta mundo bão.
RUBEM
2022-10-01 09:35:15“Se ninguém DER um passo atrás…..” !!!! Opa, Cláudio e Cerize, sou assinante desde o número zero, e continuare a sê-lo… …mas acho que dá para continuar com o alto nível de reportagens, sem precisar economizar o salário do revisor de português, não é?
Paulo Bomfim
2022-09-30 19:28:26Às vezes, a gente acaba tentando tanto entender as possibilidades futuras que acabamos nos esquecendo do presente. Quem invadiu a Ucrania? P. Quem está ameaçando o mundo com armas nucleares? P. Quem deve levar um belo pé na bunda? P. Ucrania está se defendendo. O único lunático ali é Putin.
Marcia
2022-09-30 17:19:19É a única diversão do Putin. Desde que se meteu na KGB ele devia saber que sua vida seria sempre controlada. Hoje, vivendo num bunker só sairá de lá m.or.to, seja por velhice, seja por envenenamento (eu gostaria que fosse assim). Ele jamais se entregaria numa derrota. Talvez até o su.icíd.io seja uma solução. Sabe lá onde vamos parar nas mãos de seres como Putin
Odete6
2022-09-30 13:25:13Legítima defesa do HERÓI VOLODYMYR ZELENSKY que poderá custar a nossa extinção para extirpar excrescências como o verme putin, como o maduro, o trump, o luladrão, o bolsonéscio e outros tantos lixos que degradam a Espécie Humana.
Odete6
2022-09-30 13:16:19O malévolo verme putin - como os demais lixos da História passados e presentes - já empurrou o mundo para o precipício da barbárie com tanto genocídio de UCRANIANOS e do próprio POVO RUSSO. Agora só falta mesmo o abismo nuclear para terminar tudo de vez.
Marcello
2022-09-30 13:10:39Nessa guerra do Putin, a solução que se apresentará, pelo jeito, será neutralização do cretino ditador russo. A ver como será feita. Essa guerra estúpida serve apenas para satisfazer aos caprichos do cretino ditadorzinho. O homenzinho maluquinho está destruindo, completamente, seu país!