PDT vai atrás de mandato do presidente da Alece
A Executiva Nacional do Partido Democrático Trabalhista (PDT) deve requerer, na justiça eleitoral federal, o mandato do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão (PT; foto). A decisão iria contra a decisão da executiva estadual, que permitiu a desfiliação de Leitão e sua entrada em uma nova legenda. Ao jornal cearense O Povo, o presidente...
A Executiva Nacional do Partido Democrático Trabalhista (PDT) deve requerer, na justiça eleitoral federal, o mandato do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão (PT; foto). A decisão iria contra a decisão da executiva estadual, que permitiu a desfiliação de Leitão e sua entrada em uma nova legenda.
Ao jornal cearense O Povo, o presidente nacional da legenda, André Figueiredo, anunciou que o partido deve recorrer da decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TSE) que autorizou a mudança de legenda.
Isso porque, ao deixar o partido no final de agosto, Leitão conseguiu uma carta de anuência do presidente do estadual do partido, o senador Cid Gomes, o que em tese autoriza sua saída sem infringir a cláusula de infidelidade partidária.
Com isso, o presidente do Legislativo estadual se filiou ao PT nesta segunda-feira, 11, em um movimento que deve embaralhar a disputa municipal em Fortaleza em 2024. Leitão é o quarto nome a disputar internamente a candidatura pelo PT, contra Luizianne Lins, Guilherme Sampaio e Larissa Gaspar. O partido já definiu que esta será uma decisão consensual, mas que só ocorrerá em 2024.
O nome do atual prefeito José Sarto Nogueira (PDT) perde força, à medida que o próprio PDT segue em convulsão interna e sua popularidade nunca foi das melhores. Pela direita, o nome mais popular é do ex-deputado federal Capitão Wagner (União Brasil).
Internamente o PDT cearense está em pandarecos naquele que foi um dos seus principais redutos estaduais: Cid Gomes só conseguiu se manter no cargo por decisão da Justiça, mas age como quem está de saída do partido. Ele de fato busca outra legenda, apesar de ter dificuldades em encontrar nova casa. Quando sair, promete levar um grupo de 40 parlamentares.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)