Bruno Stuckert/Folhapress

Nas redes, STF desmente tese de que proibiu governo Bolsonaro de agir na pandemia

18.01.21 16:06

O Supremo Tribunal Federal usou as redes sociais para desmentir, oficialmente, a tese de que a corte impediu o governo federal de adotar medidas para o combate à pandemia do novo coronavírus, usualmente disseminada pelo presidente Jair Bolsonaro e seus aliados.

Em nota e numa imagem divulgada no Twitter, a Suprema Corte ressaltou que o plenário decidiu que a União, os estados e os municípios têm “competência concorrente” para realizar ações de mitigação dos impactos da crise sanitária, em um entendimento reafirmado pelos ministros em diversas ocasiões.

Ou seja, conforme as decisões, é responsabilidade de todos os entes da federação adotarem medidas em benefício da população brasileira no que se refere à pandemia“, esclareceu o STF.

Na última sexta-feira, 15, cobrado pelo colapso no sistema de saúde de Manaus, no Amazonas, o presidente repetiu a tese inverídica de que havia sido proibido de agir e chegou a dizer que, ao mandar insumos e pessoal para a capital manauara, estava “cometendo um crime por interferir, por ajudar, e não o contrário”. 

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
    1. O bozo é um negacionista convicto. Sempre irá jogar a responsabilidade para outro!

  1. Esse da rede social muito mau informado. Ler a peça do PDT que votado pelo STF! Só um analfabeto que não sabe ler diz que não está proibido! Agora todos não querem assumir pela cagada que fez! Onde já viu justiça tornar executivo!

  2. O STF deveria fazer o desmentido em REDE NACIONAL . Um Presidente que mente ou é analfabeto funcional, precisa ser alertado de que esse comportamento é inaceitável em uma República, por mais democrática que seja.

  3. Ao longo destes anos de governo civil somente um unico esteve a altura da instituição presidencia da republica, FHC, os demais foram junto com o atual uma verdadeira lástima, Itamar Fco passou pra história como o pai do Real, o resto, um pior que o outro. Até qdo aquela cadeira vai continuar ocupada por oportunistas e incompetentes???

  4. O tribunal de Haia deveria julgar os corruptos do Brasil por crimes contra a humanidade e genocídio, a ratazana Mor Lula ladrão e quadrilha não estariam soltos, pois o STF não faz justiça.

    1. O Tribunsl de Haia deveria sim julgar Lula, BEM COMO BOLSONARO, SENDO ESTE, POR CRIME CONTRA A HUMANIDADE! CANALHA, MATADOR DE BRASILEIROS! 🤬🤬

  5. Já não era sem tempo! Chega de mentiras repetidas ad infinitum pelos bolsominions pra justificar a irresponsabilidade desse presidente!

  6. A interpretação de Bolsonaro era previsível, desde o princípio agiu irresponsavelmente e agora quer se safar e jogar a culpa nos governadores. Interpretação de texto não é o forte de nossos governantes.

    1. que se saiba, o Bozo é analfabeto funcional

  7. A verdade é que o STF decidiu sim, que Estados e Municípios teriam autonomia e que o governo federal não deveria interferir nas ações locais. O que, por óbvio, não exclui o governo de responsabilidade. Mas o que a imprensa ignora de propósito, e que as verbas polpudas repassadas ao Estado foram usadas para comprar respiradores (que não funcionavam) em uma loja de vinhos, a preços superfaturados. Isentar o governo estadual do Amazonas de responsabilidade é desonesto por parte da imprensa.

  8. Vcs fazem umas matérias interessantes e verdadeira, mas dizer que o STF não delegou a responsabilidade do controle da pandemia aos estados e municípios é uma piada ridícula e o que os ministros agora estão dizendo que não é uma piada. Pqp jornalista top como vcs acreditarem nisso é vergonhoso. Não voto mais em Bolsonaro, mas vamos aos fatos verdadeiros, o governo federal enviou bilhões para os estados e municípios e algumas toneladas de materiais. Entretanto vcs não divulgam a roubalheira.

    1. Leia direito amigo com todo respeito “ poder concorrente “...e etc... Jamais proibiu que o presidente trabalhasse e cumprisse sua obrigação e dever, “Cuidar do povo brasileiro”!

    2. Bozete Jose, o mais importante ele não fez, dar o exemplo. Pior, usou o poder de imagem que tem para sabotar o combate da pandemia, para sabotar as medidas de higiene e distanciamento. Para negar que a vacina salva e que o vírus existe. Agiu como um louco que quer é ver o circo Brasil pegar fogo. Não foi apenas um mau exemplo, ele insuflou as massas a se rebelarem e só isso já é motivo para ser impichado.

  9. O STF neste caso está correto. Ele não impediu o Bolsonaro de tomar ações para mitigar a pandemia. O STF apenas colocou limites na loucura do Bolsonaro. Vamos ao ponto. O covarde e criminoso governador do Amazonas decretou uma medida para conter o avanço do vírus e não sobrecarregar a estrutura hospitalar. O filho do Bolsonaro, Bia Kicis e Carla Zambelli, insuflaram uma desobediência civil. Eles não são de Manaus e provavelmente não sabiam da situação da pandemia no estado do Amazonas.

    1. Concluindo o raciocinio. Eles apenas tiveram em Manaus um retrato do que queriam para todo o Brasil. Seria correto o STF permitir que a loucura bolsonarista, que contou com a covardia do governador Wilson Lima, causando mortes por falta de oxigênio em Manaus, ocorresse em outras cidades? Eu acho que não.

  10. Bozetes histéricas com a justificativa de que Prefeito e Governador (Amazonas) são os culpados e que não é justo dizer que o bozo é o culpado. Pois bem, vamos lá: Bozetes, lembram do mantra de campanha "Não Temos Politico de Estimação"? a lógica e o bom senso dizem o seguinte: Se prefeito teve culpa? cobre isso dele; Se governador teve culpa? cobre isso dele; E se o presidente teve culpa? então cobre dele tmbm! ao invés de usar o erros dos outros para defender o erro do presidente!

  11. Era de se esperar que o STF covarde, além de tudo , tirasse o corpo fora depois da desatrosa interferência! Querem a qualquer preço responsabilizar o presidente ! O mantra é * Bolsonaro é o culpado*. É isso a qualquer tragédia qualquer assunto de qualquer natureza.

    1. ESSE BOZO NÃO É UM PRESIDENTE É UM BOÇAL MENTECAPTO NA CADEIRA DE PRESIDENTE!

    2. Santa ignorância! Vera, me desculpe mas se de o trabalho de ler o doc do stf antes de repetir o que lê em rede social. Instrua-se!!!! Eleve a sua capacidade de discutir e saia dessa onda de defender Bolsonaro. Abra os olhos! Veja quem verdadeiramente está precisando ser defendido e protegido. Affffffff

    3. Vera, leia a decisão do STF. Não proibiu o governo federal de atuar. Apenas declarou, pela regra da constituição ,que a responsabilidade pela saúde pública é dos três entes federados: União, Estados e Municípios. É a regra constitucional. Leia o processo. Tem no Google.

    4. Vera, consulte a publicação oficial da decisão do STF e você verá qual foi o real alcance dessa decisão. Mas leia tudo e depois me diga o que foi realmente foi decidido. Se quiser posso lhe enviar um link.

    5. Vera, não acho o Bolsonaro o único culpado pelo o que ocorreu em Manaus. Mas ele tem culpa e isso é fato. Você é Bolsonarista do cercadinho, então não tem a mesma perspectiva que eu, pois possivelmente, pode ser uma integrante do cercadinho do Bolsonaro remunerada. Sendo assim, se o Bolsoanro sai, você perde a sua boquinha. O conselho que te dou é que o PT usou do mesmo expediente de pagar os "mortadelas" e caiu. Então envie currículos, pois essa boquinha vai acabar.

    6. Vera, aqui fake news não vinga. Você merece o selo de "Fake News Bozista". o Culpado é o Bozo por se omitir no enfrentamento da pandemia.

  12. Os onze juristas encastelados no STF nunca são responsáveis por nada, nunca atrapalham nada, nunca conspiram contra ninguém. Tá.

    1. Val, aproveitando que você entrou nesse tema, você que é bezete de carteirinha do Bozonaro, pode nos explicar pq ele está alinhado exatamente com os piores ministros do STF? Pois bem, não é de hoje que vemos ele todo amigável com Gilmar e Toffoli e agora ainda indicou um ministro "Kassio Kopia e Cola" que sabemos ser indicação do Toffoli e que recebeu a benção do Gilmar. Portanto Val, de que adianta querer atacar o STF se o seu dono faz parte do grupinho do mal daquele poder?

  13. Gostaria de perguntar a esses camaradas do STF se Bolsonaro podia decretar "lockdown" nos estados e municípios? O STF tirou esta prerrogativa do PRESIDENTE e a atribuiu a governadores e prefeitos e, depois, vem querer pular fora? Dando uma de santinhos-do-pau-oco? Mas esses caras nao tem vergonha na cara não?

    1. Bolsonaristas vão repetir esse mantra fale e ridículo até seus últimos dias. O STF não retirou poder do PR. O STF reafirmou o que está na constituição, na lei orgânica do sus, no modelo de gestão tripartite. Quem sabe ler e se dispõe a consultar o documento do stf pra se manifestar não repete as asneira e mentiras publicadas e multiplicadas nas redes bolsonaristas

    2. Jaime, vc está enganado. Leia a decisão do STF DE MARÇO DE 2020. STF não proibiu nada ao Governo Federal. Repetiu o que está na Constituição: a responsabilidade pela saúde pública é da União, estados e municípios. Bozo mente e vcs burraldos acreditam.

    3. pois é não deveria nos surpreender. mas ainda assim, nós continuamos nos indignando. mentirosos,bandidos, morcegos.

    4. O gasto com a ajuda emergencial poderia ter sido bem menor se o Bozo tivesse encampado o discurso de prevenção e distanciamento para controlar a disseminação do vírus. Mas ele preferiu jogar de forma contrária e incentivou a até hoje incentiva as pessoas a não usar mascara e tmbm a se aglomerarem. Portanto, novamente, ele é o maior culpado pela disseminação do vírus que já matou mais de 200 mil pessoas no Brasil. Detalhe: eu disse "distanciamento", q é diferente de "Lockdown".

    5. José, só lembrando que o STF deu liberdade para estados e municípios trabalharem no combate da pandemia após a insistente negação do vírus e da pandemia pelo Bozo. STF foi provocado a julgar o tema pq o Bozo estava de braços cruzados dizendo que era só uma gripezinha e histeria da mídia. Portanto, ele tem total culpa pelas mais de 200 mil mortes ocorridas até o momento. Aqui os sofismas ardilosos das bozetes não vingam.

    6. Jaime, mas o Bozo não queria fechar nada, pois ele nunca acreditou no vírus, na pandemia, nas mortes, na ciência e nas vacinas. O projeto de combate da pandemia dele se resumiu a tomar cloroquina. Portanto, não adianta vir com essa discurso falacioso. Ele tem culpa pela total omissão que levou a morte de mais de 200 mil pessoas.

    7. Luciana, como trabalhar em parceria, s tudo que os governadores queriam era protagonismo político e aumentarem receitas aos seus estados, por inflando os boletins diários de COVID. Estão esquecendo do COVIDÃO, que a PF, muito competente, desenvolve nesses políticos nefastos! E ainda tiveram a sua autorregulamentação pelo nosso STF, que tem um viés Lulista, e sempre que possível faz tudo para atrapalhar o governo Bolsonaro. Governo este, que desembolsou Bilhões em ajudas emergenciais........

    8. Jaime, a governança deveria ter funcionado assim: A União com seus ministérios afins, especialistas em saúde, economia, etc, junto aos estados e municípios estabeleceriam “ uma cartilha” com critérios para lockdown, abertura e fechamento de estabelecimentos e circulação de pessoas . Parâmetro nacionais. Aí os estados coordenariam os municípios segundo o estabelecido nacionalmente e segundo a realidade local.

  14. Até qdo os brasileiros serão violentados pela mentira desse alucinado! CONGRESSO NACIONAL até o momento é sim cúmplice desse caos imposto aos brasileiros do bem! Democracia em risco. Nossa única e sagrada arma é a nossa CONSTITUIÇÃO! Fora Bozo Mentiroso!!

  15. Apenas para lembrar a conclusão do relatório da Human Rights Watch: "Jair Bolsonaro sabotou as medidas públicas que tentaram conter o avanço da pandemia da COVID-19, enfraqueceu a proteção ambiental no país e o pior, deu luz verde a criminosos que provocam o desmatamento e intimidam ambientalistas". O que vocês precisam mais saber para defenestrar o necrófilo?

    1. Kkkkkkkk. Como é bom ver o José zurrar. Ele está desesperado que o dono dele foi desmascarado e surrado publicamente pelo Dória. Daqui para a frente bozista, o caminho de vocês é o inferno. Estou contando às horas para vê-los servindo de combustível para os aquecedores do demônio.

    2. José, volta para o seu dono, essa ilha está muito longe do seu cercadinho.

    3. IDIOTA MOR!!!!!! Sempre com suas ilações estapafúrdias..... Deixe de zurrar, e poste alguma coisa verídica. BOÇAL!!!!!!!

    1. Os semi deuses do supremo tirando o......... da seringa. Esses ganham do Maia do Bolsonaro do Dória e de quem mais vier!

    2. Agora, não é pq o governador ou o prefeito fez merda que eu vou usar isso como justificativa para passar pano na cabecinha oca de meu presidente idolatrado. Esse é um pensamento tipico de retardados ideológicos igual a trupe de mortadelas do Lula Livre. Se prefeito fez merda? cobre-se justiça. Se governador fez merda? cobre-se justiça. Mas se o presidente genocida fez merda? então façam valer o discurso de campanha "não temos político de estimação" e tmbm cobrem justiça pelo ato delinquente!

    3. Quanto a saúde colapsar: 1) Falta de investimento (ou corrupção), 2) Descaso no planejamento para enfrentamento da pandemia (mão de obra, aparelhos e insumos), 3) Se rebelar contra as medidas de combate e prevenção no combate do vírus, incentivando o povo a fazer o mesmo. O primeiro vc consegue mensurar, o 2 segundo vc consegue trabalhar para melhoria e prevenção, já o 3 é um verdadeiro ato criminoso e de total desprezo para com a vida dos brasileiros. Todos devem ser responsabilizados.

    4. O MPF está investigando e todos os que promoveram o caos no Amazonas deverão ser processados e julgados. Mas não podemos esquecer que no caso do Bozo duas coisas pesam contra ele: 1) enquanto governo federal se omitiu de ajudar no que lhe competia, 2) incentivou o povo a se rebelar contra as medidas de prevenção de disseminação do vírus (uso de mascaras e distanciamento social). Vale lembrar que distanciamento social não significa lockdown, que só ocorreram quando a saúde entrou em colapso.

    5. Se a competência é de todos então a responsabilidade também. Não adianta por a culpa só no Bolsonaro ,no Paraná por exemplo isso não ocorreu e não foi mérito dele,por que no Amazonas seria?

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO