Crusoé
21.04.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
  • Entrevistas
  • O Caminho do Dinheiro
  • Ilha de Cultura
  • Leitura de Jogo
  • Poder
  • Colunistas
  • Assine já
    • Princípios editoriais
    • Central de ajuda ao assinante
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Política de Cookies
    • Código de conduta
    • Política de compliance
    • Baixe o APP Crusoé
E siga a Crusoé nas redes
Facebook Twitter Instagram

Pazuello nega que tenha defendido tratamento precoce e admite que só a vacinação pode 'segurar a pandemia'

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello (foto), reconheceu nesta segunda-feira, 18, a possibilidade de a grave situação de Manaus, no Amazonas, se repetir em outras cidades do país. A capital manauara vivencia o recrudescimento do número de casos de Covid-19 e o consequente colapso do sistema de saúde, com falta de cilindros de oxigênio e...

Crusoe
Redação Crusoé
4 minutos de leitura 18.01.2021 17:12 comentários 10
Pazuello nega que tenha defendido tratamento precoce e admite que só a vacinação pode 'segurar a pandemia'
Eduardo pazuello
  • Whastapp
  • Facebook
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello (foto), reconheceu nesta segunda-feira, 18, a possibilidade de a grave situação de Manaus, no Amazonas, se repetir em outras cidades do país. A capital manauara vivencia o recrudescimento do número de casos de Covid-19 e o consequente colapso do sistema de saúde, com falta de cilindros de oxigênio e de leitos para o atendimento da população.

O general classificou a vacinação em massa como a principal "ação efetiva" planejada pelo governo federal para conter o avanço da pandemia. "Isso [crise], sim, pode se replicar agora para outras cidades do Norte e do Nordeste ao longo do ano e pode se replicar quando chegarmos mais perto do inverno para a região centro-sul. Como vamos combater isso? Com a vacina. É por isso que nós estamos tão ávidos por receber as vacinas, distribuir e imunizar a população brasileira. Essa é a grande ação efetiva para segurar a pandemia", disse.

Apesar da urgência, Pazuello afirmou que o ministério não trabalha com uma data exata para a coleta do estoque de 2 milhões de doses da vacina de Oxford cujo uso emergencial e temporário foi avalizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa. Os imunizantes, fabricados pelo Instituto Serum, estão na Índia.

"Todos os dias nós temos tido reuniões diplomáticas com a Índia. O fuso horário é muito complicado. Estamos recebendo a sinalização de que isso deverá ser resolvido nos próximos dias da semana. Eu não tenho a resposta positiva até agora", declarou o ministro. "Estamos contando com essas 2 milhões de doses para que a gente possa atender mais ainda a população", completou.

Em nome da contenção da crise sanitária, Pazuello ainda defendeu a preservação das estruturas criadas para o atendimento de pacientes infectados pelo novo coronavírus e dos leitos habilitados para o tratamento dos enfermos "nas regiões que poderão sofrer o impacto".

O ministro disse também ser necessário o uso da "técnica do atendimento precoce", alegando, falsamente, jamais ter recomendado o "tratamento precoce", com a designação de medicamentos específicos. "Nós temos que difundir isso todos os dias em todos os meios de comunicação, para que a gente possa permitir que as pessoas tenham chance de não agravar. Vários remédios deram algum tipo de resultado e os médicos sabem o que deve ser prescrito para os pacientes", argumentou.

Apesar do conselho do general, especialistas e a Anvisa alertam que não existe, por ora, medicamentos com eficácia científica comprovada para o tratamento da Covid-19. Indagado se o governo vai dar continuação à distribuição de hidroxicloroquina, usualmente propagandeada por Jair Bolsonaro, Pazuello alegou que o ministério o fará "quando solicitado por estados e municípios", acrescentando jamais ter autorizado a pasta "a fazer protocolos indicando medicamentos".

A fala do ministro não condiz com a realidade. Ao assumir o posto, Pazuello deu aval a um protocolo de uso da cloroquina e da hidroxicloroquina para pacientes com Covid-19. O documento orienta a utilização do medicamento desde os sintomas leves da doença, combinado ao antibiótico azitromicina.

A secretária de Gestão do Trabalho e da Educação da Saúde, Mayra Pinheiro, inclusive, chegou a enviar um ofício à prefeitura de Manaus para cobrar a prescrição de cloroquina a pacientes com Covid na capital amazonense.

Questionado se, em meio ao aumento de infecções, a pasta reforçaria o estímulo ao distanciamento social e ao uso de máscaras de proteção social, em contraposição ao presidente Jair Bolsonaro, que protesta contra o isolamento, Pazuello não deu uma resposta concreta.

"As medidas são todas de nível estadual e municipal. Se essa ou aquela medida está de acordo ou não com alguém do Executivo, isso é uma posição individual, que temos que respeitar. O que é importante? A economia não pode parar. Ponto. Porque, se a economia parar, nós vamos acelerar a quarta onda. Vocês sabem o que é a quarta onda? É o choque no emocional das pessoas, a depressão, a automutilação, o suicídio, todos causados pela queda da capacidade de manter a própria família".

Diários

Zelensky cobra UE por liberação de pacote de ajuda após reparo de oleoduto

João Pedro Farah Visualizar

Jornal americano aponta PCC como “potência global de cocaína”

João Pedro Farah Visualizar

Aprovação de Trump atinge pior nível em meio à guerra com Irã

Redação Crusoé Visualizar

Carlos Bolsonaro anuncia fiscalização de apoio a Flávio no PL

Redação Crusoé Visualizar

A neutralidade ambígua da China na guerra Irã-EUA

José Inácio Pilar Visualizar

Deputados pedem convocação de diretor da PF para explicar expulsão de delegado

Guilherme Resck Visualizar

Mais Lidas

A neutralidade ambígua da China na guerra Irã-EUA

A neutralidade ambígua da China na guerra Irã-EUA

Visualizar notícia
A última rodada

A última rodada

Visualizar notícia
Carlos Bolsonaro anuncia fiscalização de apoio a Flávio no PL

Carlos Bolsonaro anuncia fiscalização de apoio a Flávio no PL

Visualizar notícia
Como uma democracia iliberal morre

Como uma democracia iliberal morre

Visualizar notícia
Cortejado pelo PT, Kassab reafirma apoio a Tarcísio

Cortejado pelo PT, Kassab reafirma apoio a Tarcísio

Visualizar notícia
Deputados pedem convocação de diretor da PF para explicar expulsão de delegado

Deputados pedem convocação de diretor da PF para explicar expulsão de delegado

Visualizar notícia
Gilmarlândia

Gilmarlândia

Visualizar notícia
Netanyahu condena destruição de imagem de Jesus por soldado israelense

Netanyahu condena destruição de imagem de Jesus por soldado israelense

Visualizar notícia
Ninguém quer Lula como mediador

Ninguém quer Lula como mediador

Visualizar notícia
O aperto de mãos da discórdia de Carlos Bolsonaro

O aperto de mãos da discórdia de Carlos Bolsonaro

Visualizar notícia

Tags relacionadas

cloroquina

CoronaVac

Covid-19

Eduardo Pazuello

Jair Bolsonaro

Ministério da Saúde

Vacina de Oxford

vacinação

< Notícia Anterior

Nas redes, STF desmente tese de que proibiu governo Bolsonaro de agir na pandemia

18.01.2021 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
Próxima notícia >

Pazuello afirma que escassez de oxigênio em Manaus foi uma 'surpresa'

18.01.2021 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar

Redação Crusoé

Suas redes

Twitter Instagram Facebook

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Vimar

2021-01-19 11:43:50

Olha só o que o Bolsonaro está fazendo com o valoroso Exército brasileiro! Sr.General Pazuello: Tenha solidariedade com o povo,com as Forças Armadas e com Vossa família e peça demissão. Bolsonaro está manipulando-o com maldade e sem piedade


Heloisa

2021-01-19 08:40:44

Que general dissimulado, foi contaminado pelo Bolsovirus ou é da sua índole ????


Fernando

2021-01-18 23:58:02

Coitado !! Quando está perto do Bolsonaro fala da cloroquina . Quando está longe nega !!! E muito fraco este General !! Estamos na mão deste idiota !!


Lilian

2021-01-18 23:01:09

Monstros. Voltem para o lamaçal a que se ligam o mais breve possível!


Alessandro

2021-01-18 22:14:00

Só o fato desse camarada ter chegado a general mostra que o Brasil precisava de uma guerra: para a soldadesca aprender o que é disciplina, para o oficialato aprender o que é lealdade e para o povo brasileiro aprender o que é coragem.


Suzane

2021-01-18 20:59:55

Defender o protocolo da Cloroquina e recomendá-lo a todas as secretarias de saúde do país foi a primeira coisa que esse ministro fez quando assumiu! Mais respeito à memória da população, viu?


Volf MS

2021-01-18 19:38:27

Bah!!! Até que enfim alguém jogou a toalha. Só que o mandatário esta só na torcida prá ter algum óbito com a vacina, só para dizer aí, não falei! Acho que tem muita gente torcendo também, principalmente os fanáticos.


MARCOS

2021-01-18 18:57:53

Pazuello, não se tem, obrigatoriamente, que concordar com tudo que um chefe fala. Nem sempre ele está certo. Principalmente quando se trata de um estelionatário eleitoral.


Velhinha de Taubaté

2021-01-18 18:49:53

Que coisa feia: um General mentindo descaradamente. O senhor envergonha o nosso exército.


Jose

2021-01-18 18:44:19

Kkkkkkkkkkkk. Ele desmentiu o Bozo. Se até o ministro teleguiado do Bozo já jogou a toalha, imaginem o resto. Gente, acho que o Bozo renunciará ou será renunciado. É tudo uma questão de tempo. Com um pouquinho mais de pressão o governo desmorona! Vamos nos livrar do genocida necrófilo!


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Vimar

2021-01-19 11:43:50

Olha só o que o Bolsonaro está fazendo com o valoroso Exército brasileiro! Sr.General Pazuello: Tenha solidariedade com o povo,com as Forças Armadas e com Vossa família e peça demissão. Bolsonaro está manipulando-o com maldade e sem piedade


Heloisa

2021-01-19 08:40:44

Que general dissimulado, foi contaminado pelo Bolsovirus ou é da sua índole ????


Fernando

2021-01-18 23:58:02

Coitado !! Quando está perto do Bolsonaro fala da cloroquina . Quando está longe nega !!! E muito fraco este General !! Estamos na mão deste idiota !!


Lilian

2021-01-18 23:01:09

Monstros. Voltem para o lamaçal a que se ligam o mais breve possível!


Alessandro

2021-01-18 22:14:00

Só o fato desse camarada ter chegado a general mostra que o Brasil precisava de uma guerra: para a soldadesca aprender o que é disciplina, para o oficialato aprender o que é lealdade e para o povo brasileiro aprender o que é coragem.


Suzane

2021-01-18 20:59:55

Defender o protocolo da Cloroquina e recomendá-lo a todas as secretarias de saúde do país foi a primeira coisa que esse ministro fez quando assumiu! Mais respeito à memória da população, viu?


Volf MS

2021-01-18 19:38:27

Bah!!! Até que enfim alguém jogou a toalha. Só que o mandatário esta só na torcida prá ter algum óbito com a vacina, só para dizer aí, não falei! Acho que tem muita gente torcendo também, principalmente os fanáticos.


MARCOS

2021-01-18 18:57:53

Pazuello, não se tem, obrigatoriamente, que concordar com tudo que um chefe fala. Nem sempre ele está certo. Principalmente quando se trata de um estelionatário eleitoral.


Velhinha de Taubaté

2021-01-18 18:49:53

Que coisa feia: um General mentindo descaradamente. O senhor envergonha o nosso exército.


Jose

2021-01-18 18:44:19

Kkkkkkkkkkkk. Ele desmentiu o Bozo. Se até o ministro teleguiado do Bozo já jogou a toalha, imaginem o resto. Gente, acho que o Bozo renunciará ou será renunciado. É tudo uma questão de tempo. Com um pouquinho mais de pressão o governo desmorona! Vamos nos livrar do genocida necrófilo!



Notícias relacionadas

Zelensky cobra UE por liberação de pacote de ajuda após reparo de oleoduto

Zelensky cobra UE por liberação de pacote de ajuda após reparo de oleoduto

João Pedro Farah
21.04.2026 20:14 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Jornal americano aponta PCC como “potência global de cocaína”

Jornal americano aponta PCC como “potência global de cocaína”

João Pedro Farah
21.04.2026 16:09 4 minutos de leitura
Visualizar notícia
Aprovação de Trump atinge pior nível em meio à guerra com Irã

Aprovação de Trump atinge pior nível em meio à guerra com Irã

Redação Crusoé
21.04.2026 15:32 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Carlos Bolsonaro anuncia fiscalização de apoio a Flávio no PL

Carlos Bolsonaro anuncia fiscalização de apoio a Flávio no PL

Redação Crusoé
21.04.2026 12:54 3 minutos de leitura
Visualizar notícia

Variedades

Ver mais

Aniversariantes de março e abril recebem ótima notícia de Pix bônus

Aniversariantes de março e abril recebem ótima notícia de Pix bônus

Visualizar notícia
Especialistas revelam se há prejuízos em consumir cúrcuma

Especialistas revelam se há prejuízos em consumir cúrcuma

Visualizar notícia
Engenharia explica a existência do buraco na tampa da caneta

Engenharia explica a existência do buraco na tampa da caneta

Visualizar notícia
Por que os cães inclinam a cabeça? Não é apenas fofura

Por que os cães inclinam a cabeça? Não é apenas fofura

Visualizar notícia
Um estudo genético em golden retrievers detecta genes ligados a emoções também em humanos

Um estudo genético em golden retrievers detecta genes ligados a emoções também em humanos

Visualizar notícia
Crianças que crescem gerenciando o estado emocional dos pais, carregam uma crença de que seu papel é regular os sentimentos da outra pessoa antes de cuidar dos próprios

Crianças que crescem gerenciando o estado emocional dos pais, carregam uma crença de que seu papel é regular os sentimentos da outra pessoa antes de cuidar dos próprios

Visualizar notícia

Crusoé
o antagonista
Facebook Twitter Instagram

Acervo Edição diária Edição Semanal

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41
Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Acervo Edição diária

Edição Semanal

Facebook Twitter Instagram

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

Crusoé, 2026,
Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso